Jaraguá do Sul

SALÃO BARG: Reiner e Lourdes Günther Modro, as majestades do vogelschiessen

Quanto mais acerto no centro do alvo, maior a chance de se tornar rei ou rainha.

08/06/2023

A Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz – Salão Barg – (antigo Salão Mathias /Salão Voigt), fundada em 15 de agosto de 1915, promoveu no dia 3 de junho, a festa do vogelschiessen (tiro ao pássaro). A tradição é antiga no Conjunto Rural do Rio da Luz, introduzida naquele território pelos colonizadores, no transcorrer do século XX. 

Os participantes do entretenimento arremessam o pássaro de madeira suspenso por uma corda, no alvo. O mesmo, trata-se de uma papeleta com um desenho simbólico de um pássaro, também tendo a numeração de algarismos indo-arábicos (horizontal e vertical), que simbolizam a pontuação. Geralmente, são três arremessos. Quanto mais acerto no centro do alvo, maior a chance de se tornar rei ou rainha.

A presidente Arlete Hornburg, fez as honras da casa na abertura, agradecendo a presença de todos os associados, dos representantes dos clubes e sociedades coirmãs de tiro ao alvo. O comandante da ritualística folclórica de busca das majestades, Almir Kickhoefel, organizou o trajeto do cortejo das seguintes majestades: Reiner Modro(rei), com Wanderlei Krüger e Pio Zappelini como cavalheiros.

Lourdes Günther Modro, era a rainha, com Marisa Krüger e Rita de Cássia da Silva como princesas. A Banda Adler’s Band, de Jaraguá do Sul, abrilhantou o evento, que foi marcado pela salvaguarda do patrimônio de tradição pomerana e alemã, ótima organização e planejamento, rica gastronomia e culinária. Esses elementos fazem parte do portfólio do histórico-cultural do Salão Barg, entidade associativista do lazer social e cultural.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x