COLUNA FLAVIO RICCO

Flavio Ricco

Com quase 50 anos de profissão, suas colunas sobre os bastidores da televisão podem ser lidas diariamente no portal Uol ou aos domingos em mais de 80 jornais no Brasil e nos Estados Unidos. Produziu o primeiro programa de debates entre candidatos a cargo público da televisão brasileira.

Ver artigos

Canal 1 (quarta-feira – 25/09/2019)

Por: Flávio Ricco

Colaboração: José Carlos Nery

(Abertura)

Falta de planejamento ainda é o maior problema da Record

 

Voltou à tona na Record nesses últimos dias um problema que nunca foi devidamente enfrentado e só tem conturbado, historicamente, a sua ordem de trabalhos: a falta de planejamento.

O caso envolvendo a saída de Reinaldo Gottino foi considerado gravíssimo, principalmente pelos efeitos em outros produtos e pessoas.

Deixaram o caso dele, o da renovação de contrato, e só como mais um da série, para ser resolvido aos 45 do segundo tempo. Deu no que deu. Será que a lição serviu?

Outro caso pendurado é o da Sabrina Sato, há meses fora do ar, porque até agora não foi descoberto um programa para ela apresentar ou participar.

É descaso ou falta de competência?

E assim como outros tantos, e até na dramaturgia. Fala-se na necessidade de se contratar novos autores, mas até agora ninguém sabe quem irá escrever a substituta de “Amor Sem Igual”, que estreia em dezembro.

E novela não se produz do dia para a noite. Como se vê, na Record dos dias atuais, tem muita coisa que precisa mudar, inclusive o aventurismo e amadorismo na sua direção.

 

TV Tudo

 

Fora do ar

 

O que é a natureza. Fora do ar, Sabrina Sato tem um canal na internet, onde fala de tudo, especialmente das suas viagens ou aventuras no mundo da moda.

E está faturando horrores com ele. Um dinheiro que, com certeza, a Record está deixando de ganhar.

 

Nova série

 

A Globo estreia em 8 de novembro a série de espionagem “Whiskey Cavalier”, já exibida pela Warner e que não passou da primeira temporada.

Traz no elenco Scott Foley (Scandal, The Unit e Felicity), Lauren Cohan (The Walking Dead, Supernatural e Vampire Diaries), Tyler James Williams (Todo Mundo Odeia o Chris), entre outros.

 

Posto de observação

 

Sabe o passarinho? Acho que um pardal deu rasante por aqui, deixando o nome da Adriane Galisteu escrito em um papelzinho.

E outro escrito Record, programa de domingo, meio-dia. Alguém sabe o significado?

 

É bucha

 

O caso desse programa que irá substituir o de Geraldo Luís, aos domingos, é dos mais delicados.

Todo aquele que aceitar o desafio deve saber que, se perder, a derrota será dele. Não tanto da Record. E vai depender muito do que será apresentado. O risco de uma queimação é enorme.

 

Data marcada

 

O Space marcou para 20 de outubro, às 21h, a estreia da série “Irmãos Freitas”, em 8 capítulos, que conta a história do boxeador Popó, vivido por Daniel Rocha, e de Luís Cláudio (Rômulo Braga), seu irmão.

Edvana Carvalho vive Zuleica, mãe deles. O elenco contará também com Roberto Birindelli, Maria Flor, Julio Machado, Rui Ricardo Dias, Vinícius de Oliveira, Antonio Pitanga, Gero Camilo e Marina de La Riva.

 

Iniciativa

 

A ideia de contar a história de Popó foi uma aposta do cineasta Walter Salles, que assina a supervisão artística.

No início, inclusive, o projeto era para um longa-metragem, mas acabou evoluindo para série.

(Crédito Stella Carvalho)

 

Aniversário

 

O “Mulheres”, da TV Gazeta, que faz festa de 39 anos no dia de hoje, ao vivo, além de Palmirinha Onofre, contará com as participações de Dudu Nobre, Grupo Molejo e Moacyr Franco.

Também durante o programa será exibido um pouco dos bastidores e o dia a dia da apresentadora Regina Volpato. Começa às 14h.

 

Imagine a cena

 

Silvio Santos chegando, sábado, no SBT. Um funcionário, com uma faixa estendida à frente do carro, reclama da falta de pagamento de um retroativo.

Ele, Silvio, abaixa o vidro, encara o reclamante e diz: “Não é um problema meu. É problema do Brasil”. E acelerou.

 

Virou guerra

 

A CNN Brasil está em posição de ataque e espera definir, ainda no decorrer dos próximos dias, a contratação de outros dois nomes da Record. Pelo menos.

Um deles, um apresentador, pessoa muito próxima a Douglas Tavolaro, o seu CEO.

 

Humor

 

Enquanto a Rede TV! não tem nada decidido para o “Entubados”, o humorista Gustavo Mendes, que foi convidado para apresentar o programa, vai tocando seus trabalhos no “Multishow”.

Na última segunda, ele começou a gravar a quarta temporada da série “Xilindró” e também aparece no “Treme Treme”.

 

A proposito

 

Em se tratando de Rede TV!, Gretchen será a convidada do “Superpop”, na noite desta quarta-feira, na Rede TV!.

Como principal assunto a experiência dela em “A Dona do Pedaço”, convidada por Walcyr Carrasco.

 

De volta

Longe das novelas desde “A Lei do Amor”(2016), Otávio Augusto está confirmado em “Salve-se Quem Puder”, a próxima das sete na Globo.

Ele fará Ignácio, o avô de Alexia, personagem de Deborah Secco.

 

Bate – Rebate

 

· Monique Alfradique começou a gravar, “A Dona do Pedaço”, na segunda-feira, vivendo uma policial...

· ... E a participação de Duda Nagle, o Paixão, rival de Rock (Caio Castro) pode ser ampliada...

· ...Há o entendimento que deu “liga” a história dele com Monica Iozzi, a Kim.

· A empresária e consultora de moda, Costanza Pascolato participa do “Mariana Godoy Entrevista”, nesta sexta, na Rede TV!.

· Mudança de planos, a Rede TV! está em busca de um outro alguém para se juntar a Lígia Mendes e Franklin David na apresentação do “Tricotando”...

· ... E passar a ocupar o lugar que até bem poucos dias pertencia a Val Marchiori.

· Ronan Santiago é o novo diretor comercial da Rede Brasil de Televisão...

· ... Entre os nomes definidos para compor a sua equipe está o de Rafael Moreno...

· ... Rafael Moreno, que lá atrás, quando apresentador de telejornais na Band, teve seu nome sugerido à Globo...

· ... No dia que o Boni resolveu assistir, era a sua folga...

· ... E o seu substituto, William Bonner, acabou sendo contratado.

 

C´est fini

 

“Nas Savanas do Quênia” é a nova série do “Jornal da Record” que estreia na próxima segunda-feira. Dividida em cinco partes, entre outros temas, irá mostrar Kibera, uma comunidade localizada na capital do Quênia e considerada uma das maiores favelas do mundo, com cerca de 1 milhão de habitantes.

Reportagem de André Tal e produção de Rosana Teixeira e Marta Cibele.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

Notas

Samae implanta ramal de esgoto na Rua José Narloch - O Samae iniciou ontem (18), mais uma obra para de implantação de rede de coleta com o objetivo de cumprir a meta de atingir os 90% de tratamento de esgoto sanitário no município em 2020. A implantação da rede e os ramais que ligam às residências na Rua José Narloch vai acontecer por um período de aproximadamente duas semanas – dependendo das condições climáticas –, num trecho de 800 metros entre as Ruas Afonso Benjamin Barbi e Dorval Marcatto. As intervenções devem ser no horário das 7h30 às 17h, período em que o trânsito fluirá em meia pista. Motoristas poderão utilizar desvios pelas Ruas Francisco Hruschka e Adelina Klein Ehlert. Após a conclusão das obras, a rua será repavimentada pela Prefeitura.

Prefeitura vai adquirir novo lote de estufas à agricultura familiar - A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, por meio do Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Rural e Agricultura, lançou edital para registro de preços para seleção de propostas à aquisição de conjuntos de abrigos para produção agrícola (estufas) ao longo de 12 meses, destinados para incentivo à agricultura familiar de Jaraguá do Sul. Os envelopes com a documentação e as propostas devem ser entregues até o dia 27 de novembro. O valor máximo do orçamento é R$ 401.950,00. O Município vai adquirir várias unidades de abrigo para produção agrícola, com tamanhos diferentes e sistema de gotejamento para os canteiros, inclusive a cobertura. É o chamado cultivo protegido. Lançado em 2017, o Projeto Cinturão Verde é dividido em etapas. Já foram entregues estufas em 2018 e 2019 de tamanhos variados. Os participantes recebem capacitação, orientação e assistência técnica quanto a questão do plantio, do cultivo e a colheita. E também a organização do grupo de produtores.

Eleitos, Machado e Demarchi vão dirigir o IFSC Centro e Rau - O professor José Roberto Machado foi eleito diretor-geral do Campus Jaraguá do Sul-Centro. O novo diretor teve 419 votos de alunos, 17 votos de técnicos-administrativos e 37 de docentes, conquistando 52,82% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o candidato Élson Quil Cardozo, que somou 121 votos discentes, 24 votos de técnicos e 11 professores, alcançando 29,58% dos votos válidos. Servidores e estudantes participaram da votação realizada na quarta-feira, dia 13 de novembro. No IFSC Campus Rau, o candidato Delcio Luís Demarchi foi eleito o diretor-geral obtendo 57 votos de alunos, 23 votos de técnico-administrativos e 28 de docentes, conquistando 37,01% dos votos válidos. Por uma margem bastante pequena ele ficou à frente do candidato Gerson Ulbricht, que somou 39 votos discentes, 12 votos de técnicos e 26 professores, alcançando 36,90% dos votos. O resultado oficial foi divulgado na página oficial das eleições. A homologação do resultado deverá ocorrer no dia 16 de dezembro. A homologação é dada pelo Conselho Superior do IFSC. O mandato deverá iniciar em abril de 2020

Vereador defende grupo de brigadistas para escolas e creches - A necessidade de mais atenção quanto à segurança nas Escolas e Centros de Educação Infantil, no que se refere à prevenção de incêndios e outras possíveis ocorrências semelhantes, foi levantada na Câmara. Gruner mencionou a possibilidade de organização de um trabalho com medidas preventivas nas unidades educacionais. “Em caso de incêndio em uma escola, que atitudes devem ser tomadas pelos professores? Temos que criar mecanismos para que as pessoas possam ficar seguras”, ponderou, acrescentando que vai encaminhar ao Executivo uma indicação, com minuta de projeto, para criação de grupo de brigadistas para atender escolas com trabalhos de orientação e simulados de ocorrências. “A prevenção é a melhor arma”, alertou. Segundo Gruner o assunto foi debatido durante uma reunião com munícipes, em seu gabinete.

Município vai reformar escola e adquirir brinquedos às crianças - O Governo Municipal lançou edital para contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de engenharia com fornecimento de materiais e mão de obra, para reforma em uma área de 2.057,30 m² para troca de cobertura, de instalações elétricas e de cabeamento estruturado, na Escola Rodolfo Dornbusch, localizada na Rua Professor Irmão Geraldino, Bairro Vila Lalau.

As propostas devem ser entregues até o dia 29 de novembro, com abertura na mesma data. O valor máximo da contratação é de R$ 1.831.905,06. Outra licitação é para a compra de brinquedos diversos às escolas de educação básica e centros de educação infantil. As propostas serão abertas no dia 3 de dezembro. O valor de referência (orçamento) é de R$ 1.022.955,20.

Agenda

Ver todos