COLUNA DO FLÁVIO RICCO

Flavio Ricco

Com quase 50 anos de profissão, suas colunas sobre os bastidores da televisão podem ser lidas diariamente no portal Uol ou aos domingos em mais de 80 jornais no Brasil e nos Estados Unidos. Produziu o primeiro programa de debates entre candidatos a cargo público da televisão brasileira.

Ver artigos

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de “Avenida Brasil” na Globo

Todo o barulho causado no anúncio de “Avenida Brasil” como próxima atração do “Vale a Pena Ver de Novo”, a partir de outubro, já justifica a escolha da Globo.

Mas outras importantes razões levaram a isso.

Primeiro que para substituir “Por Amor” a ideia sempre foi escolher um grande sucesso.

“Êta Mundo Bom!”, de Walcyr Carrasco, e “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, desde o primeiro instante passaram a ser cogitadas. Ambas, de enorme apelo popular e que em suas exibições alcançaram excelentes resultados de audiência.

Mas, foi avaliado também que a novela do Walcyr, por ser de época, passada nos anos 1920 e 1930 em sua maioria e com núcleo importante numa cidade do interior paulista, ficaria em um universo muito próximo ao de “Éramos Seis”, que será exibida às 18h. “Avenida Brasil”, urbana, na periferia carioca, se distanciará de qualquer semelhança.

Uma definição que exigiu cuidados, porque o “Vale a Pena Ver de Novo” é uma alavanca importante para “Malhação”, que por sua vez é o esteio da novela das seis e por aí em diante. Um “Vale a Pena” fraco, prejudica toda a programação.

 

TV Tudo

 

Nova direção

 

A partir desta terça-feira, Marco Nascimento assume a direção de jornalismo da Record no Rio de Janeiro.

Passa a ocupar o cargo de André Ramos, contratado pela CNN Brasil para dirigir a sede de Brasília.

 

Evento

 

Ivete Sangalo, próxima apresentadora do “Música Boa ao Vivo” do Multishow, dará uma prévia da temporada do programa no palco do Conexão Globosat, dia 10 de outubro, a partir das 19h30, no Golden Hall, em São Paulo.

Trata-se de um evento para o mercado publicitário e convidados sobre as novidades da programadora.

 

Liberação

 

Ana Paula Padrão e José Luiz Datena foram os artistas da Band liberados para o Teleton, no SBT, dias 25 e 26 de outubro.

A confirmação da participação dos dois agora passa a depender de cada um deles.

 

Vaga exclusiva  

 

Como já informado neste espaço, a Record vai ampliar consideravelmente o número de vagas no seu estacionamento na sede da Barra Funda, em São Paulo.

E um detalhe deve lembrar o modelo adotado pelo SBT na Anhanguera: muitas das vagas terão os nomes de seus usuários marcados.       

 

E um detalhe

 

De acordo com representantes das duas TVs, pessoas autorizadas a falar sobre elas, não existe nenhum acordo de cavalheiros entre SBT e Record. Que isso não passa de uma lenda.

De que uma não pode tirar ou querer contratar alguém da outra. Prova é que...

 

Mistura brava

 

São muitas as queixas de funcionários da Rede TV!, de vários dos seus departamentos que, além da televisão, estão sendo obrigados a prestar serviço para a Peanuts, canal digital.

Como contratados de uma empresa, têm que trabalhar também na outra. É bom o RH e o jurídico ficarem de olho.

 

Feira

 

Grande aposta da Globo, a nova série “Segunda Chamada”, sobre ensino noturno para jovens e adultos, será um dos destaques do catálogo da emissora na MIPCOM, em Cannes entre os dias 14 e 17.

Débora Bloch faz a protagonista, Lúcia, uma professora de língua portuguesa que não desiste dos alunos, dentre eles, Solange, vivida por Carol Duarte. O lançamento no mercado internacional vai acontecer quase que simultaneamente à estreia da série no Brasil.

 

(Carol Duarte está em “Segunda Chamada” / Crédito: Mauricio Fidalgo/TV Globo)

 

 

Mala cheia

 

Além de “Segunda Chamada”, a Globo também levará para a MIPCOM “Aruanas”, “Onde Está Meu Coração” e “Desalma”, produções originais Globoplay, que também serão lançadas em primeira mão no evento.

E ainda a terceira temporada de “Sob Pressão” - série que em suas temporadas anteriores já foi licenciada para mais de 70 países -, mais a segunda temporada de “Ilha de Ferro”.

 

Sem chance

 

Não tem nada a ver esse papo espalhado no mercado, de um interesse da CNN Brasil em comprar a Rede 21, da Band.

Isso não existe e nunca foi cogitado, até por ser impossível. O licenciamento da CNN é para cabo, TV paga, e isso para o mundo inteiro, sem exceções.

 

Palavra oficial

 

Para passar a régua no assunto, depois de consultada, a coluna foi oficialmente informada pela CNN Brasil:

“somos licenciados para comercializar nosso sinal para as operadoras de TV por assinatura. Nosso projeto é multiplataforma e não inclui TV aberta”.

 

Confidencial

 

A definição da Record pelo nome de Geraldo Luís para apresentar o “Balanço Geral” SP e a informação que ele continuará também com o “Domingo Show” é provisória.

Vai valer até a escolha de um novo projeto para os domingos.

 

Bate – Rebate

 

  • Apesar do intenso noticiário interno nas últimas semanas sobre a possibilidade de o “Globo Esporte” ser incorporado pelo jornal da praça, isso não irá se confirmar...
  • ... Na verdade, essa possibilidade chegou a ser especulada internamente e até cogitada no passado...
  • ... Mas isso não irá prevalecer. Vai continuar como sempre foi. Cada um, cada um.
  • O governador do Maranhão, Flávio Dino, será o convidado do “Roda Viva” nesta segunda-feira. Apresentação de Daniela Lima.
  • Band não descarta a contratação de novos narradores esportivos...
  • ... Aliás, entre os objetivos, encontrar alguém especialmente para a narração dos jogos da NBA.
  • Multishow e canal Bis também estarão inteiramente envolvidos na cobertura do “Rock in Rio”.
  • Dani Bolina, Ale Oliveira, Cid Não Salvo, Daniel Saboya e Thiago Ventura participam da websérie “Valcir, o Caçador de Views”, produzida pelo “Pânico”.
  • Maria Eugênia Suconic, a Mareu, e Gui Araújo, ex-participante do “De Férias com o Ex”, agora,  apresentarão o reality da MTV “True Love or True Lies: Perfeitos ou Suspeitos”...
  • ...A nova temporada está prevista para entrar no ar em outubro.   

 

 

 

C´est fini

 

No dia 1º de outubro, a Globo inicia oficialmente as gravações da nova novela das sete “Salve-se Quem Puder”, em externas no Rio de Janeiro, sob o comando do diretor Fred Mayrink.

Já no fim do mesmo mês, o elenco embarca para Cancún, no México, para uma semana de gravações. Lá estarão Deborah Secco, Juliana Paiva, Rafael Cardoso, Felipe Simas, João Baldasserini, o português José Condessa, entre outros.    

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

Notas

PLANO DIRETOR - A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou ontem (6), a penúltima audiência pública de apresentação do Plano Diretor. O próximo (e último) acontece no dia 13 de novembro, na Câmara de Vereadores. Com ela, fecha as cinco audiências previamente programadas, onde os participantes se envolvem e discutem sobre este instrumento norteador da política de desenvolvimento municipal.

Vereador quer áreas de alagamentos mapeadas - O vereador Celestino Klinkoski mostrou preocupação com os alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o volume de precipitação chegou a 55 mm no domingo à tarde e vários pontos da cidade sofreram com a água. Ele citou como exemplo um local no bairro Rio da Luz onde os moradores ficaram isolados por conta da enchente. O parlamentar lembra que já pediu à Prefeitura que restaure a tubulação da localidade e que troque por tubos novos, porém não foi atendido.

Klinkoski sugeriu que o município faça um trabalho de identificação dos locais de maior risco de alagamento. A partir desse mapeamento, a Secretaria de Obras poderá realizar a limpeza das tubulações e as obras de drenagem para evitar novos transtornos. O vereador também pede que a população ligue na Ouvidoria da Prefeitura (0800 642 0156) para que se possa fazer o mapeamento. Ele alerta que essa foi a primeira grande chuva que ocorreu neste semestre e que há muitas outras por vir com o verão que está por vir.

Estado vai duplicar trecho da SC-108 na região de Joinville - A ordem de serviço para início da obra de restauração e duplicação da SC-108, em Joinville foi assinada na terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A iniciativa faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura catarinense.

O trecho, de pouco mais de 5 quilômetros, liga a BR-102 ao Distrito Industrial de Joinville onde estão localizadas mais de 200 empresas. O processo licitatório começou em 2017, mas só foi finalizado em 2018, aguardando desde então a ordem de serviço.

Atualmente sem qualquer manutenção, é por este trecho da rodovia que escoa boa parte da produção industrial do município. As obras se estenderão do entroncamento da BR-101 até a Rua Tenente Antônio João, passando pelas Ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, e o acesso à Rua Dona Francisca.

 

Tubulação maior para escoamento - O vereador Arlindo Rincos (PSD) criticou a Administração Municipal em continuar implantando tubos de 40 centímetros em vias estruturais do município. Ele mostrou imagens que moradores fizeram no último final de semana mostrando alagamentos em vários pontos de Jaraguá do Sul. Segundo ele, as ruas foram alagadas com menos de meia hora de chuva intensa. Rincos lembrou que ele foi autor de um projeto de lei que proibia o município de implantar tubos com menos de 80cm nas vias estruturais da cidade, porém o projeto não foi aprovado porque esta é uma matéria em que apenas o Executivo pode deliberar. Ele pediu que a Prefeitura envie um projeto nos mesmos moldes para a Câmara, lembrando que o custo não sofre grandes variações pela bitola dos tubos.

Juraszek informa compra de saibreira - O vereador Eugênio Juraszek anunciou que o projeto de lei que vai permitir à Prefeitura comprar uma saibreira no Garibaldi na Câmara, o que vai possibilitar a retirada do material para a macadamização das ruas, principalmente nas áreas rurais. A ideia, segundo disse, é que o projeto seja votado ainda na sessão de quinta-feira (7). Juraszek observou que a luta para a aquisição é de oito anos, pelo menos. Outra observação refere-se à análise prévia do solo nas ruas que recebem pavimentação, o que dá segurança de que a deterioração não ocorra como até então.

 

Agenda

Ver todos