Últimas colunas de A J Marchi

A CANOA, O MUSEU, O CONTRABAIXO E A MUSICA!

A canoa que trouxe os primeiros colonizadores a estas terras é o extrato de uma história! Nela embarcada, estava Emílio Carlos Jourdan, o fundador que mais tarde dotaria Maria Umbelina da Silva, a cuidadora de seus filhos, da posse de terras no Jaraguá. As terras foram novamente doadas, mas neste episódio surge outro Emílio, seu filho. O nome, talvez, inspirado no engenheiro belga. O prédio inspirado em obras na Itália das décadas de 30 e 40, ora reformado e que resiste ao tempo abrigando o recém reinaugurado Museu Histórico de Jaraguá do Sul, foi construído para atender aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em 1941. Entretanto, a história do Museu Histórico começa muito antes da revitalização do edifício e de sua instalação naquele local que dispõe hoje de um acervo composto por milhares de peças de uma riqueza histórica inexorável. E dentre elas, um instrumento musical! Um contrabaixo acústico fabricado na década de 50 com a finalidade de compor um conjunto musical do qual originou-se a primeira orquestra do município de Jaraguá do Sul.

Por A J Marchi

TITULO "BETO CARRERO DE EXCELÊNCIA NO TURISMO" EM 2019

Pomerode arrebatou pela segunda vez o Título "Beto Carrero de Excelência no Turismo" na categoria, "Município de Destaque". Jaraguá do Sul participou com seu novo cartão postal, a Chiesetta Alpina na categoria, Empreendimento de Destaque, mas não levou!

Por A J Marchi

CIRCUITO DA FEB NA ITÁLIA

Os corpos, lá não estão, mas ao pisar aquele solo molhado pela chuva que a cântaros caia durante o último Novembro Toscano, fez com que nossas lagrimas a ele se juntassem no cemitério na cidade de Pistóia.

Por A J Marchi

TRANSITO: UMA QUESTÃO DE PREVENÇÃO

"Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne". São sábias palavras do sábio físico e matemático Albert Einstein. Partindo da premissa do que disse ele, deparamo-nos diariamente diante de problemas sem prevenção. Muitos deles de fácil equação, embora difícil seja a execução. Outras tentativas do papel não saem, enquanto velejam ao vento outras, amparadas em dúzias de justificativas sem consistência.

Por A J Marchi

PERVERSA TIRANIA - Parte 2

As tropas e membros da Shabbiha formam a milícia leal ao presidente Bashar al-Assad de família de religião Alauíta, e que detém para si o poder herdado de seu pai a mais de trinta anos na Síria como se fosse um presente recebido por ter sido um bom menino. A Shabbiha é composta em sua maioria por cristãos e alauítas que temem a instalação de um regime extremista sunita na Síria num futuro próximo.

Por A J Marchi

PERVERSA TIRANIA - Parte 1

O mundo está vivendo a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. O número de refugiados aumenta a cada dia, e milhões de famílias sírias que antes viviam como qualquer um de nós, veem suas vidas devastadas em meio a conflitos e extrema violência. Subitamente, foram obrigadas a abandonar seus lares deixando tudo para trás ao partir em busca de sobrevivência percorrendo longos e ardilosos caminhos.

Por A J Marchi

ENSINO INDEPENDENTE E LIVRE?

O Ensino brasileiro está na lona, vítima de uma luta sem prioridades. Leis discricionárias e desmedidos cortes de verbas nas últimas três décadas, aproximam o conhecimento da decadência decretada sem precedentes em nosso país. Algo estranho acontece, não por culpa exclusiva das Escolas que experimentam calotes e de professores que sofrem nas mãos de alunos que não podem reprovar por conta de brandas leis ideológico-protetivas, mas certamente, pelo desinteresse coletivo no aprendizado que de novo, nada oferece.

Por A J Marchi

SENSÍVEIS DECIBÉIS - Parte 2

Em um passado próximo, a população irritada e cansada, apelou a todos os meios de comunicação que por sua vez, interpelou os órgãos representativos da sociedade. Como resultado, o ex-prefeito Moacir Bertoldi fez uma válida tentativa para colocar um fim aos buzinaços e aos esporádicos acidentes provocados pela imprudência de uns poucos que de tão incomuns, alardeava a população. O que hoje se vê, são os restos de uma boa ideia abandonada pelas administrações posteriores...

Por A J Marchi

SENSÍVEIS DECIBÉIS - Parte 1

Como se sabe, há um crescente desrespeito à paz pública, com ruídos excessivos em quase todos os dias e horários com o ladrar de cães, buzina de caminhões e de locomotivas, e principalmente com a utilização de aparelhos sonoros em veículos, residências, bares, igrejas, inaugurações e festas com a utilização de fogos de estampido, etc. Ao contrário da crença popular, o sossego público deve ser respeitado em qualquer horário, seja dia ou noite, em dia de semana ou fim de semana. Na verdade, não importa o dia ou o horário, mas, o limite do ruído medido em decibéis, em se tratando de lei sobre poluição sonora.

Por A J Marchi

FINADOS

É tempo de reverenciar aqueles que se foram e de confortar aqueles que os tenham perdido. Mas é tempo também de refletir sobre o tempo! O mesmo tempo que multiplica expectativas, divide sentimentos, adiciona conhecimentos, mas subtrai nossa existência.

Por A J Marchi

E O TURISMO JARAGUAENSE, COMO VAI?

O documentário Roteiros pelo Mundo, protagonizado por Pedro Andrade e reproduzido no GNT Play, e disponibilizado no YouTube sob o título, Um tour incrível pela Geórgia, atraiu minha atenção. Devido a alguns acidentes geográficos similares, lembrei-me imediatamente de Jaraguá do Sul. Tbilisi, a capital da Geórgia, fascina quem a visita pela engenhosidade em ligar o novo ao antigo. A resiliência e tolerância ao tradicionalismo e ao moderno conceito de se viver em sociedades plurais, faz dela a queridinha do Turismo Mundial, deixando a comer pó, muitos ícones turísticos conhecidos.

Por A J Marchi

A PEQUENA ALEMANHA RENASCE PARA O TURISMO!

Foi inevitável prestar atenção à charmosa Pomerode durante o 15º Festival Gastronômico, quando percebi, quão empenhados estão os munícipes em transformá-la em um disputado Polo Turístico aos moldes de algumas conhecidas cidades gaúchas e fluminenses. Hoje em dia, o Turismo é uma das principais atividades econômicas em todo o planeta.

Por A J Marchi
1 2

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos