TURISTANDO

Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Ver artigos

Zic, zac, zic, zac, hoy hoy, hoy.... Chegou outubro!!! Prosit!
As festas mais divertidas e etílicas do Sul do País iniciam o findouro trimestre de 2019 e prometem muita diversão. Pros saudosos e ainda alcoolizados da Fenachopp ou da Schützenvereinfest (in memoriam), as opções são inúmeras. Marejada, Oktoberfest, Schützenfest, Bierville, Festa das Flores, Festa do Boi Ralado, Fenarreco, Oktoberfest de Itapiranga, Biergartenplatz, Heimatfest... É pra caneco nenhum ficar vazio.

INDO
De 10 a 20 de outubro em Brusque a Festa do Marreco vai ser sui generis. Alimentação da mais alta qualidade, chopp geladíssimo e atrações musicais e de diversão que são para todas as famílias. Além do bônus de estar em Brusque, terra da FIP, Havan e de grandes lojistas de moda. Parece que os marrecos até tentaram fazer um regime pra não irem pra panela, mas não adiantou. Dizem até que alguns já marinam felizes em gamelas de chopp. Vai saber. Um dos maiores organizadores e divulgadores da festa é o nosso amigo Ademir Moraes que visita incansavelmente todos os cantos do Estado com as realezas e os mascotes para divulgar o evento.

VINDO
Aqui em Joinville, de 9 a 13 de outubro a Bierville é uma opção mais próxima pros degustadores das melhores cervejas do país. Ali na Expoville, palco de inúmeros eventos outubrinos estará esperando turistas e visitantes para a atração. Festa, música e claro, o líquido ouro efervenecerá nas taças mais sedentas. Programe sua visita e leve a família pra cidade dos príncipes, das flores e da Bierville.

TRADUZINDO
Gamela – Segundo o Dicio, é uma tigela muito grande, em geral de madeira ou barro, usada para dar comida aos porcos, e que serve para banhos, lavagens etc. Lembramos dos casamento antigos, em casa da família da noiva, em que as comidas eram preparadas em gamelas, temperadas ou descansadas para fruir gosto e curtir a preparação. Só quem já comeu um churrasco daqueles de igreja, ou um marreco embebido em temperos 24h antes de assar num vasilhame desse sabe o seu valor.

DEGUSTANDO
Não podíamos deixar de fornecer nesse espaço a mais deliciosa receita do marreco recheado a moda alemã. Confere ai: INGREDIENTES 1 marreco limpo com miúdos (coração, moela e fígado), 1 limão, 1 cebola média, 3 pãezinhos franceses, 1/3 xícara (de chá) de água, 1 colher (sopa) de salsinha picada, 1 colher (sopa) de cebolinha picada MODO DE PREPARO - Tempere o marreco com sal, limão e pimenta-do-reino. Moa os miúdos junto com os pãezinhos amolecidos na água, tempere com sal, salsinha e cebolinha e cebola. Misture bem os ingredientes e recheie o marreco com esta massa. Leve ao forno moderado (180ºC). 

Coloque o marreco para assar com o peito para cima em uma assadeira profunda (ferro ou alumínio). Adicione 1/2 copo de água. Quando estiver dourado, retire o líquido que se formou na assadeira. Adicione 1/2 copo de água. Regue o marreco com o molho que se formou para que ficar bem dourado. Repolho Roxo - 1/2 xícara (chá) de vinho tinto suave, 06 cravos da índia, 01 colher (sopa) de açúcar, 01 repolho roxo pequeno cortado bem fininho. Coloque numa panela todos os ingredientes para refogar por uns 15 minutos. Mexa constantemente para que cozinhe por igual. Se for necessário, adicione um pouco de água. Existem diferentes versões do repolho roxo. Algumas delas incluem carne de porco defumada, bacon e maçã. Porém, se você não tiver esses dotes culinários pode pegar ali no Zimdars em Guaramirim, já vem recheado e pronto para assar.

PARTINDO
“Do leme ao Pontal”, Maia, o Tim.
Abra-se para o novo, pense fora da caixa, viaje... Santa Catarina é o melhor Estado para se morar, visitar e turistar. Em outubro então!!!! Outubre-se.

#sextou&turistou.

Notas

PLANO DIRETOR - A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou ontem (6), a penúltima audiência pública de apresentação do Plano Diretor. O próximo (e último) acontece no dia 13 de novembro, na Câmara de Vereadores. Com ela, fecha as cinco audiências previamente programadas, onde os participantes se envolvem e discutem sobre este instrumento norteador da política de desenvolvimento municipal.

Vereador quer áreas de alagamentos mapeadas - O vereador Celestino Klinkoski mostrou preocupação com os alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o volume de precipitação chegou a 55 mm no domingo à tarde e vários pontos da cidade sofreram com a água. Ele citou como exemplo um local no bairro Rio da Luz onde os moradores ficaram isolados por conta da enchente. O parlamentar lembra que já pediu à Prefeitura que restaure a tubulação da localidade e que troque por tubos novos, porém não foi atendido.

Klinkoski sugeriu que o município faça um trabalho de identificação dos locais de maior risco de alagamento. A partir desse mapeamento, a Secretaria de Obras poderá realizar a limpeza das tubulações e as obras de drenagem para evitar novos transtornos. O vereador também pede que a população ligue na Ouvidoria da Prefeitura (0800 642 0156) para que se possa fazer o mapeamento. Ele alerta que essa foi a primeira grande chuva que ocorreu neste semestre e que há muitas outras por vir com o verão que está por vir.

Estado vai duplicar trecho da SC-108 na região de Joinville - A ordem de serviço para início da obra de restauração e duplicação da SC-108, em Joinville foi assinada na terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A iniciativa faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura catarinense.

O trecho, de pouco mais de 5 quilômetros, liga a BR-102 ao Distrito Industrial de Joinville onde estão localizadas mais de 200 empresas. O processo licitatório começou em 2017, mas só foi finalizado em 2018, aguardando desde então a ordem de serviço.

Atualmente sem qualquer manutenção, é por este trecho da rodovia que escoa boa parte da produção industrial do município. As obras se estenderão do entroncamento da BR-101 até a Rua Tenente Antônio João, passando pelas Ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, e o acesso à Rua Dona Francisca.

 

Tubulação maior para escoamento - O vereador Arlindo Rincos (PSD) criticou a Administração Municipal em continuar implantando tubos de 40 centímetros em vias estruturais do município. Ele mostrou imagens que moradores fizeram no último final de semana mostrando alagamentos em vários pontos de Jaraguá do Sul. Segundo ele, as ruas foram alagadas com menos de meia hora de chuva intensa. Rincos lembrou que ele foi autor de um projeto de lei que proibia o município de implantar tubos com menos de 80cm nas vias estruturais da cidade, porém o projeto não foi aprovado porque esta é uma matéria em que apenas o Executivo pode deliberar. Ele pediu que a Prefeitura envie um projeto nos mesmos moldes para a Câmara, lembrando que o custo não sofre grandes variações pela bitola dos tubos.

Juraszek informa compra de saibreira - O vereador Eugênio Juraszek anunciou que o projeto de lei que vai permitir à Prefeitura comprar uma saibreira no Garibaldi na Câmara, o que vai possibilitar a retirada do material para a macadamização das ruas, principalmente nas áreas rurais. A ideia, segundo disse, é que o projeto seja votado ainda na sessão de quinta-feira (7). Juraszek observou que a luta para a aquisição é de oito anos, pelo menos. Outra observação refere-se à análise prévia do solo nas ruas que recebem pavimentação, o que dá segurança de que a deterioração não ocorra como até então.

 

Agenda

Ver todos