TURISTANDO

Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Ver artigos

Zic, zac, zic, zac, hoy hoy, hoy.... Chegou outubro!!! Prosit!
As festas mais divertidas e etílicas do Sul do País iniciam o findouro trimestre de 2019 e prometem muita diversão. Pros saudosos e ainda alcoolizados da Fenachopp ou da Schützenvereinfest (in memoriam), as opções são inúmeras. Marejada, Oktoberfest, Schützenfest, Bierville, Festa das Flores, Festa do Boi Ralado, Fenarreco, Oktoberfest de Itapiranga, Biergartenplatz, Heimatfest... É pra caneco nenhum ficar vazio.

INDO
De 10 a 20 de outubro em Brusque a Festa do Marreco vai ser sui generis. Alimentação da mais alta qualidade, chopp geladíssimo e atrações musicais e de diversão que são para todas as famílias. Além do bônus de estar em Brusque, terra da FIP, Havan e de grandes lojistas de moda. Parece que os marrecos até tentaram fazer um regime pra não irem pra panela, mas não adiantou. Dizem até que alguns já marinam felizes em gamelas de chopp. Vai saber. Um dos maiores organizadores e divulgadores da festa é o nosso amigo Ademir Moraes que visita incansavelmente todos os cantos do Estado com as realezas e os mascotes para divulgar o evento.

VINDO
Aqui em Joinville, de 9 a 13 de outubro a Bierville é uma opção mais próxima pros degustadores das melhores cervejas do país. Ali na Expoville, palco de inúmeros eventos outubrinos estará esperando turistas e visitantes para a atração. Festa, música e claro, o líquido ouro efervenecerá nas taças mais sedentas. Programe sua visita e leve a família pra cidade dos príncipes, das flores e da Bierville.

TRADUZINDO
Gamela – Segundo o Dicio, é uma tigela muito grande, em geral de madeira ou barro, usada para dar comida aos porcos, e que serve para banhos, lavagens etc. Lembramos dos casamento antigos, em casa da família da noiva, em que as comidas eram preparadas em gamelas, temperadas ou descansadas para fruir gosto e curtir a preparação. Só quem já comeu um churrasco daqueles de igreja, ou um marreco embebido em temperos 24h antes de assar num vasilhame desse sabe o seu valor.

DEGUSTANDO
Não podíamos deixar de fornecer nesse espaço a mais deliciosa receita do marreco recheado a moda alemã. Confere ai: INGREDIENTES 1 marreco limpo com miúdos (coração, moela e fígado), 1 limão, 1 cebola média, 3 pãezinhos franceses, 1/3 xícara (de chá) de água, 1 colher (sopa) de salsinha picada, 1 colher (sopa) de cebolinha picada MODO DE PREPARO - Tempere o marreco com sal, limão e pimenta-do-reino. Moa os miúdos junto com os pãezinhos amolecidos na água, tempere com sal, salsinha e cebolinha e cebola. Misture bem os ingredientes e recheie o marreco com esta massa. Leve ao forno moderado (180ºC). 

Coloque o marreco para assar com o peito para cima em uma assadeira profunda (ferro ou alumínio). Adicione 1/2 copo de água. Quando estiver dourado, retire o líquido que se formou na assadeira. Adicione 1/2 copo de água. Regue o marreco com o molho que se formou para que ficar bem dourado. Repolho Roxo - 1/2 xícara (chá) de vinho tinto suave, 06 cravos da índia, 01 colher (sopa) de açúcar, 01 repolho roxo pequeno cortado bem fininho. Coloque numa panela todos os ingredientes para refogar por uns 15 minutos. Mexa constantemente para que cozinhe por igual. Se for necessário, adicione um pouco de água. Existem diferentes versões do repolho roxo. Algumas delas incluem carne de porco defumada, bacon e maçã. Porém, se você não tiver esses dotes culinários pode pegar ali no Zimdars em Guaramirim, já vem recheado e pronto para assar.

PARTINDO
“Do leme ao Pontal”, Maia, o Tim.
Abra-se para o novo, pense fora da caixa, viaje... Santa Catarina é o melhor Estado para se morar, visitar e turistar. Em outubro então!!!! Outubre-se.

#sextou&turistou.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos