Religião

Seminário SCJ abre comemorações dos 90 anos da pedra fundamental

Foto: Divulgação

O Seminário Sagrado Coração de Jesus deu início no sábado (7) às comemorações dos 90 anos, que seguem até junho de 2022. Uma celebração eucarística com a presença de diversos sacerdotes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, seminaristas, ex-seminaristas, benfeitores e comunidade foi realizada na igreja, presidida pelo Padre Diomar Romaniv, atualmente em Brusque, uma vez que o Superior Provincial, Padre Gilberto, estava em missão em Rondônia.

A missa em ação de graças foi em agradecimento aos pioneiros e benfeitores, que possibilitaram a construção da obra e a todos os que sucederam e continuam mantendo a bela estrutura, atualmente sede da Província Brasil Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. A abertura foi feita pelo ecônomo, Padre Cícero Celeste Murara, que traçou um breve histórico e destacou a ousadia dos pioneiros que em 1929 iniciaram a obra em Hansa Humboldt, como Corupá era conhecida, com extrema dificuldade.

A fidelidade foi um dos pontos destacados por Cícero, que permitiu erguer a obra que a partir de 1932 recebeu os primeiros alunos na escola apostólica. O presidente da celebração, Padre Diomar Romaniv, registrou que as comemorações são para fazer memória a todos que de alguma forma contribuíram na construção e manutenção do Seminário, mantendo viva a proposta dos pioneiros.

Diomar lembrou-se dos primeiros dehonianos que vieram em missão ao Sul do Brasil, trazendo na bagagem o fortalecimento da fé católica. A casa de formação religiosa construída em Corupá é um exemplo concreto de que não apenas os que seguiram na vida consagrada, mas também os leigos, receberam uma educação cristã para as suas vidas. A pedra fundamental foi lançada no dia 7 de setembro de 1929. Clique aqui e veja mais sobre o Seminário

Homenagens marcam primeiro momento da lembrança histórica

A segunda parte da celebração deu-se na parte antiga do Seminário, onde está a pedra fundamental com a inscrição LA 1929 (Lápides Angulares 1929). Depois da comunhão, todos seguiram em procissão até o local, onde a celebração foi finalizada, não sem antes serem realizados registros e também algumas homenagens.

O Padre Nestor Eckert, atualmente na sede Provincial, é o responsável pelo levantamento histórico. Coube a ele fazer o relato de fatos históricos, como o lançamento da pedra fundamental em 1929, a inauguração da primeira parte em 17 de janeiro de 1932 e o início das aulas com 76 alunos, cinco padres como professores e três leigos, no dia 11 de fevereiro.

Estima-se que pela escola apostólica passaram em torno de seis mil seminaristas, dos quais entre 450 a 500 se tornaram padres e ou religiosos consagrados. Uma corbélia de flores foi depositada ao pé da pedra fundamental pelo Padre Emerson Guimarães, o último ordenado na Província Brasil Meridional, como homenagem aos pioneiros e benfeitores.

Outro momento emocionante foi a homenagem para o ex-seminarista Adalíbio José Stein, 88 anos, residente no Rio Grande do Sul, representando a todos os que passaram pela escola apostólica. Adalíbio foi seminarista de 1945 a 1951. Ele se emocionou - também a família e os presentes - pela lembrança. Na época o Padre Aloísio era o formador.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos