POLÍTICA & POLÍTICOS 27.06.2019

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Acredite, se quiser - Lá pelos idos anos 70, o ator norte-americano Jack Palance apresentava um programa de TV mostrando bizarrices e fatos reais inacreditáveis. No Brasil era exibido pela TV Bandeirantes (hoje Band). Palance encerrava os programas com o bordão “acredite, se quiser”. A duplicação da BR-280 é um fato real, uma bizarrice (bravata) até, quando se ouve o supervisor do DNIT, Antônio Carlos Bessa, dizer que “há possibilidades” de grandes avanços até dezembro de 2020 (o prazo contratual é 2022) se houver dinheiro. Mas isso até João Bidu, o astrólogo mais amado do Brasil, sabe.

Cabides - Empregar ex-deputados em cargos de assessoria parlamentar com salários que variam de R$ 7 mil à R$ 30 mil não é exclusividade da Assembleia de SC, onde 12 não-reeleitos em 2018 encontraram abrigo em gabinetes dos partidos a que estão filiados. No Rio Grande do Sul nada menos que 15 deles estão aboletados no cabide de empregos oferecido pela Assembleia Legislativa gaúcha. E a conta? A conta fica por nossa conta, é claro.

Ave símbolo - O Brasil tem 20% das espécies de aves existentes no mundo. Em Santa Catarina estão 7% desse total. Neste fim de semana, em Balneário Camboriú, será escolhida a ave símbolo de SC. Não-oficialmente, o título é da araponga. A flor símbolo do Estado é a orquídea Laélia purpurata, por decreto de 1983 do ex-governador Esperidião Amin. A árvore símbolo é a Imbuia, reconhecida em lei estadual de 1984.

Ainda as armas - Com 12 votos favoráveis, 7 contrários e 4 abstenções, a Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Bruno Souza sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que facilita porte de armas de fogo, direcionado ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, Souza pede aos que que votaram a favor da sustação do decreto que abram mão do porte para uso pessoal ou profissional, de segurança e escolta armada, comparando sua condição àquela imposta por eles ao resto da população.

Justificando - “Se as armas não servem para autodefesa, que abram mão dos seguranças e da sua polícia armada. Já que a população não pode ter acesso à sua autodefesa, com armas de fogo, que também o Senado não o faça, já que negaram à população esse direito”, disse Souza. Ivan Naatz (PV/ dir.na foto) lembrou que na AL também há seguranças armados. O petista (católico) Fabiano da Luz pediu mais debates sobre a Bíblia e Jesus que tentar resolver na bala.

Efeito zero - Jessé Lopes (PSL/esq. na foto) defendeu a proposta: “O PT gosta tanto de desarmar a população (referência ao Estatuto do Desarmamento aprovado pelo Congresso em dezembro de 2003 no primeiro mandato de Lula da Silva) e essa proposta trata exatamente disso: desarmar os senadores!”. Enfim, depois de muita falação, mandaram mais um pedaço de papel para o Congresso. O destino é a pilha de materiais recicláveis coletados por lá.

VONK no PSL - Ressaltando não ser pré-candidato a nenhum cargo político e que estreia sua vida político-partidária pensando apenas em somar na defesa dos interesses de Guaramirim (onde reside), o ex-comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul e ex-gerente de Trânsito do município, coronel Rogério Vonk, filiou-se ao PSL. Disse que a escolha pelo partido de Jair Bolsonaro se deu para que possa pôr em prática o que sempre defendeu: todas as pessoas de bem devem se envolver na política, sem dar espaços para os que, eventualmente, “não tenham as melhoras intenções relacionadas ao bem comum”. E por ser o PSL, partido de direita, defensor do direcionamento total dos recursos arrecadados para saúde, educação e segurança”. Fazendo diferente e melhor.

Filtrando - A orientação nacional do Partido Novo, se mantida ao pé da letra, castra pretensões de muitos pré-candidatos a prefeito e vereador em 2020. “Preferencialmente” em cidades com mais de 300 mil habitantes e diretórios organizados com no mínimo 150 filiados ativos. Com todos submetidos a um processo seletivo, como o PT fazia no passado. Jaraguá do Sul tem cerca de metade da população sugerida e o Novo em processo de constituir diretório.

No PSB - Marcio França, ex-governador de São Paulo (era o vice do tucano Geraldo Alckmin) vem a Florianópolis amanhã (28) como convidado de reunião do quase moribundo PSB catarinense, no plano nacional um aliado do PT desde 1989. Na Câmara dos Deputados é oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL). Agora a ideia é constituir diretórios em todos os municípios com mais de 20 mil eleitores, olhando para a eleição municipal de 2020.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos