Livrar-se do mofo e prevenir para que ele não volte é uma questão de saúde. Pois, ao ser inalado, alguma partícula desse fungo pode chegar até o pulmão e região da garganta, causando doenças respiratórias, como a pneumonia e a sinusite fúngica, agravar quadros de asma, entre outros sintomas.
A umidade, a falta de luz solar e a ventilação são as principais causas que podem ocasionar o aparecimento de mofo. Por isso, a circulação de ar é muito importante para evitar que fungos se instalem e criem mofo.
Nos dias mais úmidos, seque os ambientes onde há a constante presença de água, como os azulejos, box e cortinas de banheiros. Outra dica bem importante é evitar o mofo dentro da máquina de lavar roupas. Assim que você fecha a porta da máquina, após o uso, o tambor torna-se o lugar perfeito para o surgimento desse fungo.
Como mencionamos acima, a circulação de ar é um dos principais agentes no combate ao mofo. Por isso, abra as portas dos armários e guarda-roupas para que as roupas pessoais, cama, mesa e banho, assim como sapatos, sejam ventiladas.
Antes de guardar as roupas, após a lavagem, certifique-se que estão totalmente secas.
O surgimento do mofo é muito comum em tetos, pisos e paredes. Para limpar e remover o mofo dessas superfícies duras você pode utilizar produtos domésticos ou comprar um removedor de mofo em lojas especializadas.
A tecnologia também pode ajudar. Existem diversas marcas de tintas que agem na prevenção do crescimento do mofo. Essas tintas possuem tecnologia de fungicida e são indicadas para paredes internas como as de banheiros, cozinhas, adegas, saunas, lavanderias, garagens, telhas de fibrocimento, entre outros. Algumas tintas podem, inclusive, ser aplicadas diretamente no azulejo.
Se não for tratado, o fungo pode crescer e se espalhar pela casa, estragando móveis, enfeites, roupas e até mesmo a edificação, já que o mofo é capaz de corroer alguns objetos.
Você já sabe que deve deixar as portas dos armários abertas para serem ventiladas e limpá-los com frequência. Mas também é importante não encostar cômodas, guarda roupas, mesinhas de cabeceira e guarda roupas diretamente na parede. Mantenha um espaço de pelo menos 2 cm entre o móvel e a parede.
O banheiro é um dos lugares da casa mais afetados pela umidade, por ser um ambiente em constante contato com água.
Por isso, mantenha as janelas sempre abertas; limpe constantemente azulejos com solução de água e alvejante; pendure toalhas e tapetes para secarem na lavanderia e, nos dias mais úmidos, seque o box e o azulejo com um pano seco.
Você também pode investir em impermeabilização para esse cômodo. Existem produtos de limpeza específicos para impermeabilizar cada uma das áreas do banheiro, como pisos e azulejos, móveis, espaço do box etc.
Fonte: sonharemorar
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Fragrâncias Elegantes e Sofisticadas para a Estação
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina…
Horóscopo de Hoje: Quinta-feira
Paris Saint-Germain vence o Aston Villa no jogo de ida das quartas de final
Esta data vale para pagamentos à vista (com desconto de 10%) ou primeira parcela. Guias…
Com o objetivo de reconectar a comunidade às raízes indígenas da região, o projeto cultural…
This website uses cookies.