NO MUNDO DA LUA

Sônia Pillon

Sônia Pillon é Presidente de Honra da ALBSC Jaraguá do Sul. Nasceu em Porto Alegre (RS), com formação em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduação em Produção de Texto e Gramática pela Univille (SC). Radicada em Santa Catarina, desde 1996 vive em Jaraguá do Sul. Iniciou a carreira jornalística na produção do SBT, em Porto Alegre, em 1990. Por uma década atuou como repórter na sucursal Jaraguá do Sul do jornal A Notícia. Paralelamente se dedica à literatura e às atividades culturais.

Ver artigos

Pelas crateras, mirando o planeta azul...

Das recordações que me trazem lúdicas lembranças, uma das mais marcantes é quando costumava ficar na janela, mirando a lua, e as estrelas mais brilhantes, procurando localizar as constelações. Durante a infância, na casa dos meus avós maternos, em Porto Alegre, onde o ritmo era mais cadenciado e sobrava tempo para observações e boas conversas, eu conferia no calendário mensal as mudanças da lua.



Na casa da oma Clara, lia muito aqueles “almanaques” distribuídos nas farmácias (ou pharmacias, que garantiam ter “remédio” para tudo nesta vida!). Ela colecionou esses livretos, ricamente ilustrados, por décadas, como se fossem relíquias! Bons tempos que deixaram saudades…

Lembro bem que esses impressos, à época tão disputados pelos consumidores, entre outras coisas abordavam as fases lunares e suas influências: na agricultura, no crescimento capilar e até no humor das pessoas. Li certa vez que especialmente os períodos de lua cheia são caracterizados por provocarem ações passionais, muitas delas acabando na delegacia…

Na adolescência, a Astrologia me fascinava, especialmente em relação à influência desse satélite misterioso, que os astrólogos chamam de “planeta”, regente dos nascidos no signo de Câncer...

E como ficar indiferente às referências ao Apolo 11, ao voo espacial norte-americano que levou os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin a pisarem na lua pela primeira vez? Lá se vão 50 anos, completados no dia 20 de julho deste ano, e até hoje esse feito tão aclamado por uns (e negado por outros!), mexe com o imaginário humano.

Tudo isso, aliado a uma imaginação fértil, à curiosidade aguçada  de uma criança que se surpreendia ao descobrir o mundo, e ao espírito sonhador, possivelmente levaram minha oma à afirmar, certo dia, se referindo a mim: “Esta guria está sempre no mundo da lua!”. E não é que ela estava certa?!

E foi justamente por essa frase tão reveladora e marcante que não tive dúvida em escolher “No Mundo da Lua” para a minha coluna de literatura. Ao escrever crônicas e contos, me sinto como se tivesse alçando voo, entrando em processo de alunissagem. Pisando na superfície lunar, pelas crateras, mirando o planeta azul? Sim, por um breve espaço de tempo, até concluir e ouvir o chamado da mente: Terra chamando! Terra chamando! Nesse momento, o cotidiano e seus desafios diários voltam a falar mais alto e preciso retornar imediatamente. É hora de colocar os pés bem fixos no chão, como tem que ser...

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos