A PROPÓSITO 25.06.2019

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

A foto é dos anos 1970. A Rua Adélia Fischer (subida da KG motos) ainda não existia e a entrada principal da cidade se dava pela Rua Max Wilhelm (Pizaria Casarão). À época, o Brasil vivia uma fase de grande crescimento industrial com reflexos diretos em cidades cujo desenvolvimento estava alicerçado na indústria como, por exemplo, Jaraguá do Sul. A demanda por mão de obra era tão grande que as maiores empresas da cidade passaram a anunciar vagas em municípios vizinhos. Aliás, até hoje, boa parte dos trabalhadores do diversificado parque industrial jaraguaense vem de cidades próximas. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Paulo Sporrer HD)

CURIOSIDADE

O feijão é um dos mais antigos alimentos consumidos pelo homem. As primeiras plantas cultivadas têm origem na América do Sul, mais especificamente no Peru, e datam aproximadamente de 10.000 a.C., de acordo com descobertas arqueológicas.

Os grãos contêm diversas vitaminas, sais minerais e ferro, que nutrem e dão energia ao ser humano. Em 100 gramas do produto, encontram-se cerca de 220 calorias, ou seja, energia equivalente das proteínas da carne bovina, suína, de frango e peixe.

O primeiro registro sobre o prato no Brasil é de 1833, quando foi servido em um hotel no Recife, com o nome “feijoada à brasileira. Mas a feijoada em si não é brasileira. Acredita-se que foi inventada na Europa, porém com outra variedade de feijão.

No Brasil, foram os escravos africanos os responsáveis por criar a feijoada que conhecemos hoje, mudando a receita europeia e utilizando o feijão preto, já que era o produto mais acessível na época.

Na Roma antiga o grão era usado também como uma espécie de moeda para pagamentos em jogos de apostas. Na Grécia, era uma espécie de cédula nas eleições. O feijão branco significava sim e o feijão preto representava não.

A famosa linha de sabonetes, talcos e desodorantes Cashmere Bouquet foi lançada no ano de 1872, quando a Colgate-Palmolive completou 65 anos de atividades nos Estados Unidos. O produto desembarcou em terras brasileiras em 1946.

HOJE - Neste dia, em 1962, nasceu no Rio de Janeiro o humorista Cláudio Besserman Vian, o Bussunda. Também ator, jornalista, escritor, cronista esportivo, editor de revista e dublador brasileiro, era membro e líder do grupo Casseta & Planeta. Hoje, no Brasil, é o Dia do Imigrante e Dia do Quilo.

 

 

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos