POLÍTICA & POLÍTICOS

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Transporte integrado - O transporte coletivo de passageiros (municipal e intermunicipal) entre os municípios da região metropolitana de Florianópolis passa a ser integrado. Com um único sistema que vai facilitar os deslocamentos dos usuários. Além de reorganizar as linhas de ônibus, haverá um único cartão de transporte, veículos modernos e com acessibilidade, informações ao usuário e novos terminais de ônibus. E veículos elétricos, ou com energia fotovoltaica, não poluentes.

Monopólio- Enquanto isso, em Jaraguá do Sul, na Prefeitura rola desde 2009 um edital de licitação para nova proposta do de transporte público. Um monopólio vigente desde 1963. A proposta já foi modificada várias vezes e, até hoje, ainda não se chegou a uma conclusão. Quando concluído no âmbito da administração municipal, ainda terá de ser submetido ao crivo do Tribunal de Contas do estado, além de aprovação da Câmara de Vereadores.

Contra o STF- O discurso é do deputado federal Fábio Schiochet (PSL/Jaraguá do Sul): “Se o STF decidiu ser uma mãe para a bandidagem, nós aqui na Câmara dos Deputados vamos fazer pressão no Plenário, nas Comissões e fazer o Poder Legislativo cumprir sua função: representar os interesses do povo brasileiro e defender a nossa democracia! Uma minoria de defensores da corrupção e da impunidade comemora a libertação do presidiário Lula, mas nós vamos fazer nossa parte no Congresso Nacional e mostrar que a maioria do país é honesta e quer o fim desse absurdo”. A Câmara e o Senado retomam essa semana a discussão de PECs mantendo a prisão de condenados em segunda instância. Como o próprio STF havia decidido em 2016, incluindo o voto favorável do ministro Dias Toffoli, que na semana passada votou contra.

Salários- Sindicato dos servidores da Prefeitura de Jaraguá do Sul pretende reposição salarial de 13,55% apenas a título de perdas salariais entre 2016 e 2019, diz o presidente Luiz Cesar Schorner. E, ainda, reajuste de 3% referente aos últimos 12 meses a contar de maio deste ano a abril de 2020. Além do auxílio alimentação para todos os servidores. Para tanto o sindicato pretende uma audiência com o prefeito Antídio Lunelli (MDB).

O ilegal é legal- Aprovado pelo Senado na sexta-feira (8) projeto do senador Jorginho Mello (PL) que reduz a faixa não edificável de atualmente 15 metros para até 5 metros a partir da faixa pública de domínio de rodovias e ferrovias. Todas as construções irregulares nesta faixa- e todo o Vale do Itapocu é um grande exemplo disso- até a data sanção da lei pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) serão regularizadas.

Por quê?- Muito coerente o questionamento do governador Carlos Moisés (PSL) sobre a Proposta de Emenda Constitucional que extingue municípios com menos de cinco mil habitantes e que não tenham arrecadação mínima de 10% da receita liquida do orçamento: por que esses municípios são municípios? Perguntem lá na Assembleia Legislativa esses 105, dos atuais 295, foram criados por puro interesse político, partidário e pessoal, até.

É por isso- A PEC provocou discursos irados na Assembleia Legislativa. Valdir Cobalhcini (MDB), Marlene Fengler (PSD), Ada de Luca (MDB), Jerry Comper (MDB), Luciane Carminatti (PT), Altair Silva (PP) e Paulinha (PDT) condenaram a proposta. Ora, e seria diferente? É cada um defendendo o curralzinho eleitoral a quem dão migalhas das emendas parlamentares. E não por outra razão.

Parcialidade- Em nenhum momento qualquer um deles disse, alto e bom som, porém mais do que ninguém eles sabem, que os habitantes de municípios maiores não têm serviços adequados do Estado ou obras prioritárias porque se obrigam a dividir, em percentuais iguais, os impostos que pagam com quem vegeta financeiramente na condição de município.

Vai esperando- Durante audiência pública sobre plano de revitalização da Serra Dona Francisca, em Pirabeiraba (Joinville) o vereador Daguimar Nogueira (PSB/São Bento do Sul) ajoelhou-se diante do secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A quem implorou que, com o governador Carlos Moisés (PSL), visitasse a região de São Bento do Sul. “Vocês não sabem nada do que acontece lá. Nos escutem, escutem nosso prefeitos, eu imploro”. Nogueira foi demoradamente aplaudido, mas ficou sem resposta.

Notas

Amanhã é dia de cuca na Comunidade Evangélica Luterana da Vila Lenzi, das 6h às 11h. Mais informações e encomendas pelo telefone: (47) 3275-3063.

 

Na tarde desta quarta-feira (11), o deputado federal Carlos Chiodini, junto com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, e o secretário de Administração do município, Argos Burgardt, se reuniram com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), André Kuhn, para solicitar a recuperação da malha viária da entrada de Jaraguá do Sul. Para o deputado, a obra estruturante de aproximadamente R$ 2 milhões é de extrema importância e vai melhorar o principal acesso à cidade.

 

Alunas destaques do concurso CDL na Escola são premiadas - A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul entregou kits escolares para alunas e professoras vencedoras da etapa municipal do concurso CDL na Escola 2019. A iniciativa é uma parceria com a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), com apoio do Sicoob Cejascred. A aluna vencedora na categoria Redação foi Monize Eger D' Oliveira, do 9º ano da Escola Alberto Bauer, com apoio da professora Salete Miriam Coelho. Já na categoria Desenho, quem ganhou o prêmio foi Júlia Vicentin Pereira, do 4º ano da Escola Anna Töwe Nagel, com apoio da professora Andréia J. Renta. Além da premiação com os kits enviados pela FCDL, as alunas e professoras ganharam tablets doados pelo Sicoob Cejascred.

Centro de Especialidades Odontológicas terá um novo local - Está assegurado o valor de R$ 710 mil para reforço do orçamento do Fundo Municipal de Saúde para atender despesas com a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Vila Lenzi. A iniciativa objetiva ampliar e manter a oferta física da rede de atendimento individual em especialidades odontológicas disponibilizando à comunidade maior acesso aos serviços de saúde. O crédito especial decorre da necessidade de se promover a desapropriação de imóvel para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas. O CEO sairá do Centro Vida, onde está instalado em local acanhado para o tamanho da demanda, para um espaço próprio próximo a unidade básica de saúde da Vila Lenzi.

Jogos Abertos provocam mudanças no calendário escolar 2020 - O vereador e professor Arlindo Rincos manifestou a sua preocupação em relação ao calendário escolar de 2020, em conversa com a secretária da Educação, Ivana Atanásio Dias. Devido à realização dos 60ºs Jogos Abertos de Santa Catarina, as férias do meio do ano foram alteradas para novembro, mês de realização do evento poliesportivo em Jaraguá do Sul. A preocupação, segundo disse, se deve ao cansaço e o desgaste que as crianças vão ter com um período tão longo de aulas. Ele também afirmou que os pais contam com as férias no meio do ano para programar viagens e folgas nas empresas onde trabalham. Segundo o parlamentar, as férias do final do ano também serão prejudicadas, já que o período letivo vai se estender até o dia 23 de dezembro. Devido aos Jasc, as escolas vão servir de alojamento aos atletas que virão de todo o Estado. O vereador sugeriu a antecipação da abertura do ano letivo em uma semana, mas em face da escala de férias dos professores, a sugestão não pode ser acatada.