Assembleia Legislativa comemora os 150 anos de imigração italiana no Brasil
150 anos da imigração italiana no Brasil foram lembrados em sessão especial, proposta pela Mesa da Assembleia Legislativa
29/02/2024
Os 150 anos da imigração italiana no Brasil foram lembrados em sessão especial, proposta pela Mesa da Assembleia Legislativa, e presidida pelo deputado Mauro de Nadal, na noite de segunda-feira (26). Nadal relembrou a chegada dos italianos no Brasil e, em especial, ao estado de Santa Catarina.
“Falar da imigração italiana em nosso estado é sempre motivo de satisfação pelo fato de que os imigrantes nos trouxeram referências na arquitetura, gastronomia, a raiz da agroindústria, sua cultura alegre que, além de movimentarem social e economicamente o estado, nos proporcionam festejos e animam nossa sociedade”.
O coordenador da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Vicente Caropreso, saudou todos os descendentes e corpo consular da Itália nos estados do sul do Brasil, além de todos os representantes das artes e cultura italiana em Santa Catarina. “Assim, como descendente da segunda geração de italianos que chegaram ao Brasil, é com grande honra e emoção que me dirijo a todos vocês para celebrar um marco fundamental na história do Brasil: os 150 anos da Grande Imigração Italiana no Brasil”.
Caropreso também relembrou a chegada dos italianos no Brasil. O parlamentar destacou, ainda, que, como existe o marco da chegada dos imigrantes italianos no Brasil, em 1875, os 150 anos da imigração Italiana em Santa Catarina serão celebrados no próximo ano com uma programação à altura dos que lutam para manter e difundir a cultura italiana em nosso estado.
Representantes e incentivadores da cultura italiana são homenageados
Durante a cerimônia, 21 entidades que preservam a memória dos imigrantes italianos, como o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, Casa de Brusque, Arquivo Público de Santa Catarina, Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel (Jaraguá do Sul) e a cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti, foram homenageados.
A solenidade contou com a presença de representantes da Itália, agentes políticos e membros de círculos italianos e outras entidades. O deputado da República Italiana, eleito pelos conterrâneos residentes na América do Sul, Fábio Porta, também prestigiou o evento.
“É uma homenagem importantíssima. Nossa presença hoje aqui é testemunha não só de uma homenagem aos italianos no Brasil, mas também uma homenagem aos italianos em Santa Catarina, que talvez seja a maior e mais influente do Brasil”.
Entre os municípios que oferecem o curso de língua italiana no currículo da rede de ensino está Massaranduba, também homenageado na noite histórica.
Massaranduba tem cinco polos para o ensino da língua italiana
Na segunda-feira (26), o município de Massaranduba, representado pelo prefeito Odenir Deretti, foi homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelo ensino da língua italiana nas escolas. A homenagem foi realizada na sessão especial em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, organizada pelo deputado Vicente Caropreso, coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália.
Além do prefeito, também representaram o município, a secretária de Esporte, Cultura e Turismo, Soraia D. Kraisch Daniel; a secretária de Educação, Sandra B. Pinto Reikavieski; o professor de italiano Alírio Valentini e Valdir Ronchi, presidente da Comissão Pró Gemellaggio.
A língua italiana é lecionada nas escolas Pedro Aleixo, Araci Duarte, Bruno Linden, Maria Konder, além da Escola Alto Luiz Alves que possui o italiano desde o pré-escolar até o 5º ano. O objetivo deste programa que é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e Esporte, Cultura e Turismo é manter as tradições dos povos colonizadores por meio do resgate do idioma, principalmente com as crianças e adolescentes.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Enquete: Entenda o que é a PEC 6×1
O que á PEC 6×1 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton, tem como objetivo principal pôr fim à escalada de trabalho 6×1. O sistema atual é considerado prejudicial a qualdiade de vida do ser humano. Igualmente, a proposta inclui medidas adicionais,…