TURISTANDO

Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Ver artigos

Ainda estamos em outubro? Eba!!!! Pense num mês de festas. Esse final de semana mesmo é de “sartá os butiá dos borso”. Amanhã Dia das Crianças e para os católicos Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Isso significa que festa e quermesse é o que não falta. Além de divertidas, bem perto de você. E nós vamos fazendo o que fazemos de melhor todas as sextas. Desfilamos um rosário de opções pra você turistar.

INDO
Sol, praia, verão rima com? ... isso mesmo: CAMARÃO. De 10 a 13 de outubro, em Porto Belo, tem o 6º Festival dessa iguaria. Tá certo que o verão está chegando em doses homeopáticas, mas já merecemos degustar amostras grátis do que será o verão nos nossos trópicos. Hoje, a animação é da dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano, amanhã do João Bosco e Vinícius e no domingo, Tchê Chaleira. Pra você que já salivou só de pensar bora preparar as malas pra dar um pulo ali pertinho do mar. Pros crustáceos às nossas mais sinceras condolências.

VINDO
Corupá, sempre surpreendente. De 10 a 13 de outubro tem exposição de Orquídeas no Bairro Seminário. A cidade detentora do IG da Banana mais doce do Brasil, com passeios de Maria Fumaça e com projetos de Turismo integrado a região do Quiriri faz bonito para a região. Gastronomia, atendimento, belezas naturais e o carisma dos moradores atrai turistas aos montes. O parabéns especial, nessa edição, vai para a nossa amiga Valéria de Oliveira, trabalhadora incansável do tema e importantíssima nesse sucesso todo.

TRADUZINDO
Segundo os últimos dados do IBGE, 87% do país declara-se Cristão e desses 65% católicos. Para esses fiéis 12 de outubro é uma data tão especial como o Dia das Mães. Nossa Senhora Aparecida é de longe a Santa mais lembrada nas preces Católicas e merece sua abrangência. Nós, pelo menos, não conhecemos nenhuma Paróquia sem pelo menos uma comunidade batizada com o nome da santa. Numa contagem rápida só em Santuários são pelo menos 43 dedicados à Virgem recolhida das águas do Rio Paraíba do Sul. O maior, sem dúvidas, é Basílica do Santuário Nacional em Aparecida, origem da imagem em terracota.

DEGUSTANDO
Domingo é dia de almoço em família. Polenta, macarrão, arroz, fortaia, saladas, carne de galinha de panela e assada no forno. Tá sem inspiração pra produzir o cardápio? Então a Chiesetta Alpina, no morro do Boa Vista em Jaraguá do Sul te espera as 10h30min para a Santa Missa e depois aquele almoço nas nuvens. É de comer rezando e descer rolando. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$20,00 e a partir de 11 anos até 12, é R$35,00 livre. A partir de 123 anos, com carteira de identidade dizem os organizadores que o almoço é grátis. Quem explica certinho e faz a reserva da sua família é Odila pelo (47)991720769.

PARTINDO
“Pegar carona nessa calda de cometa, pela Via láctea, estrada tão bonita...” Mágico, a Turma do Balão.
Abra-se para o novo, pense fora da caixa, viaje... Brinque de esconde- esconde, pique –pega, bola de sabão..... enfim, volte a ser criança. Pelo menos era uma época de nossas vidas que turistar não custava nada (pra gente) Estamos em outubro. Outubre-se.
#sextou&turistou.

Notas

PLANO DIRETOR - A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou ontem (6), a penúltima audiência pública de apresentação do Plano Diretor. O próximo (e último) acontece no dia 13 de novembro, na Câmara de Vereadores. Com ela, fecha as cinco audiências previamente programadas, onde os participantes se envolvem e discutem sobre este instrumento norteador da política de desenvolvimento municipal.

Vereador quer áreas de alagamentos mapeadas - O vereador Celestino Klinkoski mostrou preocupação com os alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o volume de precipitação chegou a 55 mm no domingo à tarde e vários pontos da cidade sofreram com a água. Ele citou como exemplo um local no bairro Rio da Luz onde os moradores ficaram isolados por conta da enchente. O parlamentar lembra que já pediu à Prefeitura que restaure a tubulação da localidade e que troque por tubos novos, porém não foi atendido.

Klinkoski sugeriu que o município faça um trabalho de identificação dos locais de maior risco de alagamento. A partir desse mapeamento, a Secretaria de Obras poderá realizar a limpeza das tubulações e as obras de drenagem para evitar novos transtornos. O vereador também pede que a população ligue na Ouvidoria da Prefeitura (0800 642 0156) para que se possa fazer o mapeamento. Ele alerta que essa foi a primeira grande chuva que ocorreu neste semestre e que há muitas outras por vir com o verão que está por vir.

Estado vai duplicar trecho da SC-108 na região de Joinville - A ordem de serviço para início da obra de restauração e duplicação da SC-108, em Joinville foi assinada na terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A iniciativa faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura catarinense.

O trecho, de pouco mais de 5 quilômetros, liga a BR-102 ao Distrito Industrial de Joinville onde estão localizadas mais de 200 empresas. O processo licitatório começou em 2017, mas só foi finalizado em 2018, aguardando desde então a ordem de serviço.

Atualmente sem qualquer manutenção, é por este trecho da rodovia que escoa boa parte da produção industrial do município. As obras se estenderão do entroncamento da BR-101 até a Rua Tenente Antônio João, passando pelas Ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, e o acesso à Rua Dona Francisca.

 

Tubulação maior para escoamento - O vereador Arlindo Rincos (PSD) criticou a Administração Municipal em continuar implantando tubos de 40 centímetros em vias estruturais do município. Ele mostrou imagens que moradores fizeram no último final de semana mostrando alagamentos em vários pontos de Jaraguá do Sul. Segundo ele, as ruas foram alagadas com menos de meia hora de chuva intensa. Rincos lembrou que ele foi autor de um projeto de lei que proibia o município de implantar tubos com menos de 80cm nas vias estruturais da cidade, porém o projeto não foi aprovado porque esta é uma matéria em que apenas o Executivo pode deliberar. Ele pediu que a Prefeitura envie um projeto nos mesmos moldes para a Câmara, lembrando que o custo não sofre grandes variações pela bitola dos tubos.

Juraszek informa compra de saibreira - O vereador Eugênio Juraszek anunciou que o projeto de lei que vai permitir à Prefeitura comprar uma saibreira no Garibaldi na Câmara, o que vai possibilitar a retirada do material para a macadamização das ruas, principalmente nas áreas rurais. A ideia, segundo disse, é que o projeto seja votado ainda na sessão de quinta-feira (7). Juraszek observou que a luta para a aquisição é de oito anos, pelo menos. Outra observação refere-se à análise prévia do solo nas ruas que recebem pavimentação, o que dá segurança de que a deterioração não ocorra como até então.

 

Agenda

Ver todos