Economia

78% do mercado financeiro espera piora na economia em 12 meses, diz pesquisa

Dos entrevistados, 16% esperam que o cenário fique igual e 6%, uma melhora, mostra pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15)

17/03/2023

A expectativa para 78% do mercado financeiro é que a economia brasileira apresente uma piora nos próximos 12 meses, mostra pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15).

Dos entrevistados, 16% esperam que o cenário fique igual e 6%, uma melhora.

A pesquisa também avaliou a opinião pública sobre a economia. Sob essa ótica, as posições se invertem: 62% esperam melhora em 12 meses, 14, que fique igual e 20%, piora.

A última previsão da equipe econômica do governo para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 foi divulgada no fim de 2022, ainda na gestão passada, e fica em alta de 2,1%. O número é bem acima do esperado por agentes financeiros.

Previsões do mercado compiladas pelo Banco Central, no boletim Focus desta semana, apontam para uma alta de 0,89% no PIB deste ano.

A desaceleração esperada na economia vem, em grande parte, como efeito colateral do efeito defasado da política monetária restritiva do Banco Central, que mantém a Selic, atualmente em 13,75% ao ano, em patamar elevado como forma de conter a inflação.

*Publicado por Ligia Tuon

 

Conteúdo publicado por CNN

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x