A PROPÓSITO 09.07.2019

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

A foto é dos anos 1940 e mostra a Rua Marechal Deodoro da Fonseca, o “calçadão” que conhecemos hoje já em sua terceira versão- a primeira foi inaugurada pelo ex-prefeito Durval Vasel nos anos 1990. O nome da rua é uma homenagem ao militar e político alagoano nascido em 5 de agosto de 1827. Foi o primeiro presidente do Brasil eleito pelo Congresso e uma das figuras centrais da Proclamação da República. Governou entre 15 de novembro de 1889 e 23 de novembro de 1891, ano em que foi promulgada a primeira Constituição do País. Neste mesmo ano, pressionado por militares e parte da população adeptos do federalismo, renunciou ao mandato. Morreu no ano seguinte, em 23 de agosto, vítima de uma crise de dispneia (falta de ar). (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/foto postada por Valdecir Gracias)

CURIOSIDADES

Segunda maior cultura agrícola do mundo, atrás apenas do milho, o trigo está presente no pão, no bolo, no macarrão, na pizza e em muitos outros alimentos. Seu cultivo vem do período Neolítico, há pelo menos 10 mil anos. O Brasil importa 40% do trigo que consome.

Acredita-se que o trigo tenha se originado na Ásia Central, provavelmente entre os atuais territórios de Israel e Afeganistão. Os maiores produtores de trigo do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Rússia e França.

O trigo é o segundo tipo de alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o leite e seus derivados como queijos e iogurtes.

O país com maior índice per capita de consumo de trigo do mundo é a Bulgária.

Cerca de 50% do trigo consumido no Brasil é usado na fabricação de pães. Para os judeus, o fermento simbolizava a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento.

"Feliz de quem não tem geladeira - Vai comprar a Clímax Primavera". Uma linha mais popular apresentada no começo dos anos 1970. O mercado mirava a ascensão da classe média na aquisição deste eletrodoméstico que, na época, ainda não era tão acessível.

HOJE - Neste dia, em 1956, nasceu no Rio de Janeiro Ana Maria Botafogo Gonçalves Fonseca, jurada em algumas edições do Festival de Dança de Joinville e considerada a melhor bailarina brasileira. Em 1980 morreu Vinícius de Moraes, poeta, compositor e embaixador. No Brasil, hoje é lembrado o Dia do Protético e da Juventude.