POLÍTICA & POLÍTICOS

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Pente fino - Já passou pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados projeto de lei do deputado Fábio Schiochet (PSL), que cruza dados de hóspedes dos hotéis com dados de mandados de prisão. Para deter foragidos da Justiça que transitam pelo território nacional. A proposta determina também que o Conselho Nacional de Justiça crie mecanismos para que polícia seja acionada sempre que pessoa procurada der entrada como hóspede em hotéis.  A ideia é reduzir o número de mandados de prisão em aberto no Brasil, que chegou a 190 mil no final do ano passado. Ao se hospedar em qualquer hotel no Brasil, o suspeito ou criminoso poderá ser identificado e imediatamente preso.

Histórico 1- Sepultado em Florianópolis o advogado Saulo Vieira, 80 anos de idade. Destacou-se na criação do MDB catarinense, fundado em 1964 e oficializado em 1966. E na campanha de Pedro Ivo de Figueiredo Campos (Joinville) a governador de quem foi secretário da Casa Civil em 1987. Vieira é considerado como um dos emedebistas “históricos”. O MDB foi um dos dois partidos do sistema de bipartidarismo implantado pelo governo militar. Uma legenda de oposição. A Aliança Renovadora Nacional (Arena) apoiou o regime.

Histórico 2- Pedro Ivo quebrou uma sequência histórica de governadores apoiadores do regime militar: Colombo Machado Salles (1971/1975), Antônio Carlos Konder Reis (1975/1979) e Jorge Konder Bornhausen (1979/1982). Os três eleitos pela chamada via indireta (Assembleia Legislativa) e sucedidos por Esperidião Amin (1983/1987) já eleito pelo voto direto. Antes deles e também pelo voto direto, Celso Ramos (1961/1966) e Ivo Silveira (1966/1971).

Nova ponte- Vereador Pedro Garcia(MDB) quer reunir lideranças políticas e entidades de classe visando solução para o grande gargalo da BR-280 na Ponte do Portal. Em 2017, apelo foi feito ao governador Raimundo Colombo (PSD), mas sem resposta. É bom lembrar que o projeto original das obras do trecho urbano da BR-280, contratado pela Amvali em 2012, previa uma ponte nova. Mas, já se sabe, não será construída tão cedo.

Saída- Foi para o Senado projeto de lei dos deputados tucanos Otávio Leite (RJ) e Domingos Sávio (MG) já aprovado pela Câmara dos Deputados permitindo que clubes de futebol deixem de ser associações para se transformarem em empresas. Com vantagens tributárias e renegociação de dívidas. Eis a chance de clubes como o Juventus e, pode-se dizer, todos os outros de SC, saírem do buraco. Ou, a depender das diretorias, se enterrarem ainda mais.

“Não!”- Por unanimidade o Conselho Municipal de Turismo de Pomerode rejeitou projeto de lei do prefeito Ércio Kriek (DEM) obrigando a contratação de guias locais para conduzir ônibus e vans com mais de oito turistas em visita ao município. Gerando custos extras aos visitantes e ao próprio município, já que a proposta implicaria em mobilização de fiscais da Prefeitura. Não por acaso, o Conselho foi respaldado pela comunidade, comércio, restaurantes e por aí afora.

Passados 122 de sua fundação, a “rodoviária” de Corupá tem como referência a Padaria e Confeitaria Thieme. Frio, chuva, calor, não importa, os passageiros esperam os ônibus na calçada em frente. Em 2013, o então prefeito Luiz Carlos Tamanini (MDB) chegou a propor, como “área ideal”, um terreno de 5 mil m2 próximo a um posto de combustível às margens da BR-280. Seria a primeira rodoviária do município, mas nada saiu do papel. Assim, em pleno século 21, com o mundo conectado via internet, dos cinco maiores municípios da região do Itapocu só Jaraguá do Sul e Massaranduba possuem rodoviárias. Mesmo que acanhadas, com manutenção mínima e sem qualquer atrativo para os usuários. Guaramirim, até hoje, usa a antiga estrutura da estação ferroviária. Eis AÍ um investimento que, pelo visto, não se encaixa nas prioridades (políticas) dos prefeitos que se sucedem.

No STF- O ex-presidente Lula (PT) recorreu ao Supremo Tribunal Federal depois de ter a pena aumentada, de 12 anos e 11 meses de prisão para 17 anos e um mês, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Em pedido de anulação da sentença em segunda instância no caso do sítio de Atibaia (SP), acusado de corrupção passiva (quando a pessoa sabe e não denuncia) e lavagem de dinheiro. Recentemente, por 6 votos a 5 o STF decidiu pela soltura de condenados em segunda instância até que todos os recursos previstos na área do Judiciário se esgotem.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos