Eventos

Schützenfest 2019 - Público foi 18,8 mil superior a festividade do ano passado

Foto: FJBrugnago

Os números dizem tudo. O público que passou pelas catracas do Parque Municipal de Eventos durante os 11 dias da festa foi 18.850 a mais (19,12%) do que no ano anterior. A Comissão Organizadora divulgou que 117.410 pessoas adentraram, batendo o recorde histórico. Uma única vez havia ultrapassado a marca dos 100 mil visitantes, mas faz tempo.

Depois da reestruturação da Schützenfest, mudança de conceito gastronômico e melhorias na estrutura e na decoração, o número de participantes tem aumentado gradualmente. Em 2016 alcançou 85.369, em 2017 chegou a 91.238 e no ano passado, 98.560, para as 117.410 pessoas este ano.

Somente no domingo foram 13.872 pessoas no Parque de Eventos, com 5.616 tiros, 12.126 copos de chope e 2.514 garrafas de água e 2.373 de refrigerantes. Durante os 11 dias foram disparados 90.153 tiros e consumidos 163.288 copos de chope de diversos estilos. São números extraordinários.

Destaque também para a limpeza durante e depois da festa. Tudo limpo, nenhuma flor ou enfeite quebrado. A reciclagem dos copos em recipientes especiais funcionou. É preciso colocar mais em 2020, mas a experiência mostrou ser válida.

A avaliação foi extremamente positiva, não apenas pelos resultados, mas pela organização e participação dos clubes e sociedades, segurança e comportamento do público. O desafio é fazer melhor em 2020.           

Diferenciais fazem a festa crescer e a superar suas marcas

A festa teve um público 19,12% maior este ano do que em 2018 e, comparando com 2016, chega a 37,53%. Para o prefeito Antídio Lunelli, a sequência de resultados positivos mostra que as decisões tomadas foram acertadas, desde a mudança de data da festa, ainda em 2015, até o investimento maior na parte gastronômica, maior variedade de chope, valorização dos estandes de tiro e as melhorias feitas no Parque de Eventos para edição deste ano quando o Pavilhão A foi todo reformado e 16 novos banheiros foram construídos.

A decoração também tem sido um diferencial. “A Schützenfest é um evento de resgate às tradições, uma reunião de amigos e familiares. Nossa festa cresceu quase 40% em três anos, é muita coisa. Isso nos obriga a continuar pensando em melhorias. Nossas sociedades e a CCO estão de parabéns pelo sucesso e toda dedicação”, diz Lunelli.



Para o presidente da CCO, Alcides Pavanello, a Schützenfest acertou no alvo, literalmente. “Quando começamos a pensar na festa deste ano imaginávamos que seria difícil superar 2018. A Schützenfest do ano passado já tinha superado as expectativas e agora temos esta grata surpresa. A responsabilidade só aumenta”, admite.

Alcides lembra que um dos ingredientes importantes na construção da Schützenfest é o voluntariado, uma marca que faz de Jaraguá do Sul referência em diversos setores. A 32ª edição da Schützenfest está marcada para acontecer de 5 a 15 de novembro de 2020.

Desfile mostrou a grandeza e a beleza das Sociedades

Os desfiles são sempre atração. Se no primeiro domingo a chuva atrapalhou um pouco, mas não tirou o entusiasmo e o ânimo, no dia 17 o tempo seguro proporcionou um desfile belíssimo, quando já se festejavam 103.538 visitantes até o sábado. Cerca de seis mil pessoas foram à Rua Walter Marquardt para assistir e aplaudir as sociedades.

Adultos, jovens e crianças, inclusive cadeirantes, desfilaram. Uma bela integração. O colorido dos trajes típicos se misturaram com os uniformes das sociedades, demostrando que em tempo de festa, tudo é válido, para manter a tradição.

Notas

Alunas destaques do concurso CDL na Escola são premiadas - A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul entregou kits escolares para alunas e professoras vencedoras da etapa municipal do concurso CDL na Escola 2019. A iniciativa é uma parceria com a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), com apoio do Sicoob Cejascred. A aluna vencedora na categoria Redação foi Monize Eger D' Oliveira, do 9º ano da Escola Alberto Bauer, com apoio da professora Salete Miriam Coelho. Já na categoria Desenho, quem ganhou o prêmio foi Júlia Vicentin Pereira, do 4º ano da Escola Anna Töwe Nagel, com apoio da professora Andréia J. Renta. Além da premiação com os kits enviados pela FCDL, as alunas e professoras ganharam tablets doados pelo Sicoob Cejascred.

Centro de Especialidades Odontológicas terá um novo local - Está assegurado o valor de R$ 710 mil para reforço do orçamento do Fundo Municipal de Saúde para atender despesas com a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Vila Lenzi. A iniciativa objetiva ampliar e manter a oferta física da rede de atendimento individual em especialidades odontológicas disponibilizando à comunidade maior acesso aos serviços de saúde. O crédito especial decorre da necessidade de se promover a desapropriação de imóvel para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas. O CEO sairá do Centro Vida, onde está instalado em local acanhado para o tamanho da demanda, para um espaço próprio próximo a unidade básica de saúde da Vila Lenzi.

Jogos Abertos provocam mudanças no calendário escolar 2020 - O vereador e professor Arlindo Rincos manifestou a sua preocupação em relação ao calendário escolar de 2020, em conversa com a secretária da Educação, Ivana Atanásio Dias. Devido à realização dos 60ºs Jogos Abertos de Santa Catarina, as férias do meio do ano foram alteradas para novembro, mês de realização do evento poliesportivo em Jaraguá do Sul. A preocupação, segundo disse, se deve ao cansaço e o desgaste que as crianças vão ter com um período tão longo de aulas. Ele também afirmou que os pais contam com as férias no meio do ano para programar viagens e folgas nas empresas onde trabalham. Segundo o parlamentar, as férias do final do ano também serão prejudicadas, já que o período letivo vai se estender até o dia 23 de dezembro. Devido aos Jasc, as escolas vão servir de alojamento aos atletas que virão de todo o Estado. O vereador sugeriu a antecipação da abertura do ano letivo em uma semana, mas em face da escala de férias dos professores, a sugestão não pode ser acatada.

Jaraguá do Sul Programa Recomeçar dá nova chance a inadimplentes da Habitação - Em votação única, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que institui o Programa de Novação de Débitos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, denominado “Recomeçar”, com o objetivo de promover a repactuação dos débitos decorrentes do inadimplemento contratual dos beneficiários, inclusive os judicializados. Segundo a Prefeitura, o Programa Recomeçar propõe uma nova possibilidade para famílias em situação de vulnerabilidade repactuar seus débitos junto ao Fundo, regularizando sua vida financeira por meio de um novo financiamento do saldo devedor em até 300 meses, prazo considerado com base nas diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa aplica-se apenas aos beneficiários de financiamento habitacional junto ao Fundo Municipal de Habitação e não implicará em abatimento de juros e multas, sendo uma forma de o município renegociar os débitos junto às famílias de baixa renda, sem que estas sejam penalizadas futuramente com a perda de seus imóveis.

Tintas Weg está na maior roda-gigante da América Latina - Considerada a maior roda-gigante da América Latina, a roda-gigante Rio Star, novo cartão-postal do Rio de Janeiro, está localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, próximo ao AquaRio e da Praça Mauá. Ela possui 88 metros de altura e expectativa de atrair mais de um milhão de visitantes por ano. Com 54 gôndolas, tem capacidade para acomodar 432 pessoas, levando 15 a 20 minutos para completar a volta. A estrutura de toda a roda-gigante Rio Star, montada pela empresa JLCMT, veio da China com um revestimento rico em zinco e recebeu em sua montagem final o acabamento fornecido pelas tintas Weg.