POLÍTICA & POLÍTICOS

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Benefício - Em 27 de abril de 1965, o governador Celso Ramos promulgou decreto da Assembleia Legislativa criando o concurso “Seu Talão Vale Um Milhão”, incentivando os consumidores a exigir nota fiscal, com direito a sorteios de prêmios e valores em dinheiro. Foi um sucesso em termos de aceitação popular e repetido, em outros governos, com outros nomes. Agora, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) está propondo nova modalidade, sem prêmios, mas também traduzida em benefícios ao consumidor. Sugerindo que o governo do Estado devolva 20% do ICMS a quem compre qualquer coisa com incidência deste imposto. Na forma de crédito para abater do IPVA ou em depósito direto em conta bancária.

Punição - Projeto de lei do deputado Sergio Motta (PRB/Florianópolis) institui a aplicação de advertência na primeira ocorrência, seguida de multa de R$ 500, caso se repita, para os responsáveis pelas linhas telefônicas usadas para aplicar trotes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. Em 2018 foram 55 mil ligações do tipo. De de janeiro a junho de 2019, já eram 17 mil trotes.

Conhecendo - Em outras cidades catarinenses e até em outros estados, gibis de conteúdo didático tem ajudado estudantes e cidadãos a entender um pouco mais sobre o funcionamento, na prática, dos poderes instituídos nos municípios. Agora, a Câmara de Jaraguá do Sul também adotou personagem que narra, em quadrinhos, um aventura pelo Legislativo. O gibi será lançado amanhã (8) pelo presidente da Casa, Marcelindo Gruner (PTB).

Previdência- O Secretário Especial da Casa Civil para o Senado, Paulo Bauer (PSDB) disse esperar que, depois das férias de julho (que eles chamam, de recesso), a tramitação da proposta de Reforma da Previdência seja mais tranquila. Bauer admite que o assunto é complexo, mas diz que os 513 deputados federais e 81 senadores estão lá exatamente para “destrinchar questões complexas”. Aliás, a partir desta semana também entra em pauta a Reforma Tributária com quatro propostas já formuladas: do Executivo, outra dos secretários estaduais de Fazenda, do Senado e da Câmara dos Deputados. Derrotado na reeleição ao Senado, a convite do ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni (DEM), Bauer assumiu a coordenação de interesses do governo junto ao Senado, onde foi titular por oito anos.

Cerol- A morte de uma motociclista em São José na semana passada, vítima de uma linha de cerol usada para empinar pipas, engrossou as estatísticas de óbitos provocados por este tipo de produto. Que foi antecedido por linhas cobertas com partículas de vidro moído. A nova tragédia levou o deputado Carlos Chiodini (MDB) a propor, em projeto de lei, a proibição de produção e venda em todo o país de qualquer produto do gênero.

Juntos?- MDB e PSL cada vez mais próximos em Santa Catarina. Da bancada emedebista na Assembleia Legislativa o governador Carlos Moisés (PSL) não tem do que se queixar. Salvo melhor juízo, devem coligar nas eleições para prefeito em 2020 onde for possível. O PSL não tem nenhum prefeito, porque ainda não disputou eleição local. O MDB, com 50 anos de “estrada” em SC, governa 100 Prefeituras e quer chegar a 120.

Redemocratização- Dia 28 de agosto a Lei da Anistia, assinada pelo então presidente João Baptista Figueiredo, completa 40 anos. Quando assinou a histórica norma aprovada pelo Congresso, Figueiredo concedeu o perdão aos perseguidos políticos (que a ditadura militar chamava de subversivos) e, dessa forma, pavimentou o caminho para a redemocratização do Brasil.

Pois é- Deputado Pastor Marco Feliciano (Podemos/SP) fez tratamento dentário para corrigir a articulação das mandíbulas, fixar coroas e implantes. Custou a bagatela de R$ 157 mil já reembolsados pelo caixa da Câmara dos Deputados. Suprido com dinheiro público extorquido do bolso de quem paga impostos. Na outra ponta, milhões de brasileiros dependem do SUS para fazer uma simples obturação. Que em consultórios particulares também beira à extorsão.

O ativismo judicial de ministros do STF em decisões liminares monocráticas que suspendem efeitos de leis ou atos normativos, teve rápida resposta do Senado. Ainda em agosto vai à votação Proposta de Emenda Constitucional que proíbe a prática. Esperidião Amin (PP), Dario Berger (MDB) e Jorginho Mello (PL), senadores por Santa Catarina, votam “sim” à proposta.

 

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos