Schroeder

Schroeder chega aos 59 anos buscando a sua autoafirmação

Colonizada por famílias de origem alemã e italiana em sua maioria, Schroeder mantém a essência de uma cidade pacata, marcada pelo trabalho e pela fé

05/10/2023

O município de Schroeder completou no dia 3 de outubro, terça-feira, 59 anos de emancipação político-administrativa, isto é, de autonomia, mas o seu território já era ocupado há mais de 120 anos. Com área de 143.570 km2 e localizado a 38 metros em relação ao nível do mar, o município localiza-se na macrorregião Norte e faz divisa com importantes municípios como Joinville, Jaraguá do Sul e Guaramirim. 

A sua criação deu-se no dia 3 de outubro de 1964. O prefeito atual é Lauro Tomczak. Schroeder conta com 20.061 habitantes (IBGE 2022) e 13.883 eleitores (TSE 2023), com renda percapita de R$ 27.669,05 (IBGE 2020).

Colonizada por famílias de origem alemã e italiana em sua maioria, Schroeder mantém a essência de uma cidade pacata, marcada pelo trabalho e pela fé, uma marca trazida pelos pioneiros e que se mantém, mesmo com a miscigenação e a chegada de migrantes de outras regiões do país, com suas culturas e costumes.

O sentido de pertencimento dos schroedenses é visível. O município, por meio de suas lideranças tem buscado melhorar a qualidade de vida, seja na infraestrutura, na educação e na saúde, sem nunca olvidar de suas raízes antepassadas e das marcas muito fortes, ainda, deixadas pelas gerações antecessoras.

Com localização geográfica privilegiada, Schroeder tem muito para crescer. A duplicação da BR-280, que passa por Schroeder I, quando concluída, será a propulsora do desenvolvimento, para superar os desafios econômicos e de atração de investimentos.

Como lembra a diretora de Cultura, Neiva Lúcia Plantikow, o município tem desafios enormes a superar, mas podem ser alcançados. “Hoje há muita dependência do poder público, mas é preciso que os projetos partam também da comunidade e que investimentos sejam feitos pela iniciativa privada nas diferentes áreas, com incentivo e apoio do município”.

Um dos pontos que destaca é a natureza exuberante, a preservação ambiental, que podem se tornar um atrativo verdadeiro àqueles que buscam a tranquilidade, qualidade de vida em uma comunidade tradicional que preserva suas tradições e raízes, mas que precisa “dar a volta por cima” com novos empreendimentos e acreditar no seu imenso potencial.

São quase seis décadas de autonomia política e administrativa. As gerações passadas deram o exemplo de que é possível caminhar mesmo com as grandes dificuldades. Cabe a geração atual mudar o curso da história se envolvendo mais diretamente na vida da comunidade, tornando-se também protagonista e não apenas participando dela.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x