TURISTANDO

Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Ver artigos

Ei você, que já está virando sapo. Pra você que só vê sol na novela das nove no Rio de Janeiro, calma. Uma hora o céu limpo aparece. E em se falando de hora, acabou o horário de verão. Na verdade não acabou, pois nem vai começar. Você que está esperando para adiantar o relógio em uma hora, esqueça, esse ano é na “Hora de Deus” como diriam os antigos. Por isso, não perca o seu tempo ficando em casa nesse final de semana. Bora passear. Vai que a gente leva uma sorte de pegar um tempo bom por ai...

INDO
Olha, você que ainda não foi a festa alemã mais tradicional do Estado, não perca nesse final de semana. Oktoberfest tá mais linda que nunca. Lotação máxima de alegria e boa música. Esses dias vimos na timeline de uma famosa rede social conhecida por ser um álbum de faces, uma banda da Alemanha fazendo um flashmob com a geral. Há más línguas que dizem que o vídeo é de 2016, mas como apareceu pra gente só agora, acreditamos que seja desse ano. Quem poderá negar?

VINDO
Os eventos da região são surpreendentes, mas os espaços de lazer que temos também são de tirar o fôlego. De Seminário e cachoeiras de Corupá, Parque Malwee e Morro das Antenas em Jaraguá, Morro do Santo Anjo em Massaranduba e assim vai... Mas um espaço que não podemos deixar de mencionar é o Via Verde as margens do Itapocu. Oh lugar bonito! Um Central Park jaraguaense. Pras famílias um deleite de natureza e beleza.Pras crianças um barranco “mó legal”. Em Guaramirim é a Praça da Figueira no Guamiranga, que além do parquinho, da pista de caminhada, das academias ao ar livre, da figueira centenária e sua filha tem uma Guirlanda Viva crescendo a todo vapor. Coisas que você só vê na Cidade das Guirlandas.

TRADUZINDO
Timeline é uma palavra em inglês que significa "linha do tempo", na língua portuguesa. O termo timeline é bastante conhecido entre os usuários das redes sociais na internet, como o Facebook, Twitter e Instagram. Trata-se da ordem das publicações feitas nas plataformas sociais online, ajudando o internauta a se orientar, exibindo as últimas atualizações feitas pelos seus amigos.

FlashMob - Um flash mob é um grupo de no mínimo 10 pessoas que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido. Entre os motivos do movimento, há anseios de entretenimento, crítica e expressão artística. Flash mobs são rotineiramente organizadas por redes sociais, mensagens virais por e-mail ou outros meios de telecomunicação.

DEGUSTANDO
Eisbein ou joelho de porco é um prato típico da culinária alemã e pode ser feito frito, cozido, assado ou defumado. Em todas as preparações ele passa por uma salga e condimentação seca ou salmoura por imersão, que pode ou não conter sal de cura. O sal de cura vai deixar a carne mais vermelinha, que é típico do joelho de porco. O Eisbein cozido ou assado fica mais macio. Pra quem pretende degusta-lo, o que não faltam são restaurantes em nossa região que brilham na preparação. Deguste.

PARTINDO
“Money que é good nóis num have (HEAVY!), se nóis hevasse nóis num tava aqui playando, mas nóis precisa de worká” Assassinas, as Mamonas. Abra-se para o novo, pense fora da caixa, viaje... playe.... worky.... seja feliz. Estamos em outubro. Outubre-se.

#sextou&turistou.

Notas

PLANO DIRETOR - A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou ontem (6), a penúltima audiência pública de apresentação do Plano Diretor. O próximo (e último) acontece no dia 13 de novembro, na Câmara de Vereadores. Com ela, fecha as cinco audiências previamente programadas, onde os participantes se envolvem e discutem sobre este instrumento norteador da política de desenvolvimento municipal.

Vereador quer áreas de alagamentos mapeadas - O vereador Celestino Klinkoski mostrou preocupação com os alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o volume de precipitação chegou a 55 mm no domingo à tarde e vários pontos da cidade sofreram com a água. Ele citou como exemplo um local no bairro Rio da Luz onde os moradores ficaram isolados por conta da enchente. O parlamentar lembra que já pediu à Prefeitura que restaure a tubulação da localidade e que troque por tubos novos, porém não foi atendido.

Klinkoski sugeriu que o município faça um trabalho de identificação dos locais de maior risco de alagamento. A partir desse mapeamento, a Secretaria de Obras poderá realizar a limpeza das tubulações e as obras de drenagem para evitar novos transtornos. O vereador também pede que a população ligue na Ouvidoria da Prefeitura (0800 642 0156) para que se possa fazer o mapeamento. Ele alerta que essa foi a primeira grande chuva que ocorreu neste semestre e que há muitas outras por vir com o verão que está por vir.

Estado vai duplicar trecho da SC-108 na região de Joinville - A ordem de serviço para início da obra de restauração e duplicação da SC-108, em Joinville foi assinada na terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A iniciativa faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura catarinense.

O trecho, de pouco mais de 5 quilômetros, liga a BR-102 ao Distrito Industrial de Joinville onde estão localizadas mais de 200 empresas. O processo licitatório começou em 2017, mas só foi finalizado em 2018, aguardando desde então a ordem de serviço.

Atualmente sem qualquer manutenção, é por este trecho da rodovia que escoa boa parte da produção industrial do município. As obras se estenderão do entroncamento da BR-101 até a Rua Tenente Antônio João, passando pelas Ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, e o acesso à Rua Dona Francisca.

 

Tubulação maior para escoamento - O vereador Arlindo Rincos (PSD) criticou a Administração Municipal em continuar implantando tubos de 40 centímetros em vias estruturais do município. Ele mostrou imagens que moradores fizeram no último final de semana mostrando alagamentos em vários pontos de Jaraguá do Sul. Segundo ele, as ruas foram alagadas com menos de meia hora de chuva intensa. Rincos lembrou que ele foi autor de um projeto de lei que proibia o município de implantar tubos com menos de 80cm nas vias estruturais da cidade, porém o projeto não foi aprovado porque esta é uma matéria em que apenas o Executivo pode deliberar. Ele pediu que a Prefeitura envie um projeto nos mesmos moldes para a Câmara, lembrando que o custo não sofre grandes variações pela bitola dos tubos.

Juraszek informa compra de saibreira - O vereador Eugênio Juraszek anunciou que o projeto de lei que vai permitir à Prefeitura comprar uma saibreira no Garibaldi na Câmara, o que vai possibilitar a retirada do material para a macadamização das ruas, principalmente nas áreas rurais. A ideia, segundo disse, é que o projeto seja votado ainda na sessão de quinta-feira (7). Juraszek observou que a luta para a aquisição é de oito anos, pelo menos. Outra observação refere-se à análise prévia do solo nas ruas que recebem pavimentação, o que dá segurança de que a deterioração não ocorra como até então.

 

Agenda

Ver todos