Jaraguá do Sul

160 ANOS DA IMIGRAÇÃO: Anderson e Eliane Scheidt Töwe casam-se à moda pomerana

O evento tradicional uniu as duas famílias regadas pela cultura dos antepassados

20/04/2023

O Conjunto Rural Rio da Luz – Tifa Macuco, foi palco das celebrações dos 160 anos da imigração pomerana em Santa Catarina. No dia 16, domingo, aconteceu o matrimônio de Anderson e Eliane Scheidt Töwe, moldado pela cultura dos antepassados, sobretudo, a pomerana.
A frase em língua estrangeira alemã, Ein Fester Burg ist Unser Gott – Um castelo forte é o nosso Deus — fundamentou o acontecimento do enlace matrimonial.

O evento tradicional uniu as duas famílias regadas pela cultura dos antepassados. Anderson é descendente de imigrantes de nacionalidade alemã, da Província da Pomerânia (povo do entroncamento eslavo, mas a cultura é germânica), sendo a região situada no norte da Polônia e da Alemanha, na costa sul do mar Báltico. Eliane, é descendente de imigrantes do estado da Renânia-Palatinado, portanto, do entroncamento hunsrück.

A celebração religiosa foi marcada pelos hábitos e costumes do imigrante, matrimônio na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Paróquia Bom Pastor, Rio Cerro II).

No território de celebração do evento, acautelado pelo IPHAN, várias atrações e atividades de costume pomerano foram planejadas para receber os convidados. Assim, o roteiro teve o cortejo dos noivos pelo transporte da kutcha (carro de mola); momento esportivo do serrador, sessão de cumprimentos ao casal de noivos e entrega de presente com acompanhante, de licor.

Também musicalização pelo instrumento do bandoneon; lauto almoço com a culinária e gastronomia de hábitos e costumes dos antepassados; tarde dançante com o Trio Edelweiss (São Bento do Sul); competições de tiro ao alvo e café colonial com o tradicional bolo da noiva, acompanhado de diversas iguarias, segundo os hábitos de tradição das duas respectivas famílias e da comunidade remanescente.

Na decoração externa e interna, a temática foi de época, com a presença dos pés de palmitos, decorado com flores amarradas por fitas, uma raridade em tempos atuais. Na entrada do salão de festas do Espaço Tradição do Vale, Rio da Luz, duas bandeiras foram instaladas no mastro, da Pomerânia e Prússia, sinalizando a memória dos antepassados.

 

(Com a colaboração de Ademir Pfiffer – Historiador e Youtuber)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x