Últimas colunas de Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 21.06.2019

Incentivos 1 - Esta semana, 20 entidades empresariais, entre elas a Fecomércio presidida por Bruno Breithaupt, anunciaram que vão trabalhar com os deputados estaduais na regulamentação dos incentivos, em parte ou no todo, via Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços concedidos pelo Estado a vários segmentos econômicos. Hoje, há uma grande insegurança jurídica por conta de possível mudança na política econômica já anunciada pelo governo do Estado. Estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina mostra que os incentivos fiscais não causam prejuízo, mas promovem o desenvolvimento.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 20.06.2019

Só pra saber - O transporte público de passageiros está em pauta na Câmara e na Prefeitura e interessa diretamente ao usuários. Só como exemplo, na vizinha Blumenau o sistema é integrado, são seis terminais e mais dois em construção. Passagem única de R$ 4,20, sem subsídios da Prefeitura. O usuário sabe sobre cada centavo que paga em cartazes afixados no interior dos ônibus. Impostos (2,93%) é o que menos pesa na tarifa. Motorista (21,38%) e cobrador (13,87%) é o custo maior da empresa Piracicabana. A frota de 225 ônibus com cerca de dois anos de uso, tem internet. Combustível (12,57%), manutenção e seguro (12,10%, investimentos (10,98%), subsídios (estudantes) e gratuidades (idosos/10,94%), taxa interna de retorno (lucro bruto/9,60%) e gastos administrativos (5,62%) completam os custos integrais da passagem.

Por Celso Machado

POLÍTICAS & POLÍTICOS 19.06.2019

Pois é - Ninguém com os miolos no lugar, exceto fanáticos guiados por ideologias burras, ou bocas alugadas bem pagas, torce para que os governos deem errado. Até porque, se o barco afundar, vamos todos juntos. Mas há coisas que não dá para engolir a seco. Por exemplo, pesquisa do Instituto Mapa sobre o governo de Carlos Moisés (PSL). No quesito aprovação, 68% dos entrevistados disseram "sim". No quesito confiança o "ok" de 66%, com 26% desconfiando. Na pergunta sobre "expectativas" futuras, só 7% acham que vai piorar. Perguntar não ofende: cadê os desconfiados?

Por Celso Machado

POLÍTICA E POLÍTICOS 18.06.2019

Agora, vai? - O Portal Germânico Heinz Bartel, construído no governo do ex-prefeito Moacir Bertoldi para homenagear a etnia alemã, nunca serviu às finalidades a que se projetou. Localizado em Rio Cerro II, era para ser um ponto de informações turísticas; depois, no governo de Cecilia Konell, se pretendeu instalar ali um posto avançado da Prefeitura, para prestar informações e esclarecer dúvidas dos contribuintes. Nem uma coisa, nem outra. A estrutura, abandonada, com o tempo foi sendo depredada e serviu até de refeitório para trabalhadores da empreiteira responsável pela revitalização da rodovia SC-110. Agora, finalmente, será direcionado ao turismo. Abrigando ponto de vendas de iguarias, como strudel e cucas, além de artesanato e souvenirs. A informação é do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Domingos Zancanaro, repassada ao vereador Eugênio Jurazesk (PP).

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 18.06.19

Pavimentação a paralelepípedos da Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, uma das principais vias centrais de Jaraguá do Sul (foto sem identificação do ano). Superintendente municipal de Joinville (cargo equivalente ao de prefeito), de 1903 a 1907 e de 1911 a 1914. Oliveira, também nome de uma das principais avenidas centrais de Joinville, nasceu em Araquari em 8 de julho de 1859. Eleito deputado estadual por duas vezes (1913 e 1916), Oliveira também foi coronel da Guarda Nacional, uma força militar organizada no Brasil em agosto de 1831. Morreu em Joinville no dia 29 de outubro de 1934. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/ postado por Valdecir Gracias)

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 14.06.2019

O narguilé - Vereador Pedro Garcia (MDB) levantou a lebre: ele defende, em projeto de lei, a proibição do narguilé em espaços públicos, por entender que isso incomoda, a quem não tem o hábito de fumar, tanto quanto cigarros e assemelhados. E, acrescente-se, o insuportável cheiro da maconha que muita gente usa em praças e ruas, também. O presidente da Câmara, Marcelindo Gruner (PTB), tem proposta que vai pelo mesmo caminho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o narguilé é mais devastador que o cigarro. Uma sessão média do produto equivale ao consumo de 100 cigarros. Em passado recente, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul já deu dois bons exemplos para coibir vícios.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 13.06.2019

Biomassa da banana - Secretaria estadual da Educação vai acompanhar o consumo de biomassa da banana verde na merenda em escolas de Corupá, onde foi introduzida no ano passado. Se os resultados forem positivos, a prática será adotada em toda a rede de ensino estadual. Rica em vitaminas C, B1 e B6, com alto teor de fibras, essa biomassa pode ser usada na fabricação de biscoitos, pães, vitaminas e molhos. A ideia veio do deputado Vicente Caropreso (PSDB), que em 2018 formulou a proposta na Assembleia Legislativa com um projeto de lei.

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 12.06.2019

O primeiro médico do Hospital Jaraguá foi o Dr. Jorge Richter. Nesta foto ele aparece com as freiras do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, grupo fundado pelo padre José Kentenich, em outubro de 1926. Elas chegaram em 2 de outubro de 1939, vindas da Alemanha. Eram elas: Marguit Lamm, Lukretia Schmoetzer, Aloysia Kielne, Serviam Saurem, Ursuline Funke e M. Oswalda. Antes delas, as Irmãs Franciscanas atuaram desde o início (1936) até 1939, quando então assumiram as Irmãs de Nossa Senhora, da Ação Católica. A dedicação de todas elas contribuiu bastante para o crescimento do hospital. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul, livro dos 100 anos da Paróquia São Sebastião/postado por Marcelo Schmidt Roberti?)

Por Celso Machado

POLÍTICAS & POLÍTICOS 12.06.2019

ATÉ QUANDO? - Tribunal de Contas da União aponta que, em Santa Catarina, obras suspensas ou paralisadas de responsabilidade do governo do Estado e municípios, somam nada menos que R$ 500 milhões, a custos de hoje, é claro. Aqui na vizinhança, dois exemplos flagrantes: o Centro de Educação Profissional de Guaramirim e, também lá, o elevado entre a BR-280 e a SC-108, no acesso a Massaranduba. A obra do CEDUP começou em 2011 e do elevado em 2017. Em tempo: são responsabilidades do Estado. Que até hoje deve explicações convincentes sobre a não duplicação e revitalização dos cerca de 9 quilômetros do trecho urbano da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. Prometidos solenemente há cerca de oito anos pelo ex-governador João Raimundo Colombo (PSD). Aliás, consta que o atual governador já descartou o projeto.

Por Celso Machado

POLÍTICAS E POLÍTICOS 11.06.2019

Bracinho - "A nossa barragem continua em muito bom estado, com a situação normal e sem risco". A afirmação é do chefe do setor de operação e manutenção da Celesc, Flavio Spolaor, sobre a barragem do Bracinho, em Schroeder 1 (foto). Em declarações à imprensa em fevereiro deste ano. Em 2015, disse Spolaor na mesma entrevista, a estrutura passou por vistoria minuciosa, sendo totalmente automatizada, com implantação de planos de segurança e emergência, além de ações preventivas regulares. Na semana passada o vereador Jaime Negherbon (MDB) manifestou preocupação.

Por Celso Machado

POLÍTICAS & POLÍTICOS 07.06.2019

Além de um punhado de vereadores e o prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP) particularmente interessado em uma solução rápida para a SC-108, deputados, empresários e lideranças comunitárias e os próprios moradores da Vila Freitas ignoraram olimpicamente o protesto convocado pelo presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, Marcelindo Gruner (PTB). Ciumeira política? Pouca divulgação? Compromissos mais importantes? Horário impróprio? Sabe-se lá. Paradoxalmente, os ausentes são os que mais vociferam contra a inércia do governo. Incluindo os que cobram a presença do governador Carlos Moisés (PSL) e de seu governo na região.

Por Celso Machado

POLÍTICAS & POLÍTICOS 06.06.2019

PL NA MAJORITÁRIA - No Partido Liberal (antigo PR) de Jaraguá do Sul a decisão está tomada: o partido terá candidato a prefeito em Jaraguá do Sul, além de 17 nomes para vereador, incluindo cinco mulheres. Segundo disse ao JDV o presidente da comissão provisória do PL, o advogado e professor César Aguiar, o ex-prefeito Moacir Bertoldi e ainda filiado ao partido, é nome bastante lembrado pelos eleitores em qualquer consulta que se faça. "Porém, uma candidatura (de Bertoldi) a prefeito vai depender dele próprio", observou. Em 2008, Bertoldi tentou a reeleição, mas ficou em segundo, atrás de Cecilia Konell (DEM), numa diferença de sete mil votos.

Por Celso Machado
1 2