Geral

Trinta anos do Grünes Tal lembrados em homenagem na Câmara de Vereadores

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

O Grupo Folclórico Grünes Tal foi homenageado pelo vereador Anderson Kassner, pelos 30 anos de atividades. Fundado em 25 de maio de 1989 no Rio Cerro II, o grupo atualmente conta com 109 integrantes e se apresenta em festividades como a Oktoberfest, a Festa Pomerana, a Schützenfest e em outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul.

O vereador destacou a importância que o grupo desempenha na preservação das tradições, músicas e danças germânicas, trazendo manifestações culturais diretamente da Alemanha para o Brasil. Ele lembrou que Grünes Tal significa ambiente verde, uma homenagem dos fundadores ao bairro onde foi fundado.

O vereador disse que em apenas duas ocasiões o grupo conseguiu auxílio financeiro da Prefeitura e, por isso, é preciso haver união da comunidade e das lideranças políticas para ajudar nos eventos que o Grünes Tal promove para arrecadar recursos, acrescentando que os custos com compra de trajes de as viagens são grandes.

Uma das fundadoras, Magali Grützmacher, recebeu placa e flores e destacou que o Grünes Tal iniciou as atividades com apenas 14 jovens e que hoje é um orgulho para ela representar Jaraguá do Sul nas diversas atividades que os 109 dançarinos se apresentam. “Somos gratos por esses 30 anos”, registrou.