Eventos

Schützenfest 2019 - Público foi 18,8 mil superior a festividade do ano passado

Foto: FJBrugnago

Os números dizem tudo. O público que passou pelas catracas do Parque Municipal de Eventos durante os 11 dias da festa foi 18.850 a mais (19,12%) do que no ano anterior. A Comissão Organizadora divulgou que 117.410 pessoas adentraram, batendo o recorde histórico. Uma única vez havia ultrapassado a marca dos 100 mil visitantes, mas faz tempo.

Depois da reestruturação da Schützenfest, mudança de conceito gastronômico e melhorias na estrutura e na decoração, o número de participantes tem aumentado gradualmente. Em 2016 alcançou 85.369, em 2017 chegou a 91.238 e no ano passado, 98.560, para as 117.410 pessoas este ano.

Somente no domingo foram 13.872 pessoas no Parque de Eventos, com 5.616 tiros, 12.126 copos de chope e 2.514 garrafas de água e 2.373 de refrigerantes. Durante os 11 dias foram disparados 90.153 tiros e consumidos 163.288 copos de chope de diversos estilos. São números extraordinários.

Destaque também para a limpeza durante e depois da festa. Tudo limpo, nenhuma flor ou enfeite quebrado. A reciclagem dos copos em recipientes especiais funcionou. É preciso colocar mais em 2020, mas a experiência mostrou ser válida.

A avaliação foi extremamente positiva, não apenas pelos resultados, mas pela organização e participação dos clubes e sociedades, segurança e comportamento do público. O desafio é fazer melhor em 2020.           

Diferenciais fazem a festa crescer e a superar suas marcas

A festa teve um público 19,12% maior este ano do que em 2018 e, comparando com 2016, chega a 37,53%. Para o prefeito Antídio Lunelli, a sequência de resultados positivos mostra que as decisões tomadas foram acertadas, desde a mudança de data da festa, ainda em 2015, até o investimento maior na parte gastronômica, maior variedade de chope, valorização dos estandes de tiro e as melhorias feitas no Parque de Eventos para edição deste ano quando o Pavilhão A foi todo reformado e 16 novos banheiros foram construídos.

A decoração também tem sido um diferencial. “A Schützenfest é um evento de resgate às tradições, uma reunião de amigos e familiares. Nossa festa cresceu quase 40% em três anos, é muita coisa. Isso nos obriga a continuar pensando em melhorias. Nossas sociedades e a CCO estão de parabéns pelo sucesso e toda dedicação”, diz Lunelli.



Para o presidente da CCO, Alcides Pavanello, a Schützenfest acertou no alvo, literalmente. “Quando começamos a pensar na festa deste ano imaginávamos que seria difícil superar 2018. A Schützenfest do ano passado já tinha superado as expectativas e agora temos esta grata surpresa. A responsabilidade só aumenta”, admite.

Alcides lembra que um dos ingredientes importantes na construção da Schützenfest é o voluntariado, uma marca que faz de Jaraguá do Sul referência em diversos setores. A 32ª edição da Schützenfest está marcada para acontecer de 5 a 15 de novembro de 2020.

Desfile mostrou a grandeza e a beleza das Sociedades

Os desfiles são sempre atração. Se no primeiro domingo a chuva atrapalhou um pouco, mas não tirou o entusiasmo e o ânimo, no dia 17 o tempo seguro proporcionou um desfile belíssimo, quando já se festejavam 103.538 visitantes até o sábado. Cerca de seis mil pessoas foram à Rua Walter Marquardt para assistir e aplaudir as sociedades.

Adultos, jovens e crianças, inclusive cadeirantes, desfilaram. Uma bela integração. O colorido dos trajes típicos se misturaram com os uniformes das sociedades, demostrando que em tempo de festa, tudo é válido, para manter a tradição.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos