A Propósito

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

A Propósito

A foto, supõe-se que de 1940, mostra a passagem da comitiva do presidente Getúlio Vargas por Guaramirim rumo a Curitiba, depois de uma visita a Joinville, onde foi conhecer o parque industrial de uma cidade “onde se trabalha”. Entre os anos de 1937 e 1945, os sindicatos trabalhavam na propagação dos planos de Getúlio, incitando seus filiados a apoiarem as políticas nacionalistas do presidente-ditador. Que proibiu que se falasse no país outro idioma que não o português. O 1º Congresso dos Operários, em 1934, homenageou o gaúcho Lindolfo Collor, farmacêutico e jornalista (avô do ex-presidente Fernando Collor de Mello), filiado ao Partido Republicano, que seria, mais tarde, o ministro do Trabalho de Getúlio, a maior liderança política do PTB até hoje.


CURIOSIDADES

• Durante a segunda Guerra Mundial na década de 1940, a Inglaterra, querendo derrotar a Alemanha a qualquer custo, fez um experimento com agulhas de costura de uma grande marca de fornecedores da época.

• A ideia era fabricar dardos com as agulhas, contendo antraz ou ricina. Uma proteína presente nas sementes da mamona, letal e agressiva, é considerada uma das mais perigosas toxinas vegetais existentes.

• Cada bomba levaria cerca de 30 mil dardos envenenados. Em testes feitos em animais a proporção de acerto foi de 90% dos animais de pé e 17% dos que estavam na trincheira (uma vala de proteção aos soldados).

• Se a pessoa arrancasse a agulha do corpo em 30 segundos depois de atingida, morreria em menos de meia hora. Se retirasse a agulha (dardo) antes de 30 segundos, em cinco minutos sofreria um colapso que a deixaria aleijada.

• Mas os testes não avançaram apesar da eficácia destrutiva comprovada e do baixíssimo custo de produção, A justificativa do Ministério da Defesa foi deque os dardos não atingiriam inimigos protegidos em prédios ou veículos. Alvos naturais de bombas sem as agulhas.

HOJE

Neste dia, em 2002, nasceu em São Bernardo do Campo (SP), a atriz, modelo e apresentadora do SBT, Maisa da Silva Andrade. Em 2009, morreu aos 61 anos de idade em São Paulo, de mal súbito o cantor, compositor e instrumentista José Rodrigues Trindade, o Zé Rodrix. Hoje é dia de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis.


Propaganda de sucesso

Em 1926 a Nestlé promovia em anúncio sua famosa Farinha Láctea. O anúncio produzido em desenhos, mostrava uma criança brincando e se alimentando de mingau feito pela farinha. A recomendação às mães era fazer por meio de uma caixa postal para que o público recebesse amostras e brochuras de forma gratuita.



FRASE

“Eu não tenho ídolos. Tenho, sim, admiração por trabalho, dedicação e competência”. Ayrton Senna da Silva (1960/1994), tricampeão de Fórmula 1, morto em acidente no GP de Ímola, Itália.

Notas

Alunas destaques do concurso CDL na Escola são premiadas - A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul entregou kits escolares para alunas e professoras vencedoras da etapa municipal do concurso CDL na Escola 2019. A iniciativa é uma parceria com a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), com apoio do Sicoob Cejascred. A aluna vencedora na categoria Redação foi Monize Eger D' Oliveira, do 9º ano da Escola Alberto Bauer, com apoio da professora Salete Miriam Coelho. Já na categoria Desenho, quem ganhou o prêmio foi Júlia Vicentin Pereira, do 4º ano da Escola Anna Töwe Nagel, com apoio da professora Andréia J. Renta. Além da premiação com os kits enviados pela FCDL, as alunas e professoras ganharam tablets doados pelo Sicoob Cejascred.

Centro de Especialidades Odontológicas terá um novo local - Está assegurado o valor de R$ 710 mil para reforço do orçamento do Fundo Municipal de Saúde para atender despesas com a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Vila Lenzi. A iniciativa objetiva ampliar e manter a oferta física da rede de atendimento individual em especialidades odontológicas disponibilizando à comunidade maior acesso aos serviços de saúde. O crédito especial decorre da necessidade de se promover a desapropriação de imóvel para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas. O CEO sairá do Centro Vida, onde está instalado em local acanhado para o tamanho da demanda, para um espaço próprio próximo a unidade básica de saúde da Vila Lenzi.

Jogos Abertos provocam mudanças no calendário escolar 2020 - O vereador e professor Arlindo Rincos manifestou a sua preocupação em relação ao calendário escolar de 2020, em conversa com a secretária da Educação, Ivana Atanásio Dias. Devido à realização dos 60ºs Jogos Abertos de Santa Catarina, as férias do meio do ano foram alteradas para novembro, mês de realização do evento poliesportivo em Jaraguá do Sul. A preocupação, segundo disse, se deve ao cansaço e o desgaste que as crianças vão ter com um período tão longo de aulas. Ele também afirmou que os pais contam com as férias no meio do ano para programar viagens e folgas nas empresas onde trabalham. Segundo o parlamentar, as férias do final do ano também serão prejudicadas, já que o período letivo vai se estender até o dia 23 de dezembro. Devido aos Jasc, as escolas vão servir de alojamento aos atletas que virão de todo o Estado. O vereador sugeriu a antecipação da abertura do ano letivo em uma semana, mas em face da escala de férias dos professores, a sugestão não pode ser acatada.

Jaraguá do Sul Programa Recomeçar dá nova chance a inadimplentes da Habitação - Em votação única, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que institui o Programa de Novação de Débitos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, denominado “Recomeçar”, com o objetivo de promover a repactuação dos débitos decorrentes do inadimplemento contratual dos beneficiários, inclusive os judicializados. Segundo a Prefeitura, o Programa Recomeçar propõe uma nova possibilidade para famílias em situação de vulnerabilidade repactuar seus débitos junto ao Fundo, regularizando sua vida financeira por meio de um novo financiamento do saldo devedor em até 300 meses, prazo considerado com base nas diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa aplica-se apenas aos beneficiários de financiamento habitacional junto ao Fundo Municipal de Habitação e não implicará em abatimento de juros e multas, sendo uma forma de o município renegociar os débitos junto às famílias de baixa renda, sem que estas sejam penalizadas futuramente com a perda de seus imóveis.

Tintas Weg está na maior roda-gigante da América Latina - Considerada a maior roda-gigante da América Latina, a roda-gigante Rio Star, novo cartão-postal do Rio de Janeiro, está localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, próximo ao AquaRio e da Praça Mauá. Ela possui 88 metros de altura e expectativa de atrair mais de um milhão de visitantes por ano. Com 54 gôndolas, tem capacidade para acomodar 432 pessoas, levando 15 a 20 minutos para completar a volta. A estrutura de toda a roda-gigante Rio Star, montada pela empresa JLCMT, veio da China com um revestimento rico em zinco e recebeu em sua montagem final o acabamento fornecido pelas tintas Weg.