POLÍTICA & POLÍTICOS

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Proteção à mulher - Previsto no programa de governo de Cecília Konell/Irineu Pasold (2009/2012), algumas medidas de proteção e combate à violência contra a mulher não saíram do papel. A chamada Casa de Proteção à Família, com abrangência regional em parceria com o governo do Estado e prefeituras de Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder, nem mesmo teve definida a cidade sede. Agora, o vereador Eugênio Jurazeski (PP) defende que a estrutura seja criada em Jaraguá do Sul, onde mais de 160 casos são registrados todos os meses. Nos moldes do que já existe em Joinville e São Bento do Sul. O próximo passo, segundo o vereador, é constituir uma comissão de trabalho em busca de soluções práticas.

Pânico 1- Em setembro desse ano entrou em fase de testes em municípios do Sul catarinense o aplicativo “botão do pânico” da Polícia Militar. Que permite o registro de ocorrências para vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas contra o agressor. A ferramenta, feita para celulares, possibilita uma comunicação direta com a PM, segundo a corporação.

Pânico 2- A região Sul foi escolhida para testar o projeto por ter uma Central de Emergência com poucas perdas de ligações, uma rede de vizinhos bem sedimentada e rede de proteção à mulher com retornos preventivos. O aplicativo é parceria da PM com o Ministério Público de SC e o Tribunal de Justiça. Mas apenas os celulares com sistema operacional Android podem ter a ferramenta.

Sindicatos- No Brasil, com o devido registro legal, estão em atividades 16.922 sindicatos, federações e confederações de trabalhadores. Neste cenário Santa Catarina se destaca 1.167 instituições do gênero, bem à frente de estados mais populosos como Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro. Há casos em Blumenau, na área têxtil, de dois sindicatos representando trabalhadores do mesmo setor e, até, um sindicato dos funcionários do próprio sindicato.

Me engana!- Deputados federais da região “comemoram” a aprovação do Pacote Anti-Crimes do ministro da Justiça, Sérgio Moro, quando ainda era juiz federal em Curitiba. Mas, pelo óbvio, escondem as mutilações que fizeram. É só comparar o documento original com o que foi aprovado dias atrás. Ou alguém acredita que a proposta de Moro teria 408 votos favoráveis entre os 419 deputados presentes à sessão sem mudanças?

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) esteve em Jaraguá do Sul para receber das mãos do coronel Amarildo de Assis Alves o diploma “Amigo da 12ª Região Militar”, criado por decreto do ex-governador Pinho Moreira em 2017. Entre as oito pessoas homenageadas estava o prefeito Antídio Lunelli (MDB), cuja gestão tem sido parceira do 14º Batalhão da Polícia Militar e o comandante geral da PM, coronel Araújo Gomes. Em 1986, a PM de Jaraguá do Sul passou à categoria de 3ª Companhia do 8º Batalhão, sediado em Joinville. Dois anos depois, em 1988, o então prefeito Durval Vasel materializou a doação de uma área no Bairro Nova Brasília, onde hoje está edificado o quartel da corporação. Também por decretos assinados pelo então governador Esperidião Amin (PP), foi criado o 14º Batalhão da PM (2001), e o que deu o nome de Tenente-coronel Leônidas Cabral Herbster (2002) à edificação. Herbster também exerceu as funções de auxiliar de delegado e prefeito nomeado (1946 e 1947).

Tucanos 1- Durante congresso nacional do PSDB em Brasília, no fim de semana, o ex-deputado Gelson Merisio assinou filiação. Abonada pelo presidente do diretório nacional, Bruno Araújo, pela presidente do diretório catarinense e deputada federal, Geovania de Sá, e o governador de São Paulo, João Dória Júnior, um pré-candidato a presidente da República.

Tucanos 2- Merisio mudou seu domicilio para Joinville e é apontado como candidato a prefeito em 2020. Tucanos descartaram candidatura do ex-senador Paulo Bauer, radicado na cidade desde a juventude e hoje à serviço de Jair Bolsonaro (PSL). Em 2010, com as bênçãos do “padrinho” Luiz Henrique da Silveira (MDB) fez 165 mil votos para senador. Em 2018, sem LHS, 65 mil.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos