Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Equipe da WEG no Novale Hub desenvolve sensores e tecnologia inovadora
O desenvolvimento começou ainda dentro do parque fabril da empresa, sendo o primeiro sensor preparado para a chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
21/09/2023
A WEG lançou recentemente a tecnologia WEGSync, funcionalidade que permite monitorar, com múltiplos sensores, em tempo real, vibrações, deformações estruturais, de máquinas e equipamentos. O que pouca gente sabe é que tanto a funcionalidade quanto os sensores utilizados para essa aplicação foram desenvolvidos pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Produto que trabalha dentro do Novale Hub – Centro de Inovação, em Jaraguá do Sul, cidade sede da empresa.
De acordo com Hugo Gustavo Gomez Mello, que coordena o time, o trabalho desenvolvido pela equipe foi considerado “o embrião para que os produtos digitais se tornassem negócio para a WEG”. Em 2017, o grupo já estava trabalhando em um sensor para acompanhar o estado de saúde dos motores elétricos. “Assim que as discussões sobre indústria 4.0 chegaram na WEG, nossa dúvida foi ‘como inserir o motor elétrico nesse cenário?’”. O protótipo testado na época já conseguia monitorar remotamente temperatura, vibração e o campo magnético gerado pelo motor.
O desenvolvimento começou ainda dentro do parque fabril da empresa, sendo o primeiro sensor preparado para a chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). O grupo destacado no Novale Hub é composto por 10 pessoas, entre engenheiros eletricistas, mecânicos e de software, além de profissionais da área de Ciência da Computação. O espaço da empresa foi um dos primeiros a ser ocupado, em 2019, no esforço da WEG em fortalecer o ecossistema inovador de Jaraguá do Sul e região.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital