145 anos da nossa brava gente: Educação, saúde e segurança andam lado a lado
Antes de ser chamada de escola, a historiadora lembra que existiam as “associações escolares”, que eram as escolas rurais e elas não contavam com o apoio do governo
25/07/2021
Assim como os três poderes, a educação, a saúde e a segurança andam de mãos dadas por aqui e todo jaraguaense, seja ele nascido ou criado, pode se orgulhar disso.
Leia mais
- 145 anos da nossa brava gente: Discussões políticas
- 145 anos da nossa brava gente: De dia discussões de água, de noite discussão de fogo
- Confira mais notícias em jdv.com.br
Na educação, por exemplo, a prova são as notas obtidas pela rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, de acordo com os dados de 2019 apresentados pelo Ministério da Educação, a média dos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano), foi de 7.2 e nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a nota foi 5.9.
Mas, antes de ser chamada de escola, Silvia lembra que existiam as “associações escolares”, que eram as escolas rurais e elas não contavam com o apoio do governo.
“As escolas eram criadas por particulares que contratavam o professor. Tivemos em nosso município, escolas alemãs (escola Jaraguá) e italiana (escola Barra Rio Cerro), por exemplo. Os professores ministravam as disciplinas normais – português, matemática, história, geografia, etc. – e, no primeiro ano, falavam com os alunos no idioma deles [húngaro, italiano, alemão] e ensinavam a língua portuguesa”, destaca.
Entretanto, com o nacionalismo na década de 1930, o alemão assim como as outras línguas, já não era mais ensinados e o foco passou a ser cem por cento português, o que de acordo com a historiadora foi uma perda enorme.
No próximo capítulo, você conhecerá quem foi a primeira médica de Jaraguá do Sul.
*Nos termos da Lei nº. 9.610 de 1998, a reprodução ou utilização, total ou parcial, do presente material, por quaisquer meios, para qualquer fim que seja, de forma idêntica, resumida ou modificada, sem prévia e expressa autorização do JDV, fica proibida.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Dia da Consciência Negra é marcada com exposição
Falar sobre o Dia da Consciência Negra na escola é importante para abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira. As pessoas comemoram o Dia da Consciência Negra em…