Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Mito ou verdade: chá de banana emagrece?
Será mesmo que chá de banana é a resposta para o emagrecimento saudável? Veja o que diz uma nutricionista sobre o assunto
12/06/2023
Não é nenhuma novidade quando nos deparamos com mais algum método de emagrecimento na internet, né? Agora, você sabe diferenciar uma boa dica de uma furada, por exemplo, a história do “chá de banana para emagrecer”? Convidamos uma nutricionista para nos ajudar a falar um pouco do tema, nova febre das redes, que aparece em peso como solução rápida e fácil para a perda de peso. E aí, é uma boa tática ou apenas outra aposta milagrosa de emagrecimento? Vem com a Liv Up descobrir!
Chá de banana para emagrecer: mito ou verdade?
Como alerta a nutricionista Bettina Del Pino, “assim como vários outros chás emagrecedores milagrosos que aparecem na internet, não existem estudos que comprovem que o chá de banana seja um alimento com efeito emagrecedor”. Mas isso não desestimula o consumo da fruta, viu? Segundo a nutri, “a banana é rica em vitaminas e minerais, como potássio, vitamina A e vitamina C, além de possuir em sua composição triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade”.
No fim das contas, apesar de fazer bem à saúde, a banana não possui nenhuma característica de emagrecimento comprovado. Aliás, nenhum alimento isoladamente tem o poder de mexer os ponteiros da balança, viu? Vale muito acrescentá-la à sua dieta, tendo em vista que o consumo da banana nos traz diversos benefícios à saúde, como: mais energia, auxilia na saúde cardiovascular, melhora do funcionamento do intestino, do sono e bom-humor, conforme frisa a nutricionista.
No fim das contas, o único método de perder peso é o déficit calórico – ou seja, comer menos calorias do que o seu corpo consome.
De onde surgiu que chá de banana emagrece?
Assim com muitas receitas e dietas milagrosas, a história de que chá de banana emagrece veio direto da internet e, apesar de não ser colocar a saúde em risco, também não há nenhum indício científico de que realmente funciona. Na prática, o chá da casca da banana não tem efeito emagrecedor no organismo.
Com esses famosos derivados, temos também notícia de que chá de banana com canela emagrece, coisa que também não tem base na ciência. Essas “dieta da banana” podem até dar algum resultado caso você substitua um doce mais calórico por uma bananinha assada com canela, por exemplo. Mas não passa disso. Bom mesmo pra saúde é variar bastante e investir em alimentos in natura.
Ah, e se o objetivo é emagrecer de maneira saudável, mais indicado é consultar e obter acompanhamento profissional, pois só a partir disso você receberá a orientação necessária para ter uma alimentação que te proporcione uma perda de peso saudável. Não há atalhos para isso, incluindo chás de banana.
Como emagrecer de forma saudável?
Antes de qualquer coisa, é sempre bom frisar que perder peso não significa necessariamente estar mais saudável e também que não é porque causa de um número que uma dieta faz bem para o seu organismo. Muitas vezes uma dieta inadequada pode gerar perda de massa magra, por exemplo.
Em termos práticos, o que causa emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, ficar com saldo negativo de calorias. Ao contrário do que muitos pensam (e incentivam), não é apenas comendo pouco e cortando alimentos que se alcança esse déficit, mas fazendo refeições equilibradas e suficientes para nutrir o seu corpo, mantendo uma ingestão rica de nutrientes.
O que funciona provavelmente você já sabe. Refeições completas com todos os grupos alimentares para sustentar e nutrir o seu corpo, muita água, sono de qualidade e exercício físico são as peças-chave para um emagrecimento saudável.
A nutricionista Bettina separou algumas dicas para seguir e atingir um emagrecimento priorizando a saúde. Confira:
Evitar ficar muitas horas sem comer
A tendência é de que quando for se alimentar novamente acabe comendo muito por estar com uma fome excessiva;
Mastigar bem os alimentos e prestar atenção na comida
Evitar ficar assistindo TV ou mexendo no celular durante as refeições, pois dessa forma nosso cérebro demora mais para entender a saciedade e acabamos comendo mais do que deveríamos;
Buscar entender quando ainda está com fome e quando já está saciado
Existe uma linha tênue entre esses dois momentos, mas é muito importante se conhecer e saber que já está satisfeito para parar de comer;
Evite excluir alimentos das refeições
Ao invés de excluir alimentos como muitas pessoas fazem com o pão, por exemplo, tente somar, como: sementes, grãos integrais, frutas, vegetais e proteínas. Esses ingredientes nos trazem mais saciedade e por isso vão ajudar a evitar comer em excesso e comer logo em seguida.
Fonte: Blog liv up
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp