No Mundo da Lua

Sônia Pillon

Sônia Pillon é Presidente de Honra da ALBSC Jaraguá do Sul. Nasceu em Porto Alegre (RS), com formação em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduação em Produção de Texto e Gramática pela Univille (SC). Radicada em Santa Catarina, desde 1996 vive em Jaraguá do Sul. Iniciou a carreira jornalística na produção do SBT, em Porto Alegre, em 1990. Por uma década atuou como repórter na sucursal Jaraguá do Sul do jornal A Notícia. Paralelamente se dedica à literatura e às atividades culturais.

Ver artigos

Calma! Vamos deixar claro aqui que a pergunta se refere a gatos de verdade, de quatro patas, e não a “galãs” que costumam arrancar suspiros por onde passam... Pode parecer estranho para muitos, mas você sabia que no Brasil já existem cafeterias que adotaram o conceito Cat Coffee? Surgido na Ásia, mais precisamente no Japão, onde os bichanos circulam livremente pelas mesas e interagem com os humanos, essa nova tendência de mercado tem conquistado cada vez mais a parcela da população que se autodeclara apaixonada por gatos. A ideia de aproximar pessoas e felinos de pequeno porte passou a ser adotada há cerca de cinco anos em terras tupiniquins, mais precisamente em Sorocaba (SP), porém atendendo as exigências sanitárias vigentes. Com isso, ao invés de andarem para lá e para cá entre os clientes, por aqui os miados e ronrons ficam concentrados em um espaço cercado de vidro, em ambiente agradável e intimista. Em suma, um reality show felino!

Graças à aceitação crescente que os gatos têm alcançado junto ao homo sapiens, e à consequente redução do preconceito contra eles, esse tipo de empreendimento se tornou um nicho de mercado, que tem tudo para se expandir Brasil afora. O gatil de vidro (ou “casa de vidro”) é instalado em espaço estratégico, de modo que a clientela possa observar a movimentação e as atitudes dos gatos entre si. Para os que amam gatos, o atrativo não poderia ser melhor e transmite certo ar de sofisticação e requinte. Seja saboreando um café fresquinho, um chá, ou um suco feito na hora, por exemplo, com inúmeras opções de doces e salgados finos. Outro detalhe é a decoração temática e a opção de adquirir peças personalizadas, de encher os olhos. E se você é do tipo que não se contenta em ficar apenas olhando, é até possível interagir com os gatinhos, desde que seguindo algumas regras, como não acordá-los, nem importuná-los. Dependendo do estabelecimento, algumas dessas “estrelas” são colocadas para adoção. Os que amam gatos garantem que frequentar esses locais permite desfrutar de uma sensação de leveza e bem-estar. Aos que buscam mercados inovadores para investir, fica a dica...

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos