Últimas colunas de Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

Começamos o décimo primeiro mês do calendário e logo logo é Natal. Sim...aquela lista infinita de metas para esse ano foram superadas, suprimidas e atualmente estão sintetizadas em "preciso emagrecer, urgentemente". Poderíamos dar dezenas de dicas para essa inglória missão, mas só nos resta lamentar e apresentar ainda mais possibilidades de entender que só se vive uma vez nessa passagem que chamamos de vida. E como turistar é viver, lá vamos nós...

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

O mês mais etílico de Santa Catarina se despede ainda no ritmo das bandinhas alemãs. Por mais que pareça redundante o mês é sempre festivo aqui no Estado. Festas típicas e tradicionais se acotovelam para atender bem os visitantes e turistas. Sempre com foco na boa comida e bebida os eventos só fazem crescer. Se souber cantar em alemão é um diferencial, se não souber fica só no refrão do e tudo certo.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

Ei você, que já está virando sapo. Pra você que só vê sol na novela das nove no Rio de Janeiro, calma. Uma hora o céu limpo aparece. E em se falando de hora, acabou o horário de verão. Na verdade não acabou, pois nem vai começar. Você que está esperando para adiantar o relógio em uma hora, esqueça, esse ano é na "Hora de Deus" como diriam os antigos. Por isso, não perca o seu tempo ficando em casa nesse final de semana. Bora passear. Vai que a gente leva uma sorte de pegar um tempo bom por ai...

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

Ainda estamos em outubro? Eba!!!! Pense num mês de festas. Esse final de semana mesmo é de "sartá os butiá dos borso". Amanhã Dia das Crianças e para os católicos Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Isso significa que festa e quermesse é o que não falta. Além de divertidas, bem perto de você. E nós vamos fazendo o que fazemos de melhor todas as sextas. Desfilamos um rosário de opções pra você turistar.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

Zic, zac, zic, zac, hoy hoy, hoy.... Chegou outubro!!! Prosit! As festas mais divertidas e etílicas do Sul do País iniciam o findouro trimestre de 2019 e prometem muita diversão. Pros saudosos e ainda alcoolizados da Fenachopp ou da Schützenvereinfest (in memoriam), as opções são inúmeras. Marejada, Oktoberfest, Schützenfest, Bierville, Festa das Flores, Festa do Boi Ralado, Fenarreco, Oktoberfest de Itapiranga, Biergartenplatz, Heimatfest... É pra caneco nenhum ficar vazio.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

O Inverno acabou, a primavera chegou e as mais tradicionais festas de Santa Catarina já estão organizadas. Prepare seu caneco que as rotas cervejeiras estão pingando em bicas, a gastronomia está cada vez mais gourmet e a animação não se contém em si pra fazer o melhor destino de turismo do Brasil honrar o título com louvor...

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

São Paulo sedia na próxima semana mais uma edição da Expo Internacional de Turismo, tradicional ABAV. É uma feira anual de Turismo a exemplo das quais ocorrem em Foz do Iguaçu em junho e em Gramado em novembro. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, ligada a ONU, o Turismo e seus steakholders é o terceiro setor que mais emprega no mundo...

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

Turistando

Opa, voltamos de volta e em definitivo pra esse dia especial chamado sexta-feira. O dia de pensar maldades, como fugir da dieta, entornar um balde de gelada ou mesmo hibernar até segunda feira ou a próxima volta de Jesus (o que vier antes). Por isso espia aqui que essa bagaça está fumegante e vai ajudar a dar uma melhorada no seu astral pra esse findi... Aperte o Play e veja mais ??

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

Parque Vila Germânica em Blumenau está nesse final de semana com os amantes das duas rodas. É o MotoBlu, Encontro Brasileiro de Motociclistas. De sexta a domingo, das 10h às 04h da matina. Vale lembrar: se beber não dirija, se dirigir não beba, mas se for beber nos convide. Ein Catharina Sour bitte. (Uma cerveja Catharina Sour por favor!) Saber o essencial do alemão é muito importante nessas horas.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

Nesse final de semana tem a Feira Regional de Agricultura Familiar e Artesanato Sabores de Guaramirim no salão da Igreja Matriz. Hoje inicia às 14h, amanhã e domingo das 9h às 21h. Pra quem curte um passeio em família numa feirinha com o que tem de melhor da colônia está aí uma boa opção. Lembrando que o serviço de cozinha é com os Bombeiros Voluntários e será uma atração a parte

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO

Esse final de semana pra quem já está com saudades do sol, verão, praia, som alto e bumbuns no chão aí vai uma dica interessante: Anitta e DJ Dennis estarão hoje a noite no Music Park em Balneário Camboriú. Aproveita e junta com o sol do final de semana que promete aparecer por lá também

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski

TURISTANDO 26.07.2019

Jaraguá é gigante e está de aniversário. 143 anos consolidando com sucesso o lema "grandeza pelo trabalho" estampado em seu brasão. Do morro do Boa Vista ao Rio Itapocu os pontos e equipamentos turísticos se multiplicam. Chiesetta Alpina, Parque Malwee, Arena Jaraguá, Femusc, Schutzenfest, museus, restaurantes... é um sem fim de atrações que encantam diariamente quem mora ou visita esse vale. Por isso, prepare-se para cantar parabéns ao som de Familia Lima, na segunda feira na Arena Jaraguá, após o desfile e o corte do bolo.

Por Rodrigo Ademir da Silva e Elvira Maria Radwanski
1 2

Notas

PLANO DIRETOR - A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou ontem (6), a penúltima audiência pública de apresentação do Plano Diretor. O próximo (e último) acontece no dia 13 de novembro, na Câmara de Vereadores. Com ela, fecha as cinco audiências previamente programadas, onde os participantes se envolvem e discutem sobre este instrumento norteador da política de desenvolvimento municipal.

Vereador quer áreas de alagamentos mapeadas - O vereador Celestino Klinkoski mostrou preocupação com os alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o volume de precipitação chegou a 55 mm no domingo à tarde e vários pontos da cidade sofreram com a água. Ele citou como exemplo um local no bairro Rio da Luz onde os moradores ficaram isolados por conta da enchente. O parlamentar lembra que já pediu à Prefeitura que restaure a tubulação da localidade e que troque por tubos novos, porém não foi atendido.

Klinkoski sugeriu que o município faça um trabalho de identificação dos locais de maior risco de alagamento. A partir desse mapeamento, a Secretaria de Obras poderá realizar a limpeza das tubulações e as obras de drenagem para evitar novos transtornos. O vereador também pede que a população ligue na Ouvidoria da Prefeitura (0800 642 0156) para que se possa fazer o mapeamento. Ele alerta que essa foi a primeira grande chuva que ocorreu neste semestre e que há muitas outras por vir com o verão que está por vir.

Estado vai duplicar trecho da SC-108 na região de Joinville - A ordem de serviço para início da obra de restauração e duplicação da SC-108, em Joinville foi assinada na terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A iniciativa faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura catarinense.

O trecho, de pouco mais de 5 quilômetros, liga a BR-102 ao Distrito Industrial de Joinville onde estão localizadas mais de 200 empresas. O processo licitatório começou em 2017, mas só foi finalizado em 2018, aguardando desde então a ordem de serviço.

Atualmente sem qualquer manutenção, é por este trecho da rodovia que escoa boa parte da produção industrial do município. As obras se estenderão do entroncamento da BR-101 até a Rua Tenente Antônio João, passando pelas Ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, e o acesso à Rua Dona Francisca.

 

Tubulação maior para escoamento - O vereador Arlindo Rincos (PSD) criticou a Administração Municipal em continuar implantando tubos de 40 centímetros em vias estruturais do município. Ele mostrou imagens que moradores fizeram no último final de semana mostrando alagamentos em vários pontos de Jaraguá do Sul. Segundo ele, as ruas foram alagadas com menos de meia hora de chuva intensa. Rincos lembrou que ele foi autor de um projeto de lei que proibia o município de implantar tubos com menos de 80cm nas vias estruturais da cidade, porém o projeto não foi aprovado porque esta é uma matéria em que apenas o Executivo pode deliberar. Ele pediu que a Prefeitura envie um projeto nos mesmos moldes para a Câmara, lembrando que o custo não sofre grandes variações pela bitola dos tubos.

Juraszek informa compra de saibreira - O vereador Eugênio Juraszek anunciou que o projeto de lei que vai permitir à Prefeitura comprar uma saibreira no Garibaldi na Câmara, o que vai possibilitar a retirada do material para a macadamização das ruas, principalmente nas áreas rurais. A ideia, segundo disse, é que o projeto seja votado ainda na sessão de quinta-feira (7). Juraszek observou que a luta para a aquisição é de oito anos, pelo menos. Outra observação refere-se à análise prévia do solo nas ruas que recebem pavimentação, o que dá segurança de que a deterioração não ocorra como até então.

 

Agenda

Ver todos