Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Hospital psiquiátrico discutido com a direção do São José
“Existem alternativas e estamos fazendo estudos em diversas áreas para encontrar uma solução e instalar esse hospital”, informou Maurício.
08/09/2023
Vereadores integrantes da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), reuniram-se com a direção do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, para discutir a necessidade e as possibilidades de instalação de um hospital psiquiátrico, que atenda a população de todos os municípios da região. Os vereadores Juliano Millnitz – presidente, Lairton Hartmann Müller e Alfredo Gramm Sobrinho, representaram o legislativo corupaense, que teve a presença de outros vereadores da Avevi e, do diretor geral do hospital, Maurício Souto-Maior.
A questão envolve recursos financeiros e a Avevi, que realizou uma assembleia em Corupá, onde o assunto foi discutido, está comprometida em auxiliar na busca de soluções e conseguir dinheiro. O diretor do Hospital São José, explicou que o maior problema são os recursos federais, através do SUS, para a manutenção, o que acaba inviabilizando a instalação e a consequente manutenção do hospital psiquiátrico.
“Existem alternativas e estamos fazendo estudos em diversas áreas para encontrar uma solução e instalar esse hospital”, informou Maurício.
Profissionais de saúde mental nas escolas
Na sessão de quarta-feira (6) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Sirley Schappo chamou a atenção para a campanha Setembro Amarelo e para os índices de suicídios no município. Ela trouxe dados da Secretaria Municipal de Saúde, que mostram que em 2023 já foram atendidas 119 ocorrências de tentativas de suicídio. Segundo a vereadora, esse número tem crescido nos últimos anos. Sirley lembrou que em abril deste ano ela e a vereadora Nina Santin Camello fizeram uma moção de apelo à Prefeitura pedindo a implantação de serviços de psicologia e serviço social para todos os alunos da rede pública de ensino municipal.
Elas argumentam que a saúde mental dos estudantes é crucial para seu desenvolvimento acadêmico, emocional e social, e que a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas pode contribuir para a promoção do bem-estar e prevenção de problemas emocionais e comportamentais. Para Sirley, a atuação desses profissionais também é fundamental na identificação e intervenção precoce em casos de dificuldades de aprendizagem, transtornos de comportamento, bullying e outros problemas relacionados à saúde mental.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital