PERVERSA TIRANIA - Parte 2

A J Marchi

Questionamentos evidentes, obviedades improváveis e banalidades incomodas. 

Ver artigos

As tropas e membros da Shabbiha formam a milícia leal ao presidente Bashar al-Assad de família de religião Alauíta, e que detém para si o poder herdado de seu pai a mais de trinta anos na Síria como se fosse um presente recebido por ter sido um bom menino. A Shabbiha é composta em sua maioria por cristãos e alauítas que temem a instalação de um regime extremista sunita na Síria num futuro próximo. Isto se transformaria em repressão aos dois grupos minoritários da população, principalmente aos sunitas que se rebelaram contra Assad. Depois de tomar o poder através de um golpe contra o presidente anterior Nouredine Atassi em 1970, Assad levou a cabo uma política autoritária em uma nação laica, que para muitos, foi devido a discriminação por parte dos religiosos extremistas sunitas que sua família sofreu por pertencer a religião Alauíta e de minoria religiosa Xiita, que só teria fim com a sua morte em junho de 2000.

Seu filho Bachar o sucedeu e até hoje permanece no poder sob o mesmo regime genocida pelo qual é atualmente acusado. Desde então, a Síria tem sido vítima de todo tipo de ataques, desde incursões militares convencionais, tanto turcas quanto israelenses. Exemplos disso, são as operações secretas ocidentais, como os ataques químicos em Ghouta, a “guerra com os EUA e aliados” que comandam à distância os “rebeldes sírios” que não são nem rebeldes e nem sírios. As acusações vieram de ambos os lados, e os “vendedores de armas” acusavam as partes envolvidas de promoverem uma operação de falsa bandeira por parte da oposição ao governo sírio com a intenção de atrair as potências estrangeiras para defenderem os rebeldes, que como se sabe, são infiltrados pelos interesses de ambas as potências, EUA e Rússia, aliadas a interesses estratégicos regionais.

Essas atitudes covardemente utilizadas pelos interessados em atacar um alvo sem mostrar a cara, e pior, imputando a outras nações o seu desvario genocida, eram procedimentos quase que vulgares. Nem seria leviana minha afirmação, pois já lera e ouvira algumas vezes através de entrevistas na mídia, de que estaria em curso um perverso interesse por parte da China, Rússia e Irã, de transformarem-se em um “simbólico eixo” do centro-oriente que repudiasse totalmente os interesses americanos e europeus. Durante todo esse tempo, talvez dez anos do conflito armado, a Turquia havia possibilitado a entrada de mercenários na Síria concedendo-lhes bases militares para treinamento. Afinal, para que fazer uma guerra por terra com soldados próprios, quando se pode terceirizar contratando mercenários dentro do território inimigo? Só que as vezes, o tiro termina saindo pela culatra, e sobre isso, os americanos tem pleno conhecimento de causa.      Curiosamente, Israel que é considerado o inimigo número “1” do terrorismo islâmico, não sofreu até hoje, qualquer tipo de ataque da Al Qaeda, Estado Islâmico ou outros braços terroristas. Neste espaço de tempo em que transcorre a contemporânea e desastrada história do oriente médio, o primeiro ministro de Israel à época, afirmou que o Estado Islâmico, por ser inimigo de seu inimigo, a Síria, por conseguinte, era seu amigo. Controladas por rédeas curtas, era impossível que as pessoas conseguissem compreender os motivos pelos quais a barbárie e a intolerância instalaram-se em um país que, apesar de ter sido vítima da ocupação militar de Israel nos Montes Golan em 1967, coexistia com judeus entre xiitas, sunitas e cristãos até aparecerem os “rebeldes” do “Estado Islâmico no Iraque e na Síria”. O que se soube, é que essas montanhas supririam todo o diminuto, porém, belicoso Estado de Israel com sua água, motivo este, de parte dessa discórdia.

 

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos