Últimas colunas

POLÍTICA & POLÍTICOS 26.06.2019

Vai esperando - A duplicação da BR-280, licenciamentos ambientais que impedem a expansão e instalação de novas empresas, obras do campus da Universidade Federal às margens da BR-110, em Joinville, anunciadas em 2009 e abandonadas há seis anos (foto); o contorno ferroviário a partir de São Francisco do Sul, passando por Araquari, Joinville, Guaramirim e Jaraguá do Sul; a concessão do aeroporto de Joinville à iniciativa privada e a (péssima) cobertura de telefonia celular em áreas rurais e trechos de rodovias são alguns dos grandes problemas das regiões Norte e Nordeste há décadas. E sem soluções à vista nos próximos anos. 

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 25.06.2019

A foto é dos anos 1970. A Rua Adélia Fischer (subida da KG motos) ainda não existia e a entrada principal da cidade se dava pela Rua Max Wilhelm (Pizaria Casarão). À época, o Brasil vivia uma fase de grande crescimento industrial com reflexos diretos em cidades cujo desenvolvimento estava alicerçado na indústria como, por exemplo, Jaraguá do Sul. A demanda por mão de obra era tão grande que as maiores empresas da cidade passaram a anunciar vagas em municípios vizinhos. Aliás, até hoje, boa parte dos trabalhadores do diversificado parque industrial jaraguaense vem de cidades próximas. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Paulo Sporrer HD)

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 25.06.2019

Armas 1 - O senador Esperidião Amin foi um dos 47 votos contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) flexibilizando a posse e o porte de armas. Outros 28 votaram a favor, entre eles os senadores Jorginho Mello (PL) e Dario Berger (MDB). "Não sou e não posso ser contra a Constituição", disse Amin ao JDV e a correligionários do partido em Jaraguá do Sul, ao explicar seu voto. Por conta disso, nas redes sociais não foi poupado de duras críticas, chamado até de "traidor". O decreto, ainda em vigor, vai agora para a Câmara dos Deputados. Se os deputados confirmarem o "não" , é possível que a questão volte a ser discutida no Senado na forma de projeto de lei

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 21.06.2019

Incentivos 1 - Esta semana, 20 entidades empresariais, entre elas a Fecomércio presidida por Bruno Breithaupt, anunciaram que vão trabalhar com os deputados estaduais na regulamentação dos incentivos, em parte ou no todo, via Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços concedidos pelo Estado a vários segmentos econômicos. Hoje, há uma grande insegurança jurídica por conta de possível mudança na política econômica já anunciada pelo governo do Estado. Estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina mostra que os incentivos fiscais não causam prejuízo, mas promovem o desenvolvimento.

Por Celso Machado

Turistando 21.06.2019

Caraca, muleke! Que dia! Que isso? Põe um pagodinho só pra relaxar... Sol, praia, biquíni, gandaia Abro uma gelada só pra refrescar? Calma, ainda não Thiaguinho.... por enquanto só quentão, pinhão e chocolate quente pra amenizar o friozinho.... Mas, passear, viajar e turistar também é permitido. Bora?

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

POLÍTICA & POLÍTICOS 20.06.2019

Só pra saber - O transporte público de passageiros está em pauta na Câmara e na Prefeitura e interessa diretamente ao usuários. Só como exemplo, na vizinha Blumenau o sistema é integrado, são seis terminais e mais dois em construção. Passagem única de R$ 4,20, sem subsídios da Prefeitura. O usuário sabe sobre cada centavo que paga em cartazes afixados no interior dos ônibus. Impostos (2,93%) é o que menos pesa na tarifa. Motorista (21,38%) e cobrador (13,87%) é o custo maior da empresa Piracicabana. A frota de 225 ônibus com cerca de dois anos de uso, tem internet. Combustível (12,57%), manutenção e seguro (12,10%, investimentos (10,98%), subsídios (estudantes) e gratuidades (idosos/10,94%), taxa interna de retorno (lucro bruto/9,60%) e gastos administrativos (5,62%) completam os custos integrais da passagem.

Por Celso Machado

POLÍTICAS & POLÍTICOS 19.06.2019

Pois é - Ninguém com os miolos no lugar, exceto fanáticos guiados por ideologias burras, ou bocas alugadas bem pagas, torce para que os governos deem errado. Até porque, se o barco afundar, vamos todos juntos. Mas há coisas que não dá para engolir a seco. Por exemplo, pesquisa do Instituto Mapa sobre o governo de Carlos Moisés (PSL). No quesito aprovação, 68% dos entrevistados disseram "sim". No quesito confiança o "ok" de 66%, com 26% desconfiando. Na pergunta sobre "expectativas" futuras, só 7% acham que vai piorar. Perguntar não ofende: cadê os desconfiados?

Por Celso Machado

Atos para o próximo e o dinheiro

Alguns dias atrás, num final de semana, fui com minha esposa na Feira da Mulher realizada na Arena Jaraguá. Ela me conhece bem, e quando passamos na frente do pequeno estande com alguns livros para venda, escutei dela: "Eu sei que você vai ir querer dar uma olhada". E claro que fui. Eu sempre acho que posso encontrar alguma bela oportunidade e por um bom preço.

Por Cristiano Mahfud Watzko

POLÍTICA E POLÍTICOS 18.06.2019

Agora, vai? - O Portal Germânico Heinz Bartel, construído no governo do ex-prefeito Moacir Bertoldi para homenagear a etnia alemã, nunca serviu às finalidades a que se projetou. Localizado em Rio Cerro II, era para ser um ponto de informações turísticas; depois, no governo de Cecilia Konell, se pretendeu instalar ali um posto avançado da Prefeitura, para prestar informações e esclarecer dúvidas dos contribuintes. Nem uma coisa, nem outra. A estrutura, abandonada, com o tempo foi sendo depredada e serviu até de refeitório para trabalhadores da empreiteira responsável pela revitalização da rodovia SC-110. Agora, finalmente, será direcionado ao turismo. Abrigando ponto de vendas de iguarias, como strudel e cucas, além de artesanato e souvenirs. A informação é do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Domingos Zancanaro, repassada ao vereador Eugênio Jurazesk (PP).

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 18.06.19

Pavimentação a paralelepípedos da Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, uma das principais vias centrais de Jaraguá do Sul (foto sem identificação do ano). Superintendente municipal de Joinville (cargo equivalente ao de prefeito), de 1903 a 1907 e de 1911 a 1914. Oliveira, também nome de uma das principais avenidas centrais de Joinville, nasceu em Araquari em 8 de julho de 1859. Eleito deputado estadual por duas vezes (1913 e 1916), Oliveira também foi coronel da Guarda Nacional, uma força militar organizada no Brasil em agosto de 1831. Morreu em Joinville no dia 29 de outubro de 1934. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/ postado por Valdecir Gracias)

Por Celso Machado

Turistando 14.06.2019

E nós estamos como? Juntos e Shallow Now. Pois é, não é só a Paula Fernandes e o Luan Santana que se juntam para fazer sucesso. Você e seu amor também podem, afinal, essa é a semana dos namorados e quem esqueceu de dar aquele presente especial na quarta, aproveita pra levar seu amor pra turistar. Quer presente melhor que esse? Se liga ai.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

POLÍTICA & POLÍTICOS 14.06.2019

O narguilé - Vereador Pedro Garcia (MDB) levantou a lebre: ele defende, em projeto de lei, a proibição do narguilé em espaços públicos, por entender que isso incomoda, a quem não tem o hábito de fumar, tanto quanto cigarros e assemelhados. E, acrescente-se, o insuportável cheiro da maconha que muita gente usa em praças e ruas, também. O presidente da Câmara, Marcelindo Gruner (PTB), tem proposta que vai pelo mesmo caminho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o narguilé é mais devastador que o cigarro. Uma sessão média do produto equivale ao consumo de 100 cigarros. Em passado recente, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul já deu dois bons exemplos para coibir vícios.

Por Celso Machado
1 ... 13 14 15 16 17 ... 18

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos