EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Cristiano Mahfud Watzko

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Pós-graduado (MBA em Direito Empresarial) pela SUSTENTARE - Escola de Negócios, com atuação no Departamento de Direito Tributário.

Ver artigos

Outras Vantagens da Previdência Complementar

Caro (a) leitor (a), na segunda-feira fiquei pensando que assunto partilhar neste espaço, foi quando nas minhas buscas pela internet, encontrei o texto com o seguinte título: “Além da aposentadoria, saiba as outras vantagens de uma previdência complementar”, disponível no site: www.suasaudefinanceira.com.br

Abaixo irei compartilhar as principais ideias do texto.

Na maioria das vezes, quando o (a) leitor (a) escuta a palavra “previdência”, a primeira coisa que pensa é ‘aposentadoria’, certo? Contudo, existem, outras vantagens associadas a ela, no caso da previdência complementar e que são pouco conhecidas por grande parte da população.

1 – Planejamento fiscal: Diferentemente do que ocorre na maioria dos fundos de investimentos, na previdência complementar não há incidência de ‘come-cotas’ – aquela antecipação semestral do Imposto de Renda que acaba ‘pegando’ parte dos seus rendimentos – e a escolha pela tabela regressiva traz a possibilidade de reduzir o imposto a apenas 10% após o prazo de dez anos contados da data da aplicação. Ou seja, esta é a menor alíquota que se pode chegar em produtos de investimentos tributados.

2 - Planejamento patrimonial: A aplicação pode ser utilizada como instrumento sucessório, sendo revertida diretamente aos beneficiários escolhidos, sem entrar em inventário e possibilitando a provável ‘fuga’ de problemas de burocracia. Além disso, em muitos Estados do país, não há incidência do imposto sobre herança (ITMCD) para planos de previdência. Importante: Esta é a posição atual, como a situação jurídica de nosso país, é algo instável, e sempre está em constante mutação, nada é concreto, contudo, atualmente, para os planos de previdência privada no Estado de Santa Catarina, e no caso de falecimento, os beneficiários irão receber os valores sem a incidência do ITCMD, contudo haverá a incidência do Imposto de Renda, pois, são impostos distintos.

3 - Planejamento financeiro: O investidor terá nas mãos um bom produto financeiro de acumulação de juros compostos no longo prazo, já que a previdência não possui nenhuma forma de tributação durante a fase de acumulação. Isto, atrelado a uma boa performance, fará com que o saldo acumulado seja superior a outras formas de investimentos. Ocorre que a tradição do mercado local é marcada por produtos ineficientes, com custos altíssimos e desempenho ruim, em sua maioria, ficando muito abaixo do CDI. Os planos abertos comercializados por bancos e seguradoras, os famosos VGBLs e/ou PGBLs, que possuem fins lucrativos e cobram altas taxas de administração e carregamento, os torna praticamente incapazes de gerar retornos satisfatórios, e para evitar cair neste tipo de situação, o investidor precisa fazer as perguntas certas e escolher bem o plano que irá acompanhá-lo por muitos anos.

Outro fator que tem contribuindo para que a previdência complementar seja cada vez mais divulgada nas mídias é a ineficiência do sistema de previdência pública de nosso país. Uma alternativa para aqueles que fazem parte de alguma cooperativa, empresas ou entidades de classe é contratar um plano de previdência fechado, pois, diferentemente dos planos abertos, eles não possuem fins lucrativos e normalmente oferecem taxas melhores aos seus participantes.

Frase final do artigo que li: “Cada um de nós é o único responsável pelo futuro que estamos construindo, e não devemos terceirizar este compromisso ao governo ou a ninguém. Pense nisso”.

Agora é com você. Desejo sucesso financeiro ao (a) leitor (a). Sinta-se à vontade para entrar em contato através do e-mail: [email protected]. Até a próxima.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos