Últimas colunas

POLÍTICA & POLÍTICOS 12.07.2019

Não "enche" 1 - A partir da semana que vem os serviços de telemarketing de TV por assinatura, Internet, Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo ficam proibidos de incomodarem as pessoas com ligações diárias oferecendo planos "vantajosos" e outros serviços. Para isso, todas terão de criar, neste prazo, uma plataforma única na Internet onde o consumidor poderá registrar dados pessoais e o número do telefone para não ser mais perturbado. É o que diz a lei 13.853/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para as empresas que insistirem a multa pode chegar a R$ 50 milhões.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 11.07.2019

Impostos x benefícios - O Brasil, com uma carga tributária de 34,25% (a 15ª maior do mundo) sobre tudo o que se produz, é o último colocado, numa lista de 30 países, em retorno de serviços à sociedade por conta dos impostos pagos, aponta estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A Irlanda (22.8%), pela segunda vez, figura em primeiro lugar. Em 2º lugar ficou a Austrália e em 3º a Suíça. Desde que esse estudo começou a ser feito, há oito anos, o Brasil está na 30ª colocação, atrás de países como Uruguai (18º) e Argentina (19º). Mas, ao contrário do que se possa pensar, não é por falta de receita. Ontem (10), às 10h22 da manhã, o governo federal já havia arrecadado R$ 1,301 trilhão desde janeiro, antecipando em dez dias a mesma arrecadação no mesmo período do ano passado.

Por Celso Machado

Calculadora mental

O conceito "calculadora mental" foi criado pelo ganhador do Nobel de Economia de 2017, Richard Thaler. Ela busca explicar uma tendência das pessoas em separar o seu dinheiro em diferentes categorias, ou "contas mentais", baseado em critérios completamente subjetivos como a fonte de recebimento do dinheiro ou a sua intenção de uso.

Por Cristiano Mahfud Watzko

POLÍTICA & POLÍTICOS 10.07.2019

Censo obrigatório - A partir de agora os censos demográficos vão incluir dados e informações específicos sobre pessoas com autismo. Projeto de lei da deputada federal Carmem Zanoto (Cidadania) foi aprovado pelo Senado e agora segue para a mesa do presidente Jair Bolsonaro(PSL) para ser sancionado. E gerar políticas sociais específicas. Atualmente não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista. Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo 2 milhões delas brasileiros. Mas, nunca se fez um levantamento para identificar esse contingente da população, embora a Lei 12.764, de 2012, que colocou o autismo como deficiência. Hoje, no Brasil, se demora em média sete anos para que se tenha o diagnóstico de autismo, enquanto nos Estados Unidos isso ocorre em até três anos.

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 09.07.2019

A foto é dos anos 1940 e mostra a Rua Marechal Deodoro da Fonseca, o "calçadão" que conhecemos hoje já em sua terceira versão- a primeira foi inaugurada pelo ex-prefeito Durval Vasel nos anos 1990. O nome da rua é uma homenagem ao militar e político alagoano nascido em 5 de agosto de 1827. Foi o primeiro presidente do Brasil eleito pelo Congresso e uma das figuras centrais da Proclamação da República. Governou entre 15 de novembro de 1889 e 23 de novembro de 1891, ano em que foi promulgada a primeira Constituição do País. Neste mesmo ano, pressionado por militares e parte da população adeptos do federalismo, renunciou ao mandato. Morreu no ano seguinte, em 23 de agosto, vítima de uma crise de dispneia (falta de ar). (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/foto postada por Valdecir Gracias)

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 09.07.2019

Moisés em alta - Pesquisa do Instituto Mapa aponta que o governo de Carlos Moisés da Silva (PSL) tem 66% de aprovação dos catarinenses. São 18% que desaprovam e 16% que não responderam. Na comparação com pesquisa anterior, realizada em abril, a aprovação de Moisés subiu 11 pontos percentuais. Sobre a expectativa, os dados mostram que 68% dos catarinenses esperam uma melhora do governo nos próximos meses. Também há aqueles que apostam que a gestão vai continuar igual (20%), que vai piorar (7%), e os que não responderam (5%). Quase metade dos entrevistados (47%) avalia o governo como ótimo ou bom. São 37% que avaliam como regular, e 8% que analisam como ruim ou péssimo. Além de 8% que não responderam.

Por Celso Machado

TURISTANDO 05.07.2019

Se à véspera de natal os perus não dormem de tanta aflição, agora é a época dos suínos ficarem de pelos em pé. Sim senhoras e senhores, chegamos à época das deliciosas feijoadas. Não tem um só boteco de esquina que sirva comida boa que não se aventure, ora ou outra, num tacho dessa iguaria. Mas não é só de caldinho que se vive a vida. Por isso vamos mostrar as opções mais badaladas para se turistar por esse sul do mundo.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

POLÍTICA & POLÍTICOS 05.07.2019

Reação 1 - O voto contrário de dois vereadores da base parlamentar do prefeito Antidio Lunelli (MDB) ao projeto do Executivo pondo fim ao ponto facultativo entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, já teve resposta. Até ontem (4), pelo menos oito servidores indicados por eles para cargos comissionados já haviam sido demitidos sumariamente.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 04.07.2019

Permanece a folga - Depois de aprovar em primeira votação o fim do ponto facultativo (remunerado) entre 24 de dezembro e 1º de janeiro na Prefeitura de Jaraguá do Sul, em segunda votação, na terça-feira (2) o projeto do prefeito Antidio Lunelli (MDB) foi rejeitado. Em manobra estratégica, Arlindo Rincos (PSD), que antes havia votado contra, se absteve. Com isso, não foi preciso o "voto de minerva" do presidente Marcelindo Gruner (PTB), que havia desempatado a primeira votação "a favor". E nem se alcançou o placar exigido de seis votos para aprovar em definitivo. E mudar um "direito" dos servidores (artigo 262 do regime jurídico único da categoria), sancionado pelo ex-prefeito Dieter Janssen (PP) em 2014 por lei aprovada na Câmara.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 03.07.2019

O general reage - "O ministro Sérgio Moro teve a coragem de abandonar 22 anos de magistratura para se entregar à Pátria, mesmo perdendo salário. E este homem está sendo colocado na parede para tirar da cadeia um bando de canalhas que afundaram o nosso país". O discurso, com endereço certo, é do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional durante manifestação domingo (30) em Brasília a favor do governo e do ministro. Há cerca de duas semanas, o general chamou o ex-presidente Lula de "canalha", sugerindo pena de prisão perpétua do líder do PT. Para o general- e, diga-se, para expressivo contingente da população- Moro é um herói "que querem colocar na condição de acusado e julgado, ao invés de juiz, invertendo os papéis".

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 02.07.2019

A estrada de ferro construída a partir de São Francisco do Sul (1906) até Porto União foi fundamental para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e, paralelamente, do setor hoteleiro, entre outros serviços. Entre os anos de 1920 e 1930 o município já tinha vários hotéis. As pessoas desembarcavam dos trens na estação central (hohe Centro Histórico) para fazer compras de produtos que levavam para outras cidades. Mas precisavam de tempo e, para isso, se hospedavam por aqui. Na foto, um grupo de hóspedes do Hotel Brasil, todos de terno e gravata, o traje normal do dia a dia da época, onde também entrava o chapéu. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Marcelo Schmidt Roberti?).

Por Celso Machado

POLÍTICAS & POLÍTICOS 02.07.2019

Valorizando o professor - A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, presidida pelo senador Dario Berger (MDB) aprovou projeto de lei da Câmara dos Deputados criando novas regras gerais para valorização dos profissionais da educação básica pública. O texto prevê medidas como planos de carreira, formação continuada e melhores condições de trabalho para professores, diretores, inspetores e técnicos escolares.

Por Celso Machado
1 ... 12 13 14 15 16 ... 18

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos