NO MUNDO DA LUA

Sônia Pillon

Sônia Pillon é Presidente de Honra da ALBSC Jaraguá do Sul. Nasceu em Porto Alegre (RS), com formação em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduação em Produção de Texto e Gramática pela Univille (SC). Radicada em Santa Catarina, desde 1996 vive em Jaraguá do Sul. Iniciou a carreira jornalística na produção do SBT, em Porto Alegre, em 1990. Por uma década atuou como repórter na sucursal Jaraguá do Sul do jornal A Notícia. Paralelamente se dedica à literatura e às atividades culturais.

Ver artigos

A tormenta - O tempo fechou para os lados da Praia da Ressaca. O dia virou noite em questão de segundos, anunciando o temporal. Em alto mar, os pescadores dos pequenos barcos olhavam o céu com apreensão, temerosos com a tormenta. Tinham saído para o mar antes mesmo do amanhecer e decidiram se apressar em voltar para a margem. Era a única maneira de salvar os poucos peixes e também de salvar a si mesmos. O pavor de sucumbir ao mar bravio e arriscarem as próprias vidas estava estampado em seus rostos.

Na areia, os poucos veranistas começaram a levantar acampamento, retirando os guarda-sóis rapidamente e carregando bolsas e sacolas. Pais chamavam nervosamente os filhos para partirem. Os pequenos olhavam fascinados para cima, admirando a escuridão, enquanto eram puxados pelas mães sem nada entender.

Joãozinho estava tranquilamente sentado perto da beira da praia fazendo um boneco da areia e teve de ser carregado dali enquanto esperneava no colo do pai. Foi o tempo suficiente para uma onda derrubar o boneco e inundar ao redor. Uma forte ventania começou a soprar, sacudindo os arbustos e soltando as folhas, que se deslocavam pelas ruas próximas à beira-mar. Janelas e portas foram fechadas rapidamente.

Não demorou muito e uma forte chuva começou a cair incessantemente. Os prevenidos abriram guarda-chuvas e sombrinhas, mas a verdade é que a maioria foi pega de surpresa e mal tece tempo de se abrigar debaixo de marquises, ou de uma árvore, apesar do grande risco de serem atingidos por raios.

Recém-saído do barco, o pescador Gael estava ensopado. Conseguiu salvar alguns peixes da tormenta que carregava em uma caixa de isopor, juntamente com a rede de pesca. Ia caminhando para casa, mas tinha uma boa caminhada até alcançar a vila dos pescadores. Enquanto caminhava em meio à chuvarada, pensava na vida. As lágrimas que caíam pela face queimada do sol se confundiam com a água que jorrava do alto.

Demoraria us 15 minutos caminhando até o barraco onde passou a morar sozinho, desde que a ex-mulher, Maria, partiu com o filho Luisinho. Ficou lembrando do menino e das brincadeiras na areia, das risadas, das conchas que ele gostava de colecionar. O garoto sempre perguntava para o pai sobre os mistérios do mar e dos segredos de uma boa pescaria. “Quero ser pescador que nem o senhor!”, disse certa vez.

“Não, não, você tem que estudar! Vida de pescador é muito sacrificada. Você merece uma vida melhor!”, retrucou o pai. Ao chegar no modesto barraco de tijolos sem reboco, pegou um dos peixes para limpar e guardou os outros pescados na geladeira. Enquanto limpava o peixe para fritar, notou que a tempestade estava serenando. Ficou olhando da janela até a chuva cessar por completo.

Depois temperou o peixe, pegou a frigideira e começou a fazer o breve almoço. Olhou de novo pela janela e viu que um lindo arco-íris se formou. Considerou que era um bom sinal. Respirou fundo e soltou um longo suspiro. A esperança mais uma vez tomou conta de seu coração. “Não está morto quem peleia!”, disse para si mesmo, enquanto saboreava a tainha frita.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos