Últimas colunas

POLÍTICAS E POLÍTICOS 26.07.2019

O ranking de gastos - Segundo o site "Congresso em Foco", atualizados até segunda-feira (22), o deputado Fabio Schiochet (PSL/Jaraguá do Sul) liderou a lista de gastos dos 16 deputados federais catarinenses no primeiro semestre do ano: R$ 200.354,88.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 24.07.2019

Transporte 1 - Do deputado Bruno Souza (sem partido) está na Assembleia Legislativa projeto de lei que abre espaços para novas empresas no transporte intermunicipal de passageiros. Um verdadeiro monopólio (como ocorre com o transporte urbano) formado por empresas privadas que, há décadas, com a conivência do extinto Deter, lotearam o Estado conforme os interesses de cada uma. Reflexo disso é que o usuário paga mais caro para viajar por Santa Catarina do que ir para Curitiba. Pelo mesmo percurso em SC, tarifas diferenciadas conforme a empresa porque nem todas, propositadamente, disponibilizam horários coincidentes para trajetos iguais com a mesma (ou quase) quilometragem.

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 24.07.2019

Mrv Wilson comenta a foto: "Esta é a Rua 28 de Agosto, em Guaramirim, na década de 1960, com o posto de combustível Maiochi sem cobertura e com apenas duas bombas de combustíveis. E a construção amarela, onde funcionava o comércio da família Treis. O antes e o agora (o agora é de fevereiro de 2018)". O diácono João Mário emenda o comentário: "Na foto, a Kombi do padeiro de Schroeder e eu comprando cuca e bolo. Bons tempos passados". (Fonte: Antigamente em Guaramirim).

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 23.07.2019

In memorian 1 - A foto, do arquivo exclusivo do JDV feita em 26 de junho de 2014, mostra todos os ex-prefeitos eleitos de Schroeder (exceto Helmuth Hertel, falecido em 18 de agosto de 2009), durante confraternização habitual entre aqueles que já ocuparam a chefia do Executivo do município. Mas, agora, já são dois a menos na foto: Ludgero Tepassé, que morreu em agosto de 2018 e Aldo Romeo Pasold, 75 anos, que faleceu no sábado (20). Aldo foi vereador (1965/1970) e presidente da primeira Câmara de Vereadores eleita pelo voto direto.

Por Celso Machado

TURISTANDO 17.07.2019

Vamos com calma aí princesa Elsa.... esse Let go tá gelando as juntas, repuxando o nervo "asiático" e desencorajando o banho pra essas bandas do Sul do Mundo. Mas, não vamos arraigar. Chuvinha e final de semana gelado pode parecer pretexto suficiente pra cancelar as saídas de todo mundo debaixo do edredom, mas esqueça; pois como diz sua mãe, você não é todo mundo, por isso prepare-se para turistar...

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

POLÍTICA & POLÍTICOS 19.07.2019

Há pelo menos 20 anos os "caramujos africanos", como são conhecidos popularmente (na verdade, uma espécie de molusco) infestam a região do Vale do Itapocu. Não por nada, são considerados como uma praga, capazes de cinco fecundações anuais com posturas que vão de 50 a 500 ovos por vez. Com raros predadores naturais, transmitem doenças para pessoas, animais e pássaros. Foi introduzido no Brasil em 1983, como alternativa econômica ao consumo do escargot (caracol comestível muito apreciado na França) em uma feira agropecuária no Paraná. Sem informações seguras sobre riscos à saúde humana, criadores abandonaram os cultivos, soltando os moluscos nas matas e que se espalharam pelo país inteiro. Esta semana o vereador Eugênio Jurazesk (PP) fez novo alerta sobre a ocorrência extraordinária destes moluscos, agora no Bairro Jaraguá 84. Como as autoridades sanitárias locais e regionais nunca demonstraram interesse em combater a praga coletivamente, com um projeto global eficiente de exterminação, é cada um por si, do jeito que der.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 18.07.2019

E não é? - A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que pune com multa e apreensão do veículo o condutor de ônibus do transporte coletivo urbano que exercer, ao mesmo tempo, a função de cobrador. É o caso de Jaraguá do Sul e Joinville, mas na Câmara de Vereadores, sabe-se lá o porquê, nunca se ouviu um pio sobre isso. Com a conivência do poder concedente. O dono da empresa que permitir que a prática aconteça será punido com o dobro da pena, devendo o veículo ser apreendido por um mês, diz o projeto. Autor da proposta, o deputado Frei Anastácio Ribeiro (PT-PB) argumenta que, ao exercer também a função de cobrador, o condutor de veículo de transporte coletivo atenta contra a segurança de passageiros e de pedestres, colocando em risco a garantia fundamental de inviolabilidade do direito à vida. "É inegável que cobrar enquanto dirige o veículo tira a concentração do condutor, configurando "privilegio ao lucro em detrimento da segurança e da vida de pessoas", disse.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 17.07.2019

Mobilidade urbana - Com 415 mil veículos automotores rodando pelas ruas da cidade e população estimada em 583 mil habitantes (IBGE/2018), Joinville tem a 25ª maior frota do país, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Tal desproporcionalidade na relação veículos/pessoas, também é vista em Jaraguá do Sul que, segundo o Departamento Estadual de Trânsito, tinha em junho deste ano uma frota de 120.344 mil veículos para população estimada de 174 mil habitantes (IBGE). Aliás, em novembro de 2014 a Prefeitura contratou a Urbtec TM - Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda., de Curitiba, para elaborar os planos municipais de Transporte Público Coletivo e de Mobilidade.

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 16.07.2019

A foto, de 1983, mostra a equipe de ciclismo de Jaraguá do Sul. Da esquerda para a direita, Henry Pasold , Márcio Mann, Silvio Ewald , Cláudio Kelbert e Sílvio Roberto Ewald. Representando Jaraguá do Sul em centenas de competições, Ewald tornou-se um ícone do ciclismo catarinense, conquistando 478 medalhas e 84 troféus. Foi por três vezes campeão catarinense e quatro do Norte-catarinense, além de uma medalha de ouro, quatro de prata e quatro de bronze em competições nacionais. Também foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos neste mesmo ano (1983) na Venezuela. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Marcio Milcke).

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 16.07.2019

Lixo reciclável - O incremento à cadeia de reciclagem, com ênfase no processo de coleta seletiva em municípios catarinenses é a proposta que o deputado Volnei Weber (MDB) levou ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. O projeto "Onda da Reciclagem" envolve a difusão de pontos de coleta com projeto desenvolvido e patenteado no Estado. A ideia é criar experiência pioneira instalando torres de coletas com mecanismo de esteiras para facilitar a elevação do material depositado, viabilizando o transporte até os pontos de triagem.

Por Celso Machado

TURISTANDO 12.07.2019

"Pra dançar, dançar, dançar e ser feliz Festival de emoções do meu país..." Esse é o refrão que contagia pés e corações na maior cidade do Estado esse mês. Um espetáculo ímpar, o maior do Festival de Dança do Mundo, segundo o Guinness 2005, entra pra sua 37° Edição num mundo de coreografias, figurinos, sons, formas e sincronia que são de tirar o fôlego, literalmente. Joinville respira dança em julho e a gente mostra ainda mais pra você na coluna mais lida dessa página, nesse jornal, nesse dia de semana.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

POLÍTICA & POLÍTICOS 12.07.2019

Não "enche" 1 - A partir da semana que vem os serviços de telemarketing de TV por assinatura, Internet, Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo ficam proibidos de incomodarem as pessoas com ligações diárias oferecendo planos "vantajosos" e outros serviços. Para isso, todas terão de criar, neste prazo, uma plataforma única na Internet onde o consumidor poderá registrar dados pessoais e o número do telefone para não ser mais perturbado. É o que diz a lei 13.853/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para as empresas que insistirem a multa pode chegar a R$ 50 milhões.

Por Celso Machado
1 2 3 4 ... 7