POLÍTICA & POLÍTICOS 09.07.2019

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Moisés em alta - Pesquisa do Instituto Mapa aponta que o governo de Carlos Moisés da Silva (PSL) tem 66% de aprovação dos catarinenses. São 18% que desaprovam e 16% que não responderam. Na comparação com pesquisa anterior, realizada em abril, a aprovação de Moisés subiu 11 pontos percentuais. Sobre a expectativa, os dados mostram que 68% dos catarinenses esperam uma melhora do governo nos próximos meses. Também há aqueles que apostam que a gestão vai continuar igual (20%), que vai piorar (7%), e os que não responderam (5%). Quase metade dos entrevistados (47%) avalia o governo como ótimo ou bom. São 37% que avaliam como regular, e 8% que analisam como ruim ou péssimo. Além de 8% que não responderam.

Sem problemas - Moradores dos bairros João Pessoa, Vieira e vizinhança não têm o que temer sobra a estrutura das barragens que compõem a Usina Bracinho, em Schroeder. A garantia é da Defesa Civil estadual e da Celesc, repetindo aos vereadores o que já tinham afirmado há pouco tempo quando falsos rumores sobre as condições da usina causaram apreensão. Particularmente depois da tragédia de Brumadinho. Todo ano ocorrem inspeções de segurança. A próxima será em agosto.

Maruim - Passados 15 anos das primeiras iniciativas para se chegar a um produto que pudesse amenizar a praga do maruim, finalmente se chegou a uma fórmula que pode se mostrar eficaz. Os primeiros testes no Garibaldi (Ribeirão Cacilda) dirão se as pesquisas, em parceria com a Fundação 25 de Julho (Joinville), órgãos ambientais, Associação dos Municípios do Vale do Itapocu e prefeituras da região, que bancaram os custos, estão corretas.

Fechado - Por R$ 5,8 milhões o Samae vai comprar imóvel de 38,8 mil metros quadrados localizado na Rua Erwino Menegotti, para ampliar as instalações físicas da autarquia. O mesmo imóvel, avaliado pela Justiça em R$ 11,6 milhões, foi objeto de leilão, porém, não houve interessados. Em segunda avaliação o preço estipulado judicialmente abriu a possibilidade de compra.

Sem cortes - Se o projeto de lei vingar, cortes de energia elétrica, água e gás nos feriados, finais de semana e ponto facultativo em residências por motivo de inadimplência do consumidor serão proibidos em SC. É o que proposição do deputado Jerry Comper (MDB). Sustenta que medicamentos e alimentação podem ser perdidos sem energia elétrica, por exemplo. E que crianças e idosos são os mais prejudicados na falta de um destes serviços.

Na SC-108 - Marcado para 17 de julho, empresários instalados ás margens da SC-108, vão ouvir de técnicos da Defesa Civil Estadual explicações sobre os procedimentos que serão tomados com as obras de recuperação do trecho que deslizou na madrugada de 18 de fevereiro. A licitação, do tipo emergencial, será lançada dia 22 e, já no dia 30, a empresa vencedora será conhecida. E é provável que só depois o governador virá a Jaraguá do Sul como já foi anunciado, mas sem data definida.

Conselheiros - Cerca de 1.500 conselheiros tutelares serão eleitos no próximo dia 6 de outubro nos 295 municípios de SC. Em média, cinco por município. A votação ocorre com apoio operacional do Tribunal Regional Eleitoral. Que fornecerá cadernos de votação para impressão, suporte operacional e logístico e treinamento de técnicos. Além disso, 120 cidades irão usar a urna eletrônica na eleição. Qualquer eleitor em dia com a Justiça Eleitoral pode votar.

Diretores - Deputado Sargento Lima (PSL) é autor de projeto de lei polêmico, mas, segundo ele, com viés de moralização. O parlamentar propõe que atuais diretores de escolas da rede estadual de ensino cujas contas não foram aprovadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o que provocaram prejuízos para a unidade escolar que comandam, sejam impedidos de participar do processo de escolha dos novos dirigentes. De fato e não raro, por trás de certos candidatos há interesses políticos claros em detrimento da competência, que muitas vezes a comunidade escolar não enxerga. Ou, até, sabe e apoia.

Previdência - Governadores do Nordeste são radicalmente contra a inclusão de estados e municípios na Reforma da Previdência. E a razão é clara qual água transparente: servidores estaduais e municipais terão de contribuir com um pouco mais para sustentar os que já estão aposentados e garantir suas próprias aposentadorias. Politicamente, isso não interessa. Assim, preferem deixar a bomba explodir que perder votos.

Herói - Por força de projeto da deputada Maria Helena (PSB-RR), o ex-senador baiano Nelson de Souza Carneiro (1910-1986) é, a partir desta sexta-feira (5), passa a ser considerado um herói da Pátria. Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 13.852, que determinou a inscrição, e terá seu nome inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O motivo? Carneiro é autor da Lei do Divórcio, em 1977.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos