Turistando

Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Ver artigos

Baby Shark thu, ru, ru, ru, baby.... Opa, voltamos de volta e em definitivo pra esse dia especial chamado sexta-feira. O dia de pensar maldades, como fugir da dieta, entornar um balde de gelada ou mesmo hibernar até segunda feira ou a próxima volta de Jesus (o que vier antes). Por isso espia aqui que essa bagaça está fumegante e vai ajudar a dar uma melhorada no seu astral pra esse findi.

INDO

Sem lenço e com documento contrariando a Tropicália, já pode-se dar uma voltinha no litoral. O sol do verão já está nos agraciando com amostras grátis do que vai ser a sensação de quando o Segundo Sol chegar. Por enquanto é só pra ir tirando o mofo mesmo que logo logo o verão está aí pra nos fazer sentir saudades do inverno.

VINDO

10ª Codornada em Corupá. Começa amanhã às 19h30, ao valor de R$50,00 numa promoção da Associação Empresarial. Será no Seminário e terão bailão após a janta. Tirando para as codornas, o convite está imperdível.

DEGUSTANDO E TRADUZINDO

Bigoli, tortei, chimia, grostoli e guarapa. Não, não é nome de ninhada de gato. É comida bem regional de Santa Catarina que você só encontra aqui no sul do país. E mesmo que ache em outro lugar, não é nem de perto parecido com o sabor nativo dessas nossas iguarias.

Espaguete, talharim, conglione é entrada perto do nosso famoso BIGOLI. A massa caseira, feita no rolo, com ovo caipira acompanhada de um molho bolonhesa é inigualável.

Rondelli, nhoque, canelloni passam despercebidos no recheio e na massa do TORTEI, receitas passadas de geração em geração com as melhores adaptações feitas pelas famílias mais tradicionais.

Ovo poché, galado, estrelado, benedict ou omelete não passam nem perto do sabor, aroma e textura de uma CHIMIA feita na frigideira com ovo, açúcar e nata. Com segredo de preparo tão simples que se aprende desde criança, mas que confunde fácil grandes chefes de cozinha.

O GROSTOLI é uma gostosura raiz. Não tem bem-casado, pão de mel, alfajor ou cookie que alcance a popularidade e o prazer de devorar uma boa orelha de gato acompanhado de café com leite numa tarde de inverno.

Quanto a bebida mais refrescante, energética e pitoresca o CALDO DE CANA, mais conhecido como GUARAPA, não tem concorrente. Harmoniza com todos os salgados de estufa e não tem contra indicações. Não precisa adoçar, temperar, cozinhar e muito menos bater no liquidificador. Extraído o bagaço o líquido está pronto. De tão nobre não dá pra armazenar, alcoolizar, fermentar, destilar ou frutar. Se transformar, muda de nome, essência e sabor.

PARTINDO

"Boa noite" Bonemer, o Willian. Ao final do Jornal Nacional todas as noites em tradição jubilar.

Ouse, inspire-se, sonhe e realize. Um bom dia, uma boa tarde ou uma boa noite dependem única e exclusivamente de cada um de nós. Assuma o controle de sua vida.

#sextoueturistou

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos