NO MUNDO DA LUA

Sônia Pillon

Sônia Pillon é Presidente de Honra da ALBSC Jaraguá do Sul. Nasceu em Porto Alegre (RS), com formação em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduação em Produção de Texto e Gramática pela Univille (SC). Radicada em Santa Catarina, desde 1996 vive em Jaraguá do Sul. Iniciou a carreira jornalística na produção do SBT, em Porto Alegre, em 1990. Por uma década atuou como repórter na sucursal Jaraguá do Sul do jornal A Notícia. Paralelamente se dedica à literatura e às atividades culturais.

Ver artigos

As aparências que enganam

As aparências enganam. Quem não conhece esse ditado? Quanto mais passa o tempo, mais me convenço quão sábia é essa frase. E por mais que pareça chavão, nunca é demais lembrar. Vivemos em um mundo de superficialidades, e isso é inegável. Mas, para os que buscam a essência da vida e o seu sentido verdadeiro, essa triste realidade é até esquecida. Ah, as aparências!...

Parecer saudável não significa ter saúde. Sorrir o tempo todo não é sinal de felicidade. Quem é um bom conselheiro, nem sempre consegue resolver os próprios problemas. Transmitir força não significa ser forte realmente. Uma embalagem de encher os olhos não basta para garantir a qualidade do conteúdo. Uma pessoa bem vestida não é sinônimo de prosperidade, muito menos de honestidade e caráter. Parecer amigo e ser amigo de verdade são coisas bem distintas. Nem tudo o que reluz é ouro, não é mesmo?

Você com certeza ouviu inúmeras vezes essas frases, possivelmente até à exaustão. No universo corporativo e social, somos o que aparentamos ser. E é de praxe valorizar o “ter” em detrimento do “ser”. Isso também não é novidade para ninguém. Ah, as aparências!...

Experimente entrar em uma loja bem arrumado e reparar como imediatamente aparece alguém sorridente e solícito. A probabilidade de ser bem atendido é muito maior do que se estiver vestindo uma roupa do dia a dia. Se não tinha reparado nisso, faça o teste. Vá às compras em um dia que você sair com pressa de casa, sem tempo para se arrumar e constatará que o atendimento poderá ser bem diferente.

Nessas horas, lembro de uma amiga que certa vez passou por constrangimento em uma imobiliária. Ela, que tem uma situação financeira confortável e transpira simplicidade, após ser apresentada a algumas opções de compra, se interessou por um apartamento amplo e bem localizado, mas ouviu da corretora, rispidamente: “Mas esse imóvel é de alto padrão”. Ela e o marido se entreolharam. Decidiram então procurar diretamente a sócia-proprietária da imobiliária, que prontamente fechou a venda. Ao saber disso, a corretora, que perdeu uma boa comissão, pasmem, foi tirar satisfação: “Por que vocês não compraram comigo?!”.

“Porque você não acreditou que podíamos comprar”, respondeu, sem delongas, a minha amiga. Nem preciso dizer que a funcionária foi chamada à atenção e pouco depois, demitida… Será que aprendeu a lição? Ah, as aparências!... Lembro também de uma outra pessoa, que foi convidada a presidir uma instituição bastante respeitada. Ela não fazia parte da “elite” da cidade.

Foi questionada e desacreditada desde o início, boicotada internamente, inclusive. À certa altura, ao ver que praticamente “carregava o piano” sozinha, se desligou definitivamente da instituição e sabiamente se afastou daqueles que, no passado, chegou a considerar como “amigos”.

Recentemente fui convidada para um casamento fora de Santa Catarina. As reservas de horário para o penteado e a maquiagem foram feitas pelo site do salão, conceituado e com franquias em outras cidades. Cheguei de camiseta e jeans, de cara lavada. Já na entrada percebi um olhar de cima a baixo.

A cabeleireira demonstrou má vontade o tempo todo, sem “paciência” para trocar ideias sobre o penteado. Tive receio de que iria danificar os fios do meu cabelo, pela maneira rude como manuseava o secador e colocava os grampos no coque. O tempo voava e tive de sair dali pronta, já trajando o vestido longo e o sapato de salto agulha, para surpresa da cabeleireira... Ah, as aparências!...

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos