Últimas colunas de Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Caro (a) leitor (a), hoje peço licença para não escrever sobre o assunto de Educação Financeira. No dia 02 de outubro recebi uma ligação da minha esposa me dizendo que minha ´Oma Watzko` tinha falecido. A Dona Odila que esteve presente no velório disse para mim naquele dia: "Cris, depois você escreve um artigo em homenagem para a Oma". Admito que não consegui escrever na semana anterior, mas agora meu coração já consegue partilhar com os leitores um pouco dos meus sentimentos...

Por Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Além da aposentadoria, saiba as outras vantagens de uma previdência complementar... Leia mais

Por Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

"Aprenda a evitar 7 erros comuns de finanças". Abaixo compartilho as informações, com algumas informações adicionais que considerei necessárias... Leia mais

Por Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Caro (a) leitor (a), faça bom uso deste valor disponibilizado pelo FGTS e principalmente, lembre-se o sucesso financeiro começa primeiramente com a vontade e depois ele se concretiza com pequenos atos realizados ao longo de vários dias, meses e até anos. Até a próxima.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Calculadora mental

O conceito "calculadora mental" foi criado pelo ganhador do Nobel de Economia de 2017, Richard Thaler. Ela busca explicar uma tendência das pessoas em separar o seu dinheiro em diferentes categorias, ou "contas mentais", baseado em critérios completamente subjetivos como a fonte de recebimento do dinheiro ou a sua intenção de uso.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Atos para o próximo e o dinheiro

Alguns dias atrás, num final de semana, fui com minha esposa na Feira da Mulher realizada na Arena Jaraguá. Ela me conhece bem, e quando passamos na frente do pequeno estande com alguns livros para venda, escutei dela: "Eu sei que você vai ir querer dar uma olhada". E claro que fui. Eu sempre acho que posso encontrar alguma bela oportunidade e por um bom preço.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Por que você não investe?

Em recente entrevista dada ao Valor Investe a influenciadora digital Nathália Arcuri disse que o grande problema do brasileiro hoje não é falta de dinheiro para investir e sim falta de conhecimento.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho

Recentemente li um artigo no site ?A Escolha Certa? que começava citando uma frase de Jorge Paulo Lehmann, um dos empresários mais ricos do Brasil, que diz o seguinte: ?Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho?. Por isso, sempre sonhe grande. E aqui questiono ao leitor (a), isto é aplicável as suas finanças? Como elas estão? As respostas cada um devem dar para si mesmo (a). Que tal separar um tempo e fazer uma análise nos próximos dias sobre o ?status? atual das suas finanças pessoais?

Por Cristiano Mahfud Watzko

Notas

Formigas atacam árvores recém-plantadas e Kassner volta a cobrar Plano de Arborização

O vereador Anderson Kassner (PP), na sessão desta terça-feira (19), mostrou fotos de pés de Extremosa recentemente plantados na Rua Feliciano Bortolini no bairro Barra do Rio Cerro. Porém ele adverte que o plantio foi realizado sem planejamento e, por conta disso, as árvores foram atacadas por formigas. “Dinheiro jogado fora”, adverte.

Kassner afirma que é preciso que a Prefeitura de Jaraguá do Sul elabore o mais rápido possível o Plano de Arborização para determinar onde, quando e o que pode ser plantado. O vereador também alertou que outras árvores foram atacadas em vários pontos da cidade, como no Parque Tecnológico no bairro Três Rios do Sul onde mais de 40 pés de Manacás sofreram com a ação das formigas.

Kassner ainda reforça que é preciso também contratar uma empresa para cuidar dessas árvores, para que elas não estraguem e o município não tenha que ficar reinvestindo e desperdiçando recursos com o replantio del

Samae implanta ramal de esgoto na Rua José Narloch - O Samae iniciou ontem (18), mais uma obra para de implantação de rede de coleta com o objetivo de cumprir a meta de atingir os 90% de tratamento de esgoto sanitário no município em 2020. A implantação da rede e os ramais que ligam às residências na Rua José Narloch vai acontecer por um período de aproximadamente duas semanas – dependendo das condições climáticas –, num trecho de 800 metros entre as Ruas Afonso Benjamin Barbi e Dorval Marcatto. As intervenções devem ser no horário das 7h30 às 17h, período em que o trânsito fluirá em meia pista. Motoristas poderão utilizar desvios pelas Ruas Francisco Hruschka e Adelina Klein Ehlert. Após a conclusão das obras, a rua será repavimentada pela Prefeitura.

Prefeitura vai adquirir novo lote de estufas à agricultura familiar - A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, por meio do Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Rural e Agricultura, lançou edital para registro de preços para seleção de propostas à aquisição de conjuntos de abrigos para produção agrícola (estufas) ao longo de 12 meses, destinados para incentivo à agricultura familiar de Jaraguá do Sul. Os envelopes com a documentação e as propostas devem ser entregues até o dia 27 de novembro. O valor máximo do orçamento é R$ 401.950,00. O Município vai adquirir várias unidades de abrigo para produção agrícola, com tamanhos diferentes e sistema de gotejamento para os canteiros, inclusive a cobertura. É o chamado cultivo protegido. Lançado em 2017, o Projeto Cinturão Verde é dividido em etapas. Já foram entregues estufas em 2018 e 2019 de tamanhos variados. Os participantes recebem capacitação, orientação e assistência técnica quanto a questão do plantio, do cultivo e a colheita. E também a organização do grupo de produtores.

Eleitos, Machado e Demarchi vão dirigir o IFSC Centro e Rau - O professor José Roberto Machado foi eleito diretor-geral do Campus Jaraguá do Sul-Centro. O novo diretor teve 419 votos de alunos, 17 votos de técnicos-administrativos e 37 de docentes, conquistando 52,82% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o candidato Élson Quil Cardozo, que somou 121 votos discentes, 24 votos de técnicos e 11 professores, alcançando 29,58% dos votos válidos. Servidores e estudantes participaram da votação realizada na quarta-feira, dia 13 de novembro. No IFSC Campus Rau, o candidato Delcio Luís Demarchi foi eleito o diretor-geral obtendo 57 votos de alunos, 23 votos de técnico-administrativos e 28 de docentes, conquistando 37,01% dos votos válidos. Por uma margem bastante pequena ele ficou à frente do candidato Gerson Ulbricht, que somou 39 votos discentes, 12 votos de técnicos e 26 professores, alcançando 36,90% dos votos. O resultado oficial foi divulgado na página oficial das eleições. A homologação do resultado deverá ocorrer no dia 16 de dezembro. A homologação é dada pelo Conselho Superior do IFSC. O mandato deverá iniciar em abril de 2020

Vereador defende grupo de brigadistas para escolas e creches - A necessidade de mais atenção quanto à segurança nas Escolas e Centros de Educação Infantil, no que se refere à prevenção de incêndios e outras possíveis ocorrências semelhantes, foi levantada na Câmara. Gruner mencionou a possibilidade de organização de um trabalho com medidas preventivas nas unidades educacionais. “Em caso de incêndio em uma escola, que atitudes devem ser tomadas pelos professores? Temos que criar mecanismos para que as pessoas possam ficar seguras”, ponderou, acrescentando que vai encaminhar ao Executivo uma indicação, com minuta de projeto, para criação de grupo de brigadistas para atender escolas com trabalhos de orientação e simulados de ocorrências. “A prevenção é a melhor arma”, alertou. Segundo Gruner o assunto foi debatido durante uma reunião com munícipes, em seu gabinete.

Agenda

Ver todos