TURISTANDO

Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Ver artigos

O mês mais etílico de Santa Catarina se despede ainda no ritmo das bandinhas alemãs. Por mais que pareça redundante o mês é sempre festivo aqui no Estado. Festas típicas e tradicionais se acotovelam para atender bem os visitantes e turistas. Sempre com foco na boa comida e bebida os eventos só fazem crescer. Se souber cantar em alemão é um diferencial, se não souber fica só no refrão do e tudo certo.

INDO

Pra quem gosta de dar boas gargalhadas e ainda ver o mar, nesse sábado Whinderson Nunes estará no Centro Multiuso de São José com o espetáculo “A volta do que não foi”. O youtuber mais famoso e curtido do Brasil segue em turnês e vídeos cômicos relatando sua visão do cotidiano. Famoso, há algumas semanas estava no Cadeirão do Huck num estilo mais global do “de volta pra minha terra”, onde passeou pelo Sertão do Piauí mostrando a saga do povo nordestino. A classificação do show é doze anos e abertura dos portões às 20h. Mais informações e verificar se ainda há como entrar só dar uma espiada lá no Ingresso nacional.com

VINDO

O tempo começa a esquentar e dar uma passeadinha pela região é uma excelente opção para ver como estão nossos pontos turísticos e equipamentos para turistar nesse verão. Os peque pagues também estão a todo o vapor para receber turistas de quinta a domingo com almoço e janta. Os parque-aquáticos, já estão a meses em manutenção para receber os banhistas ávidos por sol e água fresca. Claro que tivemos que contrariar o ditado “sombra e água fresca” até porque depois desse longo inverno o negócio é tirar o mofo e pegar uma corzinha, né não?

TRADUZINDO

Alles gut, alles Blau – Tudo de bom, Tudo azul – Essa expressão pra quem é da nossa terra é quase que rotineira. É uma saudação tão honrosa e amigável como os famosos bom dia, boa tarde e boa noite.... É quase impossível estar numa tradicional panificadora na região e não ouvir um Alles Gut de meia em meia hora. A expressão é quase como KochKäse na chimia do brot(pão), se tem gente daqui o Alles Gut e o Alles Blau sempre estarão juntos.

DEGUSTANDO

KochKäse – Segundo o site caixa colonial club, O Kochkäse é produzido pelos descendentes dos imigrantes alemães. O Kochkäse em alemão significa “queijo cozido”. Essa iguaria é feita a partir do queijo branco, que é esfarelado, salgado e fermentado, para depois ser cozido em frigideira ou panela. O queijo derretido vai se transformando lentamente no Kochkäse. Pode haver particularidades nesse processo conforme os hábitos e ingredientes mais comuns em cada grupo familiar.

PARTINDO

“Hallo Blumenau, Bom dia Brasil, Alles gut, alles Blau Alles Himmelblau in Blumenau” Cavalinho, a banda. Abra-se para o novo, pense fora da caixa, viaje... Aproveite o Sol, a chuva, o calor e o frio... A dádiva da vida só merece ser vivida se for reconhecida. Outubre-se.

#sextou&turistou.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos