TURISTANDO

Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Ver artigos

Ainda estamos em outubro? Eba!!!! Pense num mês de festas. Esse final de semana mesmo é de “sartá os butiá dos borso”. Amanhã Dia das Crianças e para os católicos Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Isso significa que festa e quermesse é o que não falta. Além de divertidas, bem perto de você. E nós vamos fazendo o que fazemos de melhor todas as sextas. Desfilamos um rosário de opções pra você turistar.

INDO
Sol, praia, verão rima com? ... isso mesmo: CAMARÃO. De 10 a 13 de outubro, em Porto Belo, tem o 6º Festival dessa iguaria. Tá certo que o verão está chegando em doses homeopáticas, mas já merecemos degustar amostras grátis do que será o verão nos nossos trópicos. Hoje, a animação é da dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano, amanhã do João Bosco e Vinícius e no domingo, Tchê Chaleira. Pra você que já salivou só de pensar bora preparar as malas pra dar um pulo ali pertinho do mar. Pros crustáceos às nossas mais sinceras condolências.

VINDO
Corupá, sempre surpreendente. De 10 a 13 de outubro tem exposição de Orquídeas no Bairro Seminário. A cidade detentora do IG da Banana mais doce do Brasil, com passeios de Maria Fumaça e com projetos de Turismo integrado a região do Quiriri faz bonito para a região. Gastronomia, atendimento, belezas naturais e o carisma dos moradores atrai turistas aos montes. O parabéns especial, nessa edição, vai para a nossa amiga Valéria de Oliveira, trabalhadora incansável do tema e importantíssima nesse sucesso todo.

TRADUZINDO
Segundo os últimos dados do IBGE, 87% do país declara-se Cristão e desses 65% católicos. Para esses fiéis 12 de outubro é uma data tão especial como o Dia das Mães. Nossa Senhora Aparecida é de longe a Santa mais lembrada nas preces Católicas e merece sua abrangência. Nós, pelo menos, não conhecemos nenhuma Paróquia sem pelo menos uma comunidade batizada com o nome da santa. Numa contagem rápida só em Santuários são pelo menos 43 dedicados à Virgem recolhida das águas do Rio Paraíba do Sul. O maior, sem dúvidas, é Basílica do Santuário Nacional em Aparecida, origem da imagem em terracota.

DEGUSTANDO
Domingo é dia de almoço em família. Polenta, macarrão, arroz, fortaia, saladas, carne de galinha de panela e assada no forno. Tá sem inspiração pra produzir o cardápio? Então a Chiesetta Alpina, no morro do Boa Vista em Jaraguá do Sul te espera as 10h30min para a Santa Missa e depois aquele almoço nas nuvens. É de comer rezando e descer rolando. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$20,00 e a partir de 11 anos até 12, é R$35,00 livre. A partir de 123 anos, com carteira de identidade dizem os organizadores que o almoço é grátis. Quem explica certinho e faz a reserva da sua família é Odila pelo (47)991720769.

PARTINDO
“Pegar carona nessa calda de cometa, pela Via láctea, estrada tão bonita...” Mágico, a Turma do Balão.
Abra-se para o novo, pense fora da caixa, viaje... Brinque de esconde- esconde, pique –pega, bola de sabão..... enfim, volte a ser criança. Pelo menos era uma época de nossas vidas que turistar não custava nada (pra gente) Estamos em outubro. Outubre-se.
#sextou&turistou.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos