Saúde

Secretaria de Saúde reforça alerta para vacinação contra o sarampo

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu alerta a população local para que seja feita a imunização contra o sarampo. No Brasil, segundo boletim epidemiológico de sarampo publicado no dia 5, foram registrados nos últimos três meses, 5.660 casos confirmados da doença. Dezenove Estados estão na lista de transmissão ativa do sarampo e 90,5% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo.

Em Santa Catarina, já são 59 casos confirmados neste ano. De acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado na segunda-feira (4), o registro de confirmação da doença teve aumento de 31%. Guaramirim possui oito casos suspeitos de sarampo e um confirmado, sendo este morador da cidade de Schroeder, mas que recebeu atendimento no Hospital Municipal Santo Antônio.

O secretário de Saúde, Marcelo Deretti, explica que “em relação ao paciente confirmado com sarampo, todas as medidas estão sendo tomadas para que outras pessoas não sejam infectadas. Estamos realizando o bloqueio dos pacientes que tiveram contato com a pessoa contaminada. Vamos procurar estas pessoas para saber se receberam a dose da vacina e, caso não tenham sido imunizadas, que procurem as unidades de saúde para fazer vacina”.

Na terça-feira iniciou a campanha de vacinação em jovens entre 19 e 29 anos, que reforça o alerta da importância da imunização. No dia 30 de novembro haverá mais um Dia D de Vacinação. As unidades de saúde com salas de vacina estarão abertas, das 8h às 16 horas para que todos possam se proteger contra esta doença que pode levar a óbito.

Secretaria municipal atualiza o boletim sobre sarampo

Doze casos suspeitos de sarampo foram notificados e coletado material, sendo que sete foram descartados e um confirmado por meio de exame no Laboratório Central do Estado. A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul divulgou boletim na terça-feira (5), citando também que quatro pessoas aguardam resultado do exame. A Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com a Vigilância do Estado, está realizando as ações de investigação e bloqueio dos demais casos notificados relacionados ao evento de massa ocorrido no dia 18 de outubro, em Joinville.

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e causar com complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas no corpo. Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade de Saúde para avaliação clínica e evitar a circulação em locais com aglomeração de pessoas.

Vacinação para jovens de 20 a 29 anos começa no dia 18

A vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba. Jaraguá do Sul aplicou no ano 1.130 doses para crianças menores de um ano, 4.211 doses em crianças de um ano a menor de cinco anos, 3.516 na população de cinco a 29 anos e 7.531 em pessoas de 30 a 50 anos.

Desde o mês de outubro está ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação seletiva contra o sarampo. A primeira fase da campanha já foi realizada e a segunda acontece de 18 a 30 de novembro, sendo público alvo os jovens adultos com idade entre 20 a 29 anos.

No ano de 2019, foram notificados 322 casos suspeitos com taxa de notificação 0,43 por 100.000 habitantes. Neste período, foram descartados 248 casos, confirmados 59 (inclusive Schroeder e Guaramirim) e 15 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos