Por que você não investe?

Cristiano Mahfud Watzko

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Pós-graduado (MBA em Direito Empresarial) pela SUSTENTARE - Escola de Negócios, com atuação no Departamento de Direito Tributário.

Ver artigos

  Recentemente na página do ‘Valor Investe’, li o artigo que tinha o seguinte título: “Por que você não investe? Veja o que os brasileiros responderam”.
  Considerei as informações muito pertinentes e por isso compartilho-as abaixo. A pesquisa realizada pela gestora BlackRock com 1.050 brasileiros revelou que 61% dos entrevistados não investem por achar que não tem dinheiro suficiente pra isso. E por incrível que pareça, 20% por medo de perder tudo.
  Em recente entrevista dada ao Valor Investe a influenciadora digital Nathália Arcuri disse que o grande problema do brasileiro hoje não é falta de dinheiro para investir e sim falta de conhecimento.
  O dado é preocupante, pois, muitos brasileiros não conhecem princípios básicos de investimentos. E você leitor (a), como está seu conhecimento sobre o tema? A resposta é sua. Se estiver bom, sempre podes buscar mais conhecimento, se estiver ruim, tenha certeza de que podes e deves buscar conhecer pelo menos o básico.
  Para saber: “Em produtos de renda fixa - fundos, títulos do Tesouro Direto, CDBs, debêntures -, tidos como mais conservadores, é muito difícil você não ter retorno algum e ainda perder todo o dinheiro que aplicou. A não ser que o banco ou a empresa que emitiram o CDB ou a debênture que você comprou quebre. [...] Isso sem contar que, no caso dos CDBs há o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) que cobre até R$ 250 mil, por CPF e por instituição financeira. [...] Já em produtos de renda variável, como as ações, a rentabilidade é muito mais volátil do que na renda fixa, mas mesmo assim não se perde tudo. [...] Quantas pessoas você já ouviu falar que compraram R$ 100 em ações, por exemplo, e depois não resgataram nada, zero? Imagino que nenhuma, não? Pode ser que seu amigo, prima, tio tenha perdido parte do que investiu se resgatou num momento de baixa, mas completamente tudo é bem mais difícil. Só para quem investe todo o dinheiro numa única empresa e essa única empresa quebra. Mas a falta de diversificação também seria um sintoma da falta de conhecimento sobre investir”.

No quadro abaixo, segue algumas informações da pesquisa:

Principais razões para não ter começado a investir

Fonte: BlackRock

  Em outro trecho do artigo temos o seguinte: “Entre os que disseram investir em algo, 62% têm dinheiro na poupança, na conta corrente ou guarda as cédulas em casa mesmo. Para seis em cada dez estes são locais seguros e mais da metade acredita que são controlados (seus principais pontos positivos). Ou seja, as pessoas acreditam que ter dinheiro embaixo do colchão ou parado na conta corrente de fato é um investimento. Mais um ponto pra falta de conhecimento”.
  Caro (a) leitor (a), se já tens alguma coisa guardada e acha que não tem grana suficiente pra fazer sua primeira aplicação financeira (além da poupança), preciso informá-lo que existe sim. Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que se não tiver pelo menos um bom valor sobrando na conta não vale a pena tirar da poupança. Existem diversas opções no mercado. Cabe a você leitor (a) buscar e querer fazer diferente daqui para frente. Desejo sucesso financeiro ao leitor (a). Sinta-se à vontade para entrar em contato através do e-mail: [email protected] Até a próxima.

Notas

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Coleta de lixo e Águas de Massaranduba - A coleta de lixo em Massaranduba será normal, parando apenas no Natal (25) e na virada de ano (1º). Já a coleta seletiva que acontece sempre nas quartas-feiras, serão realizadas nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro de 2020. Na Águas de Massaranduba, o atendimento comercial encerra no dia 23 e retorna no dia 3 de janeiro. O atendimento normal a partir de 6 de janeiro. Para emergências ligar para 0800-643-4070, ou (47) 3379-2595.

Agenda

Ver todos