Geral

Soroptimistas lembram nesta terça-feira a sua data e ações

Segundo ela, “as Soroptmistas atuam como voluntárias e doam o seu melhor para atingir a sua missão e para isso utilizam seus talentos, suas habilidades, competências e parte do seu tempo. Buscam uma sociedade melhor e um mundo melhor para se viver”

10/12/2019

Há dois meses a cidade conta com uma nova instituição como nome pouco conhecido, mas que já vem ganhando destaque na comunidade devido ao propósito a que veio. É o Clube Soroptmista Internacional de Jaraguá do Sul, que tem na presidência Ana Carolina Bornemann Silveira Figur. E hoje, 10 de dezembro, é o Dia da Soroptimista. Mas o que é ser Soroptmista? A própria presidente Ana responde: É pertencer ao Soroptmist Internacional, uma organização de mulheres cuja missão é trabalhar para melhorar a qualidade de vida de mulheres e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social por meio de programas que levam ao fortalecimento econômico social. São mais de 80 mil mulheres em todo mundo que atuam através dos Clubes Soroptmistas.

Segundo ela, “as Soroptmistas atuam como voluntárias e doam o seu melhor para atingir a sua missão e para isso utilizam seus talentos, suas habilidades, competências e parte do seu tempo. Buscam uma sociedade melhor e um mundo melhor para se viver”. Em Jaraguá do Sul, mesmo com existência tão breve – foi fundado no dia 9 de outubro – o clube já participou e organizou ações, eventos e projetos com foco no bem estar das mulheres e meninas do munícipio. E como toda instituição de voluntariado precisa de recursos para colocar em prática seus projetos, no mês de novembro o Clube promoveu o evento “Escondidinho do Bem”, uma parceria com a Cachaçaria Água Doce, onde 50% da verba arrecadada foi revertida para o SI Jaraguá do Sul. Conta a presidente Ana Figur que o Clube também se envolveu em eventos organizados por outras instituições de voluntariado, como a Caminhada Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer e a 1ª Festa do Voluntário. Tomou parte nas palestras do Coletivo Feminino e da Caminhada da Não Violência Contra a Mulher, promovida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Em 2020 fará parte como membro no Condim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher). Para encerrar o ano, o SI Jaraguá do Sul cumpriu os dois programas obrigatórios impostos pela Federação Soroptimist International of the Americas. São eles: Viva Seu Sonho – Educação e Capacitação para Mulheres e Sonhe e Realize – Apoio Profissional para Meninas. Ambos têm como objetivo ajudar mulheres e meninas a conquistar sua realização pessoal e profissional, apoiando sua inserção no mercado de trabalho. “Esse é somente o início de uma história que já se mostra atuante e promissora, esperamos que a atuação do SI Jaraguá do Sul não seja em vão e que mulheres e meninas sejam beneficiadas com nosso trabalho”, completa a presidente.

Por

Notícias relacionadas

x