Últimas colunas

A PROPÓSITO 24.07.2019

Mrv Wilson comenta a foto: "Esta é a Rua 28 de Agosto, em Guaramirim, na década de 1960, com o posto de combustível Maiochi sem cobertura e com apenas duas bombas de combustíveis. E a construção amarela, onde funcionava o comércio da família Treis. O antes e o agora (o agora é de fevereiro de 2018)". O diácono João Mário emenda o comentário: "Na foto, a Kombi do padeiro de Schroeder e eu comprando cuca e bolo. Bons tempos passados". (Fonte: Antigamente em Guaramirim).

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 23.07.2019

In memorian 1 - A foto, do arquivo exclusivo do JDV feita em 26 de junho de 2014, mostra todos os ex-prefeitos eleitos de Schroeder (exceto Helmuth Hertel, falecido em 18 de agosto de 2009), durante confraternização habitual entre aqueles que já ocuparam a chefia do Executivo do município. Mas, agora, já são dois a menos na foto: Ludgero Tepassé, que morreu em agosto de 2018 e Aldo Romeo Pasold, 75 anos, que faleceu no sábado (20). Aldo foi vereador (1965/1970) e presidente da primeira Câmara de Vereadores eleita pelo voto direto.

Por Celso Machado

TURISTANDO 17.07.2019

Vamos com calma aí princesa Elsa.... esse Let go tá gelando as juntas, repuxando o nervo "asiático" e desencorajando o banho pra essas bandas do Sul do Mundo. Mas, não vamos arraigar. Chuvinha e final de semana gelado pode parecer pretexto suficiente pra cancelar as saídas de todo mundo debaixo do edredom, mas esqueça; pois como diz sua mãe, você não é todo mundo, por isso prepare-se para turistar...

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

POLÍTICA & POLÍTICOS 19.07.2019

Há pelo menos 20 anos os "caramujos africanos", como são conhecidos popularmente (na verdade, uma espécie de molusco) infestam a região do Vale do Itapocu. Não por nada, são considerados como uma praga, capazes de cinco fecundações anuais com posturas que vão de 50 a 500 ovos por vez. Com raros predadores naturais, transmitem doenças para pessoas, animais e pássaros. Foi introduzido no Brasil em 1983, como alternativa econômica ao consumo do escargot (caracol comestível muito apreciado na França) em uma feira agropecuária no Paraná. Sem informações seguras sobre riscos à saúde humana, criadores abandonaram os cultivos, soltando os moluscos nas matas e que se espalharam pelo país inteiro. Esta semana o vereador Eugênio Jurazesk (PP) fez novo alerta sobre a ocorrência extraordinária destes moluscos, agora no Bairro Jaraguá 84. Como as autoridades sanitárias locais e regionais nunca demonstraram interesse em combater a praga coletivamente, com um projeto global eficiente de exterminação, é cada um por si, do jeito que der.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 18.07.2019

E não é? - A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que pune com multa e apreensão do veículo o condutor de ônibus do transporte coletivo urbano que exercer, ao mesmo tempo, a função de cobrador. É o caso de Jaraguá do Sul e Joinville, mas na Câmara de Vereadores, sabe-se lá o porquê, nunca se ouviu um pio sobre isso. Com a conivência do poder concedente. O dono da empresa que permitir que a prática aconteça será punido com o dobro da pena, devendo o veículo ser apreendido por um mês, diz o projeto. Autor da proposta, o deputado Frei Anastácio Ribeiro (PT-PB) argumenta que, ao exercer também a função de cobrador, o condutor de veículo de transporte coletivo atenta contra a segurança de passageiros e de pedestres, colocando em risco a garantia fundamental de inviolabilidade do direito à vida. "É inegável que cobrar enquanto dirige o veículo tira a concentração do condutor, configurando "privilegio ao lucro em detrimento da segurança e da vida de pessoas", disse.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 17.07.2019

Mobilidade urbana - Com 415 mil veículos automotores rodando pelas ruas da cidade e população estimada em 583 mil habitantes (IBGE/2018), Joinville tem a 25ª maior frota do país, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Tal desproporcionalidade na relação veículos/pessoas, também é vista em Jaraguá do Sul que, segundo o Departamento Estadual de Trânsito, tinha em junho deste ano uma frota de 120.344 mil veículos para população estimada de 174 mil habitantes (IBGE). Aliás, em novembro de 2014 a Prefeitura contratou a Urbtec TM - Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda., de Curitiba, para elaborar os planos municipais de Transporte Público Coletivo e de Mobilidade.

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 16.07.2019

A foto, de 1983, mostra a equipe de ciclismo de Jaraguá do Sul. Da esquerda para a direita, Henry Pasold , Márcio Mann, Silvio Ewald , Cláudio Kelbert e Sílvio Roberto Ewald. Representando Jaraguá do Sul em centenas de competições, Ewald tornou-se um ícone do ciclismo catarinense, conquistando 478 medalhas e 84 troféus. Foi por três vezes campeão catarinense e quatro do Norte-catarinense, além de uma medalha de ouro, quatro de prata e quatro de bronze em competições nacionais. Também foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos neste mesmo ano (1983) na Venezuela. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Marcio Milcke).

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 16.07.2019

Lixo reciclável - O incremento à cadeia de reciclagem, com ênfase no processo de coleta seletiva em municípios catarinenses é a proposta que o deputado Volnei Weber (MDB) levou ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. O projeto "Onda da Reciclagem" envolve a difusão de pontos de coleta com projeto desenvolvido e patenteado no Estado. A ideia é criar experiência pioneira instalando torres de coletas com mecanismo de esteiras para facilitar a elevação do material depositado, viabilizando o transporte até os pontos de triagem.

Por Celso Machado

TURISTANDO 12.07.2019

"Pra dançar, dançar, dançar e ser feliz Festival de emoções do meu país..." Esse é o refrão que contagia pés e corações na maior cidade do Estado esse mês. Um espetáculo ímpar, o maior do Festival de Dança do Mundo, segundo o Guinness 2005, entra pra sua 37° Edição num mundo de coreografias, figurinos, sons, formas e sincronia que são de tirar o fôlego, literalmente. Joinville respira dança em julho e a gente mostra ainda mais pra você na coluna mais lida dessa página, nesse jornal, nesse dia de semana.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

POLÍTICA & POLÍTICOS 12.07.2019

Não "enche" 1 - A partir da semana que vem os serviços de telemarketing de TV por assinatura, Internet, Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo ficam proibidos de incomodarem as pessoas com ligações diárias oferecendo planos "vantajosos" e outros serviços. Para isso, todas terão de criar, neste prazo, uma plataforma única na Internet onde o consumidor poderá registrar dados pessoais e o número do telefone para não ser mais perturbado. É o que diz a lei 13.853/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para as empresas que insistirem a multa pode chegar a R$ 50 milhões.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 11.07.2019

Impostos x benefícios - O Brasil, com uma carga tributária de 34,25% (a 15ª maior do mundo) sobre tudo o que se produz, é o último colocado, numa lista de 30 países, em retorno de serviços à sociedade por conta dos impostos pagos, aponta estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A Irlanda (22.8%), pela segunda vez, figura em primeiro lugar. Em 2º lugar ficou a Austrália e em 3º a Suíça. Desde que esse estudo começou a ser feito, há oito anos, o Brasil está na 30ª colocação, atrás de países como Uruguai (18º) e Argentina (19º). Mas, ao contrário do que se possa pensar, não é por falta de receita. Ontem (10), às 10h22 da manhã, o governo federal já havia arrecadado R$ 1,301 trilhão desde janeiro, antecipando em dez dias a mesma arrecadação no mesmo período do ano passado.

Por Celso Machado

Calculadora mental

O conceito "calculadora mental" foi criado pelo ganhador do Nobel de Economia de 2017, Richard Thaler. Ela busca explicar uma tendência das pessoas em separar o seu dinheiro em diferentes categorias, ou "contas mentais", baseado em critérios completamente subjetivos como a fonte de recebimento do dinheiro ou a sua intenção de uso.

Por Cristiano Mahfud Watzko
1 ... 11 12 13 14 15 ... 18

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos