Geral

Sessão solene registra o centenário de fundação do bairro Santa Luzia

A Câmara de Vereadores realizou no dia 11 de julho, sessão solene nas dependências da Sociedade Caxias, em Santa Luzia, em comemoração aos 100 anos do bairro.

16/07/2019

A Câmara de Vereadores realizou no dia 11 de julho, sessão solene nas dependências da Sociedade Caxias, em Santa Luzia, em comemoração aos 100 anos do bairro. A iniciativa do vereador Marcelindo Gruner, em parceria com a Associação de Moradores, foi uma forma de reconhecer e valorizar a história do local. “Jaraguá do Sul completou em março, 85 anos de emancipação político-administrativa, no dia 25 completa 143 anos de fundação e Santa Luzia está completando 100 anos. Olha o quanto este bairro já contribuiu para a história do município”, frisou Gruner em seu discurso.

A sessão contou com a presença de autoridades, além de moradores locais e alunos da Escola Elza Granzzotto Ferraz, que lotaram o ambiente. Vilmar Delagnollo, presidente da Associação de Moradores, apresentou um documentário que conta a história de Santa Luzia e fez algumas reivindicações ao Executivo Municipal, como acostamento na via de acesso ao bairro. “Peço mais atenção para nossas necessidades”, cobrou.

Em seu pronunciamento o prefeito Antídio Lunelli falou sobre os investimentos que a administração está fazendo e programando para região, como obras na galeria da Rua Carlos Ramthum, pavimentações em diversas vias e academia ao ar livre. O deputado Vicente Caropreso parabenizou o bairro pela trajetória de progresso e informou aos alunos da Escola Elza Granzotto sobre a liberação, via emenda parlamentar, de recursos para instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas.

Na sessão solene o presidente e propositor da homenagem, Marcelindo Gruner, entregou ao presidente da Associação de Moradores, Vilmar Delagnollo, uma placa alusiva aos 100 anos do bairro.

 

Importância do valo agrícola-industrial de Santa Luzia é registrada por Garcia

O Legislativo Municipal realizou no dia 11, quinta-feira, sessão itinerante na sede do Caxias EC para registrar o centenário do bairro Santa Luzia. Foram inúmeras manifestações feitas pelos vereadores, como a de Pedro Garcia, que mencionou o trabalho incansável dos moradores locais na formação do desenvolvimento econômico da localidade e citou como exemplo a construção do valo em 1934, que possibilitou o acesso de água para as plantações de arroz, dando o pontapé inicial para o crescimento da região e que até hoje faz parte da economia e da paisagem do bairro.

“A importância do valo e o envolvimento da comunidade deu origem, em 1952, à Associação do Valo Agrícola – Industrial, quando o bairro iniciou seu processo de desenvolvimento agrícola, característica que mantém até hoje”, frisou, lembrando que em 2013 a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de sua autoria instituindo o dia municipal de preservação do Valo Agrícola do Itapocuzinho, comemorado em 28 de agosto.

“A valorização deste recurso hídrico é fundamental para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de sua preservação”, disse o vereador.

 

Voigt defende ciclofaixa no bairro

Na sessão legislativa de quinta-feira (11), realizada na Sociedade Caxias EC, no bairro Santa Luzia, o vereador Norbert Voigt, que representa a comunidade, destacou seu empenho em busca de verbas para a construção de uma ciclovia na Rua Carlos Frederico Ramthum.

Ele observou que muitos ciclistas se utilizam da via, principalmente aos finais de semana, para visitar pontos turísticos da região como o Rio Manso e Rio do Júlio. O parlamentar salienta que já existe uma ciclofaixa na via no ponto em que ela recebe o nome de Roberto Ziemann, no bairro Amizade. A intenção é estender a faixa para bicicletas até o final da Carlos Frederico Ramthum.

O vereador observou que terá conversa com o deputado federal Carlos Chiodini para que destaque uma verba por meio de emenda parlamentar. Ele lembrou que já houve algumas mortes no trecho e que nos finais de semana ciclistas utilizam o trajeto para pedalar, enfrentando, além da disputa por espaço com os automóveis, as más condições do asfalto e a falta de sinalização.

 

Asfalto e manutenção de reservatório no Santa Luzia é defendido

O vereador Jaime Negherbon solicitou à Prefeitura a pavimentação da Rua Neura Maria Prestini, no bairro Santa Luzia. Ele relata que os moradores reclamam muito da poeira, da lama e dos buracos que assolam a via.

O vereador também pediu a manutenção do reservatório de água que abastece o bairro. Segundo ele, há rumores de que o reservatório seria retirado da comunidade. Negherbon frisa que a melhor opção é manter o reservatório no Santa Luzia e, se possível, ampliar sua capacidade.

 

Descentralização da Secretaria de Obras volta a ser defendida

A descentralização da Secretaria de Obras foi novamente cobrada pelo vereador Anderson Kassner, durante a sessão itinerante realizada no dia 11, quinta-feira, na sede do Caixas EC, em Santa Luzia. A ideia do vereador é desmembrar a Secretaria em uma sede central e três sedes operacionais.

Uma das operacionais seria na Vila Chartres. As outras duas ficariam no Garibaldi e no Rio da Luz e a central se mudaria para o Água Verde. A mudança, segundo Kassner, traria mais eficiência para o setor, já que hoje as máquinas demoram muito tempo fazendo o trajeto de ida e volta, entre o local da obra e a sede da Secretaria, na Barra do Rio Cerro. Com a descentralização, os equipamentos chegariam mais rápido aos locais e teriam mais tempo para realizar os trabalhos.

 

Por

Notícias relacionadas

x