POLÍTICA & POLÍTICOS 11.07.2019

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Impostos x benefícios - O Brasil, com uma carga tributária de 34,25% (a 15ª maior do mundo) sobre tudo o que se produz, é o último colocado, numa lista de 30 países, em retorno de serviços à sociedade por conta dos impostos pagos, aponta estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A Irlanda (22.8%), pela segunda vez, figura em primeiro lugar. Em 2º lugar ficou a Austrália e em 3º a Suíça. Desde que esse estudo começou a ser feito, há oito anos, o Brasil está na 30ª colocação, atrás de países como Uruguai (18º) e Argentina (19º). Mas, ao contrário do que se possa pensar, não é por falta de receita. Ontem (10), às 10h22 da manhã, o governo federal já havia arrecadado R$ 1,301 trilhão desde janeiro, antecipando em dez dias a mesma arrecadação no mesmo período do ano passado.

Previdência - Defensor intransigente da Reforma da Previdência, o deputado federal Darci de Matos (PSD) vem a Guaramirim na segunda-feira (15). É convidado da Associação Empresarial para explanar, na condição de membro da comissão especial da Reforma na Câmara dos Deputados, sobre as mudanças introduzidas na atual legislação. A reunião da ACIAG é aberta ao público e começa ás 18h30.

Solidariedade - Boa ideia para ser copiada: na 30ª Festa Nacional da Cachaça e 28ª Festa da Banana, entre os dias 18 e 21 de julho em Luiz Alves, não haverá cobrança de ingressos. Segundo o prefeito Marcos Pedro Weber (PSDB), que for à festa (não será obrigatório) poderá doar o que quiser em favor do hospital da cidade.

Terrível - No Brasil, 17 mil escolas públicas ainda não tem sequer banheiros e outras 83 mil despejam estes dejetos de qualquer jeito. Por conta disso o senador Dario Berger (MDB) é autor de emenda ao orçamento da União de 2020, propondo recursos federais destinados a esta finalidade. E aí, querem o que? Que os alunos aprendam?

Idade limite - Projeto do deputado Marcius Machado amplia de 30 para 35 anos a idade limite de idade para ingresso na Polícia Militar de Santa Catarina. Isso porque atualmente há um percentual muito pequeno da sociedade que conclui o ensino superior (obrigatório) até os 24 anos de idade. A média é 28 nos cursos presenciais. Mas para um pequeno contingente de pessoas que fazem o ensino superior e para trabalhadores que não podem pagar uma faculdade, a média de formação é 35 anos.

Deputado Marcius Machado

 

Migrando - Prefeito de Tubarão, presidente da Federação Catarinense dos Municípios, ex-deputado e candidato a vice-governador na chapa majoritária de Paulo Bauer (PSDB) em 2014, Joares Ponticelli está deixando o PP de Esperidião Amin. Vai para o PSL do governador Carlos Moisés. Que, aliás, visita Tubarão com muita frequência. Foi lá que ele construiu carreira como bombeiro militar.

Vai não vai - Já o ex-deputado Gelson Merisio (sem partido), derrotado na eleição majoritária a governador em 2018 e que recentemente deixou o PSD, ainda não decidiu seu ingresso no PP, mesmo depois de algumas conversas com o senador Esperidião Amin. Políticos mais próximos da Merisio apostam que seu destino será o PRB, que tem como estrelas do momento o repórter Hélio Costa, deputado federal, e o pastor Sérgio Motta na Assembleia Legislativa.

No PSL - Deputado federal Fábio Schiochet assumiu a presidência do diretório estadual do PSL, até então comandado por Lucas Esmeraldino, que não se elegeu senador em 2018 por diferença de18 mil votos. Mas Esmeraldino, agora, faz parte do diretório nacional do partido e deve empreender viagens pelo país contando sobre a “patrolada” do partido em SC nas eleições. Além do governador Moisés, o PSL elegeu quatro deputados federais e cinco estaduais.

Deputado federal Fábio Schiochet

 

Quando? - Vereador Arlindo Rincos (PSD) questiona o futuro da Escola Municipal Guilherme Hanemann, cujo prédio atual, desde 2007, vive sob ameaça de deslizamentos de barranco próximo: embora exista terreno disponível já comprado por R$ 1 milhão, ainda não há laudo prometido pela defesa civil estadual, projeto arquitetônico, e, principalmente, recursos para construção de uma nova escola.

Reação - Está em curso a criação da Associação Docentes pela Liberdade, incluindo professores de Santa Catarina. Como contraponto a docentes da esquerda radical que transformaram universidades, principalmente as federais, em palanques de pregação partidária ideológica em salas de aula. Em prejuízo direto do aprendizado de quem se obriga a assistir a verdadeiras sessões de lavagem cerebral.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos