Especiais

Semana da Pátria termina com um belo desfile cívico

Foto: Isandro Fiamoncini

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

Depois de uma semana chuvosa e uma sexta-feira com trovoadas, o sábado foi de tempo bom, o que permitiu a realização do desfile cívico em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, organizado pela Prefeitura e que reuniu, segundo estimativas, em torno de sete mil pessoas ao longo da Rua Reinoldo Rau. Foi um belo desfile para fechar a Semana da Pátria.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos demonstraram seu amor cívico e reconhecimento ao Brasil. O desfile contou com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas divididas em 35 grupos. Coube ao pelotão do 14º Batalhão abrir o evento e aos Bombeiros Voluntários o encerramento.

O menino Cristiano Souza, de 5 anos, não escondeu a alegria. Ainda tímido, disse que tinha ido ver o irmão desfilar, e também confessou a admiração que sente ao ver os policiais passar. “Quero ser um deles”, disse com sorriso e brilho no olhar. Antônio Padilha, nos seus 68 anos, também prestigiou. Morador de Nereu Ramos, ele acordou cedo para não perder nenhum detalhe. “Está ótimo, muito bonito, o tempo colaborou. Nosso Brasil precisa e merece esse carinho”, argumenta.

Para o prefeito Antídio Lunelli, resgatar o civismo e a cidadania é essencial para a construção de um futuro melhor para a Nação. A execução dos hinos nas escolas municipais ao longo do ano, segundo ele, auxilia para que o sentimento de responsabilidade que cada um deve ter com o destino da sua cidade, estado e país, floresça. Muitas entidades marcaram presença, mas foram as escolas as grandes protagonistas evento, que levaram para a rua demonstração de civismo e amor à Pátria.

Schroeder - Ato cívico e desfile marcam o Dia da Independência

Estudantes de todas as redes de ensino, clubes e entidades foram às ruas no sábado (7), para o tradicional desfile cívico em Schroeder. A programação iniciou às 8h15min, com o ato cívico, seguido pelo desfile. O desfile começou na Rua Marechal Castelo Branco e seguiu em direção à Rua Paulo Jahn, até o Centro de Eventos Alfredo Pasold. No local teve a venda de pasteis em prol da Apae de Jaraguá do Sul e Departamento de Assistência Social, realizada pelo Rotary de Schroeder.