APOSENTADORIA OU MORTE?

A J Marchi

Questionamentos evidentes, obviedades improváveis e banalidades incomodas. 

Ver artigos

 

Não! Nenhuma destas terríveis opções, pois Ouro de Tolo, já cantava com sua maluquês o irreverente Raul Seixas: "Tente! E não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida/Vá! Tente outra vez! Pois, é só você olhar no espelho pra se sentir um grandessíssimo idiota ao saber que é humano, ridículo, limitado e que usa somente dez por cento de sua cabeça animal/ E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial que está contribuindo com sua parte para o nosso belo quadro social/ Eu é que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada e cheia de dentes esperando a morte chegar/Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais", há sempre algo a ser feito. "Quem não tem colírio, usa óculos escuros"! E eu vejo acima deles que, "quem não tem papel, dá o recado pelo muro, pois quem não vive o presente, se conforma com o futuro".

Quantos de nós enquadram-se nessas letras? Com certeza, muitos! Olhando no retrovisor do tempo até onde nossa imaginação alcance, a memória ajude e a história também, veremos que nada sabemos sobre nossos antepassados. Dos trisavôs e trisavós quase nada, pouco de nossos bisavôs e bisavós, e quem sabe, algo sobre a vida de nossos avôs e avós. Do pouco que sabemos sobre a vida que levaram, talvez saibamos que, raramente tiveram a oportunidade de ter feito algo além daquilo que aprenderam por falta do tempo livre. Hoje, nossos pais e talvez muitos de nós, sofrem do mesmo mal com nenhuma contribuição a mais para o nosso belo quadro social!

Atualmente, é raro senão impossível, que alguém se perpetue em um emprego. Da mesma forma, é inacreditável que empresas se mantenham no mercado fazendo a mesma coisa, e isso não é novidade alguma. E a consequência é cruel. Isso vale, tanto para jurisdições administrativas, instituições, indústria e comercio, como também para cardápios de restaurantes. O físico e matemático alemão, Albert Einstein, que entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade, dizia obviamente: - que não se pode conseguir o mesmo resultado fazendo a mesma coisa da mesma forma por muito tempo.

Por isso, você aí, aposentado ou ainda não, tem atualmente a oportunidade de produzir coisas ou conhecimento com o tempo livre que lhe sobra. Desta feita, é temerário esperar pelo emprego que não vem! Talvez ele nem exista mais, e você aí, a espera! Os empregos que ainda existem estão lá porque alguém os criou. E como é fácil ir até ele, não é? E você, com conhecimentos além dos dez por cento de sua cabeça animal, está conseguindo tempo para reinventar-se? Ou, vai ficar aí, com a boca escancarada e ainda cheia de dentes esperando a morte chegar?

Enquanto você percebe como é trabalhoso ficar sem trabalho, veja que oportunidades existem em todas as áreas da atividade humana, a exemplo da informática, literatura, idiomas, artes (instrumentos musicais, teatro, pintura, cerâmica, artesanato), homecare (cuidadores de idosos, transportadores de cadeirantes) ou talvez um inovador negócio ancorado em novas tecnologias! Num mundo cada vez mais pragmático, assistimos impotentes aos abruptos choques comportamentais, aos novos conceitos empresariais (startups), ao surgimento de inovadores métodos empregatícios graças a inovações tecnológicas, e ao surgimento de matrizes energéticas alternativas.

Inegável é, que o mundo capitalista se reinventa a todo o tempo gerando oportunidades para quem quiser aproveitar, porque além dos quintais com cercas embandeiradas ou não, algo sempre haverá de ser feito ou melhorado! A visão que teremos do trabalho e sua remuneração no médio prazo será outra, fazendo com que o monopólio exclusivista governamental de “associar-se” ao trabalhador sem nada ou pouco dar-lhe em troca, desmorone! Talvez demore para acontecer, mas é fato consumado! Não pelo muro, uma referência sarcástica a censura da época do Maluco Beleza, mas o recado está dado agora pela tecnologia!

Viva a própria existência. Reinvente-se. Viva o presente para não ter de se conformar apenas com o futuro! Penso que "a monotonia seja responsável por represar as ondas motivadoras de novas emoções que nos fazem vibrar por prazeres pelos quais valha a pena viver". A J Marchi

 

 

 

Notas

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Coleta de lixo e Águas de Massaranduba - A coleta de lixo em Massaranduba será normal, parando apenas no Natal (25) e na virada de ano (1º). Já a coleta seletiva que acontece sempre nas quartas-feiras, serão realizadas nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro de 2020. Na Águas de Massaranduba, o atendimento comercial encerra no dia 23 e retorna no dia 3 de janeiro. O atendimento normal a partir de 6 de janeiro. Para emergências ligar para 0800-643-4070, ou (47) 3379-2595.

Agenda

Ver todos